De acordo com Ricardo Keita, Peter Drucker, o pai da administração moderna, já sabia sobre a importância das informações e o poder que o conhecimento carrega.
Atualmente a Gestão do Conhecimento está cada vez mais difundida e, facilmente podemos encontrar práticas em todas as empresas e até mesmo no seu ambiente pessoal, tudo isso em função do avanço da tecnologia da informação.
No ambiente da Gestão do Conhecimento, encontraremos:
Inteligência Competitiva: É o processo contínuo de monitoramento que busca identificar tendências do mercado, desenvolver análises estratégicas, descobrir oportunidades e mapear riscos através de metodologias.
Educação Corporativa: É o processo responsável pela estruturação da cultura organizacional, de forma que, educando os membros da empresa, alinhe todos com as estratégias e objetivos da empresa.(relacionado ao gerenciamento da filosofia)
Gestão de Competências: É o processo que busca, de forma organizada e contínua, identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender aos objetivos da empresa.
Gestão do Capital Intelectual: É o processo que identifica, compartilha, e utiliza de forma eficaz os conhecimentos adquiridos e acumulados da empresa.
Gestão da Informação : É o processo que se preocupa com a organização e estruturação das informações que são importantes para a empresa, com o propósito de facilitar a tomada de decisão. (inclui a Tecnologia da informação e comunicação)
Aprendizagem Organizacional: É um processo de aprendizagem coletivo, o ambiente de inovação, e utiliza a detecção e correção de erros em busca da melhoria contínua, podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções.
b-
Gestao do conhecimento trata o conhecimento como dinâmico, humanístico e contextual. Está nas pessoas porque estas possuem experiências, valores, crenças, know-how e insights que ajudam julgar informação. A construção da gestão competente do conhecimento é determinante da capacidade de as pessoas lidarem com o ambiente em acelerada transformação de valores na sociedade atual. A Inteligência Competitiva (IC) é utilizada para avaliar informações obtidas e identificar oportunidades e ameaças. É um processo sistemático e ético de análise e disseminação da informação sobre concorrentes, tecnologias e mercado, visando melhor tomada de decisão e metas.Algumas vantagens de IC:
- Compreender a repercussão de ações no mercado.
- Rever e realinhar estratégia.
- Garantia para maior sustentabilidade