O ciclo de vida dos projetos
É possível diferenciar três estados ou fases no ciclo de vida de umprojeto social: pré-investimento ou formulação, investimento e operação.
a) O pré-investimento ou formulação engloba diferentes etapas: idéiado projeto, perfil, pré-factibilidade e factibilidade. Em cada uma delas,aprofunda-se mais a análise dos elementos-chave do projeto e, conseqüen-temente, diminui a incerteza se, para o que é necessário incorrer em custoscrescentes a fim de poder realizar estudos cada vez mais complexos. Naformulação estão a identificação do problema, o diagnóstico da situação, adefinição de áreas de intervenção, a elaboração de alternativas de soluçãoe uma análise comparativa para selecionar a melhor das alternativas.
b) O investimento é a instância de aquisição dos bens de capital.Não existe necessariamente em todos os projetos sociais, mas somentenaqueles que requerem a compra de terrenos, a construção de edifíciosou a aquisição de equipamentos.
c) A operação do projeto começa no momento em que se inicia seuprocesso produtivo que, basicamente, implicará na compra de insumos, naarticulação de recursos e na geração de produtos.
fonte:https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2553/1/Livro_Gest%C3%A3o_Social.pdf