SóProvas


ID
220609
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos estritos termos do Apêndice A do Pronunciamento Técnico CPC 15 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis que trata de combinação de negócios, aprovado pela Deliberação CVM nº 580 de 31 de julho de 2009, entende-se por combinação de negócios a(o)

Alternativas
Comentários
  • Segundo CPC 15

    "Uma combinação (ou concentração) de negócios é o resultado de transações ou outros eventos em que a adquirente obtém o controle de um ou mais negócios."Resposta letra (a).
  • Combinação de negócios é a operação em que um adquirente, que é o comprador, obtém o controle das políticas financeiras e operacionais de um ou mais negócios. Pelo CPC 15 essa compra não pode ocorre ENTRE entidades economicamente dependentes, então restringe-se a operação de negócio entre entidades economicamente independentes.

    O CPC 15 não se aplica a aquisições em que não ha a compra do controle. Então exclui casos em que um grupo de empresas compre uma empresa que já pertença ao mesmo grupo.

    Ass. Novato

  • Combinação de Negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação. Neste Pronunciamento, o termo abrange também as fusões que se dão entre partes independentes.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • GABARITO: A

    CONCEITO: a combinação de negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação. Assim, aquisição de ações ou quotas, incorporação, cisão e fusão e outras formas de reorganização societária serão consideradas como combinação de negócios, para fins contábeis, apenas quando por meio da operação houver a obtenção do controle de um ou mais negócios.