-
Alguem consegue explicar porque a alternativa III esta errada?
-
Pois o efeito substituição nesse caso, corresponde a modificações no consumo da carne de frango quando o preço da própria carne de frango sobe ou desce. Se por exemplo, a carne de frango fosse um bem inferior para alguém e seu preço subisse, iria predominar o efeito substituição, onde os consumidores iriam procurar substitutos, como a carne bovina.
Em resumo, ele corresponde a variações no consumo do próprio bem, devido ao Ef. Substituição, quando os valores desse bem varia.
-
O efeito de substituição, quando o preço de um determinado bem aumenta, os consumidores tendem a substitui-lo por outros bens que podem satisfazer as mesmas necessidades agora de uma forma mais barata.
-
Em relação ao Item III o Efeito substituição avalia as variações de preço do próprio bem e não do item substituto perfeito
-
O item III está errado, pois não especificou para qual direção irá o consumo do frango caso o preço da carne bovina aumente ou diminua. O frango poderia ser um bem substituto ou um bem complementar à carne do boi, dependendo da direção que o seu consumo vai com a alteração de preço deste último.
-
Análise:
I. C. Quando temos um bem normal veja o que acontece:
Preço | Renda | Consumo
Cai | aumenta | aumenta
Aumenta | diminui | diminui
Efeita renda positivo (renda e consumo caminham na mesma direção).
Efeito substituição negativo (ele sempre será negativo, nesse caso indica o consumo em relação ao preço).
II. E - Faz que aumente o consumo.
III. C - Veja o comentário do Célio Junior
GABARITO: B