SóProvas


ID
2210791
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Aplic Bem realizou uma aplicação financeira em 30/11/2015 com a aquisição de um título no valor de R$ 20.000,00 que remunera à taxa de juros compostos de 3% ao mês. A aplicação financeira, em 30/11/2015, foi classificada como “mantida até o vencimento” e o seu valor justo 30 dias após a sua aquisição era R$ 19.000,00. De acordo com estas informações, em 30/12/2015, a Cia. Aplic Bem reconheceu

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    I - Negociação futura: reconheço o valor justo no balanço e os ganhos/perdas vão para o ajuste de avaliação patrimonial (AAP) (Lei 6404 art. 183 I a)
    II - Mantido até o vencimento: reconheço o custo de aquisição x taxa no balanço e os ganhos/perdas vão para DRE como contas de resultado (Lei 6404 art. 183 I a)
    III - Negociação imediata: reconhço o valor justo no balanço e os ganhos/perdas vão para DRE como contas de resultado (Lei 6404 art. 183 I b)

    20.000x0,03 = 600 de receita

    bons estudos

  • Só complementando a explicação do Renato, quanto ao investimento "Mantido até o vencimento (Custo Amortizado)", não há ajuste a valor justo a ser realizado.

     

    Rendimentos (juros) -> DRE em contrapartida ao Ativo

    Valor Justo > ou < Investimento -> nada a fazer

    Perda por desvaloriazação -> DRE em contrapartida à provisão para ajuste ao valor de mercado

     

    CPC 14

    Item 17 - Após o reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar os ativos financeiros, incluindo os derivativos que sejam ativos, pelos seus valores justos, sem dedução dos custos de transação em que possa incorrer na venda ou outra baixa, EXCETO NO CASO dos seguintes ativos:

    a) ...

    b) Investimentos mantidos até o vencimento, que devem ser mensurados pelo custo amortizado por meio da utilização do método da taxa efetiva de juros.

     

    Item 44 - Para os ativos e passivos financeiros mensurados pelo custo amortizado, ganho ou perda deve ser reconhecido no resultado quando o ativo ou o passivo for baixado ou houver perdas decorrentes de redução ao valor recuperável, e por meio do processo de amortização. contudo, para os ativos ou passivos financeiros que são itens de hedge, a contabilização do ganho ou da perda deve seguir os itens 47 a 58.

     

    Para concluir - Definições relativas a reconhecimneto e mensuração pelo CPC 14

    Custo amortizado de ativo ou de passivo financeiro é o montante pelo qual o ativo ou o passivo financeiro é mensurado em seu reconhecimento inicial, menos as amortizações de principal, mais ou menos juros acumulados com base no método da taxa de juros efetiva menos qualquer redução (direta ou por meio de conta de provisão) por ajuste ao valor recuperável ou impossibilidade de recebimento.

     

     

  • Outra questão Q779200 para treinar.

  • CPC 38 (REVOGADO) CPC.48 INSTRUMENTOS FINANCEIROS (ATUAL)

    * Mantido ATÉ o vencto * Custo amortizado (Objetivo: receber Principal + Juros contratuais, EXCETO J.Mercado)

    * Destinado a VENDA Futura * VJORA (Objetivo: Receber Juros contratuais + Juros Mercado + VENDA)

    * Disponível negociação imediata * VJR (Residual) --> (Juros contratuais + Juros Mercado) ==> AMBOS vão p.Result/DRE

    E, MAIS:

    (C.Amortizado E VJORA) = ambos se sujeitam ao Teste de Recuperabilidade, EXCETO VJR.

    Bons estudos.