SóProvas


ID
221158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No estudo da formação dos preços das mercadorias, uma classificação importante é a de produtos elásticos a preços e de produtos inelásticos a preços. A respeito desses produtos, afirma-se que os


Alternativas
Comentários
  • Produtos que possuem grande quantidade de ofertantes no mercado têm a sua oferta aumentada rapidamente caso haja um aumento na demanda, isso pq vários agente tem capacidade de produzir tal e aumentar a oferta.

    Esses produtos, pelo fato de terem um grande número de ofertantes, tendem a ser elásticos, pois caso um ofertantes aumente o preço, rapidamente outros proderão suprir a nova necessidade de demanda.

    Resposta certa: C
  • Mercadorias elásticas aos preços - ou mercadorias de produçao elástica ao preço são, em última análise, as cuja produção pode ser aumentada na medida em que o consumo cresce. São, em geral, produtos industriais e serviços. (p.11) "O preço é formado pelo custo da produção, acrescido de uma margem de lucro, margem esta que é competitivamente fixada em cada firma, tendo em vista que seu preço não pode ser muito diferente do das competidoras." (p. 13)

    Mark-up - "expressão inglesa que designa o que se cobra a mais do custo de produção. É desse mark-up que sai o lucro da empesa. Então, no caso dos produtos industriais e dos serviços, os preços são mais ou menos proporcionais aos custos de produção." (p. 13)

    Produtos elásticos padronizados - "têm, via de regra, mark-up reduzido porque a concorrência que se estabelece entre os vendedores é do tipo 'preço e qualidade', o que significa que os compradores vão dar preferência a quem vender produtos de boa qualidade pelo menor preço." (p. 21)
    Produtos elásticos não padronizados - "têm, via de regra, mark-up alto porque cada produtor desfruta de um semimonopólio sobre uma parte do mercado, o que lhe permite cobrar preços muito maiores do que seus custos de produção. A elevada receita decorrente destes mark-ups tem de ser gasta, em parte, para proteger este semimonopólio de outros concorrentes monopolísticos, mediante dispêndios com publicidade, desenvolvimento de novos produtos, etc." (p. 21)

    Fonte:  http://dalconcurseira.blogspot.com.br/2011/11/anotacoes-paul-singer.html 
  • A letra (A) está errada de cara porque a marcação de preços de produtos elásticos ou inelásticos, em primeiro lugar, se dá de maneira diversa. A redação sugere tratar-se de um bem muito elástico a preço, que utiliza um mark-up reduzido.

    Na letra (B), é necessário saber o conceito de mark-up. Mark-up é a diferença entre o preço e o custo marginal. Quanto mais inelástico o bem, maior o mark-up, e vice-versa. Um bem não padronizado é um bem diferenciado, o que significa dizer que permite que seu mark-up seja maior do que o de um bem padronizado, sem diferencial entre outros produtos concorrentes/substitutos.

    A letra (D) parece correta, mas não é. Bens de luxo não são bens normais, mas sim, anormais (bens de Giffen) e, portanto, não são classificados em elásticos ou inelásticos a preço por terem comportamentos distintos destes conceitos.

    Na letra (E), bens inelásticos não precisam se preocupar com a demanda. Inclusive, quanto maior a sua demanda, maior o lucro do produtor a um mesmo nível de quantidade fabricada, pois ele poderá subir o preço e garantir demanda ao seu produto.

    Finalmente, a letra (C), gabarito preliminar, está correta pois, em um mercado em equilíbrio, o aumento da demanda desloca a curva da demanda para a direita. Para voltar ao equilíbrio e para não perder parcela de mercado para bens substitutos, o produtor deve aumentar rapidamente a produção do seu bem, deslocando a curva da oferta também para a direita!

    http://dalconcurseira.blogspot.com.br/2009/11/questao-67-comunicacao-social.html

     

  • questão totalmente mal formulada, a elasticidade preço diz respeito a demanda, não a capacidade da firma aumentar a quantidade produzida, enfim... questão mal formulada.