ICMP (Internet Control Message Protocol) - A operação da Internet é monitorada de perto pelos roteadores. Permite que os roteadores enviem mensagens de erro ou de controle para outros roteadores ou hosts. Implementa o aplicativo TRACEROUTE que permite acompanhar a rota de um host de origem até um host de destino na Internet.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) – Realiza a configuração automática e dinâmica de computadores ligados a uma rede TCP/IP. Permite a um hospedeiro obter um endereço de rede automaticamente, a máscara de sub-rede, o endereço do gateway e o endereço do servidor DNS local.
- Atua na camada de aplicação
DHCP DISCOVER – Localizar servidores disponíveis.
DHCP OFFER – Servidor recebe a solicitação e aloca um enereço IP livre e o envia ao host em um DHCP OFFER.
DHCP REQUEST – Cliente escolherá dentre as ofertas do servidor e responderá com o pacote de requisição.
DHCP ACK – Confirma os parâmetros requisitados
DHCP RELEASE – Libera o endereço.
HTTP (HyperText Transfer Protocol) – Protocolo simples do tipo solicitação – resposta. Utilizado para acessar informações de página web. Utiliza o protocolo TCP na porta 80. Não admite conexões persistentes. É um protocolo sem estado (stateless)
HTTP 1.1 admite transportar as solicitações por paralelismo (pipeline). Admite conexões persistentes (reduzir o tempo consumido pelos processos de estabelecimento de conexões TCP durante a transferência de múltiplos objetos).
Métodos de requisição HTTP: GET, POST, HEAD, PUT, DELETE, TRACE, OPTIONS
HTTPS é um protocolo que adiciona uma camada de segurança ao protocolo HTTP, oferecendo encriptação dos dados por meio do protocolo TLS/SSL.