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ID
2213422
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É considerado como um item comportamental na UML (Unified Modeling Language):

Alternativas
Comentários
  • Itens Estruturais (classificadores) – Partes estáticas

    Classes - Descrições de conjuntos objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, relacionamento e semântica.

    Interface - Coleção de operações que especificam um serviço de uma classe ou componente. Descreve o comportamento externamente visível. A interface é implementada pela classe.

    Colaboração - Definem interações e são sociedades de papéis e outros elementos que funcionam em conjunto para proporcionar um comportamento cooperativo superior à soma dos elementos. Possuem dimensões estruturais e comportamentais.

    Casos de uso - Sequência de ações realizadas pelo sistema que proporciona resultados observáveis de valor para um determinado ator. Utilizado para estruturar o comportamento de itens em um modelo.

    Classes ativas - Classes cujos objetos têm um ou mais processos e portanto, podem
    iniciar a atividade de controle. Seus objetos representam elementos cujo comportamento é concorrente com outros.

    Componentes - São partes modulares de um sistema, que ocultam sua implementação atrás de um conjunto de interfaces externas. Componentes que possuem a mesma interface podem ser substituídos.

    Artefatos - Representam itens físicos. É uma peça física substituível de um sistema que contém informações físicas (bits).Ex: Scripts, código-fonte, etc.

    Nós - Elemento físico existente em tempo de execução que representa um recurso computacional.
     

    Itens Comportamentais (partes dinâmicas)

    Interações - É um comportamento que abrange um conjunto de msg trocadas entre um conjunto de objetos em determinado contexto para realizar um propósito. Envolvem outro elementos.

    Máquinas de estado - É um comportamento que especifica as sequências de estados pelas quais os objetos ou interações passam durante sua existência em resposta a eventos, bem como suas respostas. Abrangem outros elementos (estados, transições, eventos e atividades).

    Atividades - Especifica a sequência de etapas que um processo computacional
    realiza. O foco está nos fluxos entre etapas, independente de qual objeto realiza cada etapa. Uma etapa de uma atividade é chamada de ação.

     

    Itens de agrupamento

    • Pacotes (puramente conceitual) - Tem como propósito geral a organização do projeto (organizar o sistema).

     

    Itens Anotacionais

    • Nota - São a parte explicativa do modelo.