SóProvas


ID
220612
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As abordagens contábeis estão subordinadas aos seus princípios fundamentais, o que confere a elas a característica de ciência. Assim, postulados contábeis, princípios contábeis e convenções complementam a teoria contábil.
Em termos ambientais, o postulado, princípio ou convenção que implica a possibilidade de medir fisicamente os impactos ambientais e depois seus efeitos, para que possa ser atendido, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • não entendi! Alguém explica por favor!!
  • CONTABILIDADE AMBIENTAL E OS PRINCIPIOS CONTÁBEIS
     
    As abordagens da contabilidade está subordinada aos princípios fundamentais da contabilidade, sem as quais ela perde sua característica de ciência, assim sendo qualquer modelo que se diga contábil tem, obrigatoriedade de seguir os postulados contábeis, que são seus sustentáculos científicos.

    Esse postulado da contabilidade reconhece o patrimônio como o objeto da contabilidade onde existe a autonomia econômica. 

    A continuidade é o postulado contábil que direciona a entidade para o futuro, para o desenvolvimento e crescimento, para a contabilidade mensurar os fatos econômicos, condição que ela tenha intenção e possibilidade de continuar a existir, ou seja, sua existência esta intrinsecamente ligada a sua capacidade de fazer seus ativos gerarem benefícios futuros. 

    Além dos postulados, os princípios contábeis e as convenções complementaram a teoria contábil como segue: 
  • Competência: os fatos geradores relativos ao meio ambiente que resultem em receitas ou despesas devem ser incluídos na apuração dos resultados no período que ocorreram o fato;

    Confrontação: devemos reconhecer as receitas juntamente com as despesas necessárias para sua obtenção, aplicada ao aspecto ambiental, essa regra obriga a que reconheçamos também os custos e despesas com o meio ambiente que foram necessárias para obtenção da receita.  

    Entidade Contábil: unidade econômica que controla os recursos naturais, aderente ao Princípio Poluidor Pagador, importante para os ecologistas (quem polui deve pagar pela poluição que causa), respeitar a entidade contábil permite a internalização das externalidades ambientais;

    Materialidade: definidos como materiais os aspectos ambientais cujos efeitos puderem ser percebidos de forma aparente e for economicamente mensurável, a partir da proporção da poluição total medida fisicamente em relação a medida individual do evento em si;

    Objetividade: precisamos medir fisicamente os impactos ambientais e seus efeitos, em alguns casos impactos podem acontecer sem a possibilidade de ao menos estimar fisicamente o que ocorreu.

    (fonte: http://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_11_1287430452.pdf)

     
  • Objetividade _ Se, na avaliação de determinado bem dispõem-se de 2 fontes, uma subjetiva e outra objetiva, deve-se ter como base a fonte objetiva. Exemplo: Um contador, para a contabilização do valor de um determinado bem, tivesse que optar entre uma Nota Fiscal de compra (objetiva) e um laudo de reavaliação (subjetiva), a escolha ideal seria o mais objetivo, ou seja, a Nota Fiscal.
    Fonte: Contabilidade Geral (Ed Luiz Ferrari)

    Questão acima > As abordagens contábeis estão subordinadas aos seus princípios fundamentais, o que confere a elas a característica de ciência. Assim, postulados contábeis, princípios contábeis e convenções complementam a teoria contábil. Em termos ambientais, o postulado, princípio ou convenção que implica a possibilidade de medir fisicamente os impactos ambientais e depois seus efeitos, para que possa ser atendido, é conhecido por e) objetividade.