SóProvas


ID
2209723
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Independentemente do fluxo de materiais adotado e ainda que cada empresa tenha seu próprio fluxo de materiais (o qual depende do produto, do sistema de produção utilizado, da tecnologia etc.), quanto às classes de materiais, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. Matérias primas são itens iniciais do processo, ou seja, não são partes já acabadas.
    B) ERRADA. As partes prontas que constituirão o produto acabado são os materiais acabados.
    C) ERRADA. Inversão de conceitos. Na verdade, os materiais semiacabados estão quase acabados, enquanto que os em processamento estão sendo processados nos diversos setores organizacionais.
    D) ERRADA. Os materiais em processamento estão sendo processados pela institição. Não são adquiridos externamente.
    E) CORRETA. O produto final é o resultado do processo produtivo, composto por todas as demais etapas, a exceção das peças auxiliares.

  • Obrigada pelo comentário PHILLIPE MORAES :).

  • Produtos acabados: São os produtos finalizados, que já podem ser vendidos, ou seja, passou por todas as outras fase anteriores (Materia - prima, materiais em processamento, materiais semi acabados e por fim materiais acabados)

  • Produtos acabados são aqueles q ja estão "prontinhos" para serem entregues aos consumidores finais

  • Produtos acabados são aqueles q ja estão "prontinhos" para serem entregues aos consumidores finais

  • Classificação quanto à aplicação, utilizando uma caneta azul como exemplo:

    Matéria-prima: insumos (plástico, tinta azul etc);

    Materiais em processamento: matéria-prima transformada (colocação de pigmentação no plástico);

    Materiais semiacabados: componentes parcialmente acabados (fabricação das partes: tubo da caneta, tampa etc);

    Materiais acabados: componentes concluídos (partes prontas, porém ainda separadas umas das outras);

    Produtos acabados: produto finalizado (caneta azul completa e pronta para venda)

    Materiais auxiliares e de manutenção: manutenção da empresa, não é componente do produto final (produtos de limpeza do ambiente, por exemplo).

     

    Ordem no processo de fabricação: Matérias-primas —> Materiais em processamento —> Materiais semiacabados —> Materiais acabados —> Produtos acabados

  • Quanto a Letra (c):

     

    Estoque de materiais em processamento

    Entrando no processo de fabricação de um produto, o estoque de materiais em processamento refere-se àqueles materiais que estão parcialmente acabados em algum estágio intermediário da fabricação.

    Como não se constitui mais como matéria-prima, este tipo de item não estará no almoxarifado, mas também não estará no depósito por não ser um produto acabado. Mais adiante, os materiais em processamento serão transformado no produto final da empresa.

     

    Estoque de semiacabados

    Neste ponto do estoque, o material ainda está em um estágio intermediário no processo de fabricação, porém já envolve algum tipo de acabamento. Os itens semiacabados diferem do estágio anterior pois estão quase prontos, faltando apenas poucas etapas no processo produtivo.

    Esta classificação de materiais é importante porque, em geral, serve para diferenciar um produto “bruto” de outro que está recebendo acabamento. A transição entre um estoque e outro, nessas fases intermediárias, pode depender muito da maneira como a planta de fabricação é construída. Não é incomum que materiais em processamento e semiacabados dividam o mesmo espaço.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a classificação de materiais por aplicação na organização. Dito isso, vejamos qual das alternativas nos apresenta a classificação que possui a definição apresentada no enunciado.

    Classificação dos materiais segundo o critério por aplicação na organização, temos:

    • Matéria-prima: são os materiais básicos e necessários para a produção do produto principal almejado pela organização. Seu consumo é proporcional ao volume da produção. Podemos até mesmo dizer que, matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto final.
    • Produto em processamento: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.
    • Material semiacabado: são aqueles que se encontram na etapa final do processo de produção, mas ainda não estão prontos
    • Material acabado/intermediário: é aquele que tomará parte no produto final, sem que, no entanto, haja alteração nas suas propriedades físicas ou químicas. Pode ser produzido interna ou externamente. Conforme a banca examinadora apresentou, são materiais componentes e prontos para serem anexados ao produto são considerados.
    • Produto acabado/final: o estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados. Neste caso, as empresas que produzem por encomendam costumam ter um muito baixo ou zerado, visto que o produto foi, por assim dizer, vendido antes mesmo de ser produzido.
    • Materiais auxiliares e de manutenção: é composto por materiais que auxiliam e apoiam as atividades do sistema produtivo das organizações. Aqui vale destacar que, a mesma importância dada às matérias-primas deve ser dada aos materiais auxiliares.

    Após verificarmos de quais tipos podem ser os estoques, concluímos que a alternativa correta, letra "C".

    GABARITO: C

    Fontes: 

    DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: método, 2014.