SóProvas


ID
2210878
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre Manejo de Bacias Hidrográficas, considere:
I. Deve contemplar o controle do uso e ocupação do solo, os quais podem ter tanto efeitos negativos como positivos sobre os ambientes aquáticos e a qualidade da água.
II. Um dos objetivos consiste na produção de bens e serviços conciliando o uso do solo e de outros recursos naturais com preservação ambiental.
III. As práticas de manejo integrado de bacias hidrográficas equivalem ao manejo e conservação do solo em propriedades rurais.
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Bacia Hidrográfica é um conjunto de terras drenadas por um corpo d’agua principal e seus afluentes. Formada por 4 componentes o biológico, físico, econômico e o social. Deve ser vista como uma unidade fundamental para o planejamento do uso e conservação de recursos múltiplos, e dos componentes ambientais visando atender às necessidades da crescente população mundial.

    Manejo de BH para BROOKS et al. (1991), pode ser entendido como o “processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim de produzir bens e serviços, sem destruir ou afetar adversamente o solo e a água”.

    No âmbito do Manejo de BH, pode ser usadas as seguintes ferramentas, com fins de conservação ou produção sustentável:

    – Sistemas agroflorestais;

    – Diversidade de paisagem ao longo da área;

    – Proteção da mata ciliar;

    – Práticas de conservação do solo;

    – Mapeamento de solo segundo as classes de capacidade de uso;

    – Geoprocessamento;

    – Sistemas adequados de colheita da madeira etc.

    Fonte: http://ufpr.pecca.com.br/o-engenheiro-florestal-no-manejo-de-bacias-hidrograficas/

  • Pq a III está errada? Não deixa de ser ao meu ver

  • Eu considerei a III errada, por dizer que o manejo INTEGRADO de bacia hidrográficas equivale ao manejo conservação de propriedades rurais. Nestas, o manejo não necessariamente é INTEGRADO ( que contempla uso e ocupação do solo;planos e legislações nos diversos níveis governamentais; gerenciamento ambiental; avaliação de impactos na biota; consequências socio-conômicas, etc...). Muito pelo contrário, em geral é mais simples, apenas uma captação para consumo, agricultura e/ou dessedentação animal.

    Ou seja, é querer dizer que gerir uma bacia hidrográfica urbana é o mesmo (EQUIVALE) que gerir uma pequena fazenda, onde se faz um açude para captação de água. Claro que não se equivalem, existe uma grande diferença de complexidade.