SóProvas


ID
2214859
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto a crise da borracha, marque a questão incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Essa dinâmica na região Norte continuaria até surgir a produção dos seringais da Malásia, do Ceilão e da África Tropical, que foram plantados com sementes da hevea brasiliensis que foram levadas do Brasil de forma ilegal. Essas produções em larga escala na Ásia eram fomentadas, principalmente, por empresários Ingleses e holandeses.

    As novas regiões produtoras, com melhores processos, passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade. Consequentemente, com custos menores e preço final menor, o que os fez tomar o controle do comércio mundial do produto, deixando o mercado brasileiro praticamente às moscas.

    Com processos mais rudimentares e ineficientes, a borracha natural da Amazônia passou a ter um preço proibitivo no mercado internacional. Desta forma, iniciava-se em meados de 1910, e se intensificaria nos anos de 1920, a grande crise do ciclo da borracha.

    Assim, temos que, contrariamente do que afirma o item B, havia grandes interesses, pelo menos no mercado internacional, em manter investimentos na borracha. A grande diferença é que esta produção não se dava mais em solo brasileiro.

    Resposta: B

    • No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. A brusca queda do valor de mercado fez com que muitos aviadores fossem obrigados a vender toda sua produção em valores muito abaixo do investimento empregado na produção. Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.

    • Esse duro golpe sofrido pelos produtores de borracha da região norte ainda pode ser compreendido em razão da falta de estímulo do governo imperial. Atrelado ao interesse econômico dos cafeicultores, o governo monárquico não criou nenhuma espécie de programa de desenvolvimento e proteção aos produtores de borracha. Em certa ocasião, atendendo ao pedido de industriais norte-americanos, chegou a proibir que o governo do Pará criasse taxas alfandegárias protecionistas maiores aos exportadores estrangeiros.

    • Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as indústrias passaram a adotar uma borracha sintética que poderia ser produzida em ritmo mais acelerado. Essa inovação tecnológica acabou retraindo significativamente a exploração da seringa na Floresta Amazônica. No entanto, até os dias de hoje, a exploração da borracha integra a economia da região norte do Brasil.