SóProvas


ID
220621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O relatório do Comitê de Organizações Patrocinadoras identifica os cinco componentes do controle interno: ambiente de controle; avaliação de risco; atividade de controle; informação e comunicação; monitoração.
Dentre eles, aquele que identifica as políticas e procedimentos que permitem assegurar que as diretrizes da administração estão sendo seguidas é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

     

    A função gerencial que tem a finalidade de verificar se os objetivos e metas definidos estão de acordo com o fim proposto é o CONTROLE, logo no programa de CONTROLE INTERNO o componente que tem a função de assegurar que a diretrizes da administração estão sendo seguidas é a ATIVIDADE DE CONTROLE.

  • As atividades de controle interno (controle contábil e controle administrativo) tem como objetivo verificar se os objetivos e as metas institucionais da entidade estão sendo cumpridas.
  • Ambiente de Controle é a consciência de controle da entidade, sua cultura de controle. Ambiente de controle é efetivo quando as pessoas da entidade sabem quais são suas responsabilidades, os limites de sua autoridade e se têm a consciência, competência e o comprometimento de fazerem o que é correto da maneira correta.
    Avaliação e Gerenciamento dos Riscos _ Avaliação de riscos é a identificação e análise dos riscos associados ao não cumprimento das metas e objetivos operacionais, de informação e de conformidade. Este conjunto forma a base para definir como estes riscos serão gerenciados. A identificação e gerenciamento dos riscos é uma ação proativa, que permite evitar surpresas desagradáveis.
    Atividades de Controle _ São aquelas atividades que, quando executadas a tempo e maneira adequados, permitem a redução ou administração dos riscos. Podem ser de duas naturezas: atividades de prevenção ou de detecção.
    Exemplo:   
    Autorizações (prevenção)  : a administração determina as atividades e transações que necessitam de aprovação de um supervisor para que sejam efetivadas. A aprovação de um supervisor, de forma manual ou eletrônica, implica que verificou e validou a atividade ou transação, e assegurou que a mesma está em conformidade com as políticas e procedimentos estabelecidos. Os responsáveis pela autorização devem verificar a documentação pertinente, questionar itens pouco usuais, e assegurarem-se de que as informações necessárias à transação foram checadas, antes de darem sua autorização. Jamais devem assinar em branco ou fornecerem sua senha eletrônica
    Informação e Comunicação _ A comunicação é o fluxo de informações dentro de uma organização, entendendo que este fluxo ocorre em todas as direções - dos níveis hierárquicos superiores aos níveis hierárquicos inferiores, dos níveis inferiores aos superiores, e comunicação horizontal, entre níveis hierárquicos equivalentes. O processo de comunicação pode ser formal ou informal. A informação é o combustível que move as organizações.
    O Monitoramento é a avaliação dos controles internos ao longo do tempo. Ele é o melhor indicador para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não. O monitoramento é feito tanto através do acompanhamento contínuo das atividades quanto por avaliações pontuais, tais como auto-avaliação, revisões eventuais e auditoria interna.