SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado do Pará


ID
966823
Banca
UEPA
Órgão
PC-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Pará teve 219 mortes no campo nos últimos 10 anos, diz o procurador da 1a Região (que abrange a região Norte, parte do Centro-Oeste e do Nordeste) José Marques Teixeira em audiência pública com o Senado, no dia 22 de fevereiro de 2011. Segundo ele, os dados fazem parte de um levantamento da Ouvidoria Agrária Nacional e indicam que ocorreram apenas quatro condenações como punições pelos assassinatos no campo. Sobre a questão agrária na Amazônia é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a)   Na região amazônica, os conflitos ocorridos no campo ainda são relativamente comuns. ITEM INCORRETO.

    b)  A reforma agrária ainda está em andamento, na região amazônica e no resto do Brasil. ITEM INCORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  Os maiores beneficiados da produção de biocombustíveis, que no Brasil acontece principalmente no Sudeste, são os grandes empresários. ITEM INCORRETO.

    e)   O mercado de terras do Brasil mudou pouco com o passar do tempo, tendo em vista que continua concentrado nas mãos de grandes produtores. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • C, correta, pois quem detém o poder da terra acaba influenciando aqueles que poderiam mudar a realidade do campo, como os congressistas, por exemplo. Em decorrência disso, tem-se um ciclo que nunca tem fim.


ID
966826
Banca
UEPA
Órgão
PC-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Enchentes no Pará deixam mais de 470 famílias desabrigadas. Segundo o noticiário do portal G1 de 16 de março de 2011, cerca de 470 famílias estão desabrigadas nos municípios de Marabá, Tucuruí e Parauapebas, no Pará. A região tem registrado grande volume de chuvas, segundo a Defesa Civil, o que provocou o aumento do nível dos rios Tocantins, Parauapebas e Itacaiunas.Como se fosse notícia atual, ano após ano, esse fato se repete. As causas desse cenário estão associadas:

Alternativas
Comentários
  • Os problemas com enchentes em municípios como Marabá, Tucuruí e Parauapebas, no Pará, estão relacionados com a falta de planejamento urbano, aos problemas do represamento dos rios da região e ao aumento do volume de chuvas em determinados períodos do ano.

    Resposta: B

  • GABARITO B

  • A falta de planejamento urbano é um dos fatores preponderantes à desastres ambientais, pois as pessoas, por diversos motivos, habitam regiões que deveriam ser preservadas.

  • B, ok; mas pq não "E"?


ID
966832
Banca
UEPA
Órgão
PC-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Xingu Vivo é alvo de novo ato de repressão em Altamira Juíza defere mandado proibitório contra o movimento e sua coordenadora por considerar, entre outros, que militantes “amedrontaram” funcionários de Belo Monte em protesto no dia das mulheres.A coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre,Antônia Melo, foi vítima de um novo mandado proibitório expedido pela justiça estadual do Pará na manhã desta quinta,14.O mandado atendeu a uma ação do Consórcio Norte Energia (NESA) e do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) contra o Xingu Vivo e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), proibindo as organizações e seus representantes de fazer qualquer ação em áreas ou imóveis das empresas, sob pena de multa de R$ 50 mil. Com este, são cinco os interditos proibitórios já expedidos pela justiça estadual contra a coordenadora do Xingu Vivo. (Fonte: http://amazonia.org.br/2013/03/xingu-vivo)


O posicionamento da justiça e a articulação do movimento Xingu Vivo estão relacionados ao fato:



Alternativas
Comentários
  • a) Relaciona-se com a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte. ITEM INCORRETO.

    b) Relaciona-se com a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte. ITEM INCORRETO.

    c) Estão relacionados ao fato de a construção da UHE Belo Monte representar a desarticulação de vários territórios e o AUMENTO dos impactos ambientais na região amazônica. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) Estão relacionados ao fato de a construção da UHE Belo Monte representar a DESARTICULAÇÃO de vários territórios e o aumento dos impactos ambientais na região amazônica. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Desarticulação de vários territórios e o aumento dos impactos ambientais. Mais no Podcast Xingu vivo


ID
1351390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sem falar dos primeiros aldeamentos religiosos, a bacia do Tapajós foi ocupada pelo homem branco a partir do final do século XVIII. Essa presença foi gradualmente efetivada nas sucessivas viagens com o objetivo de reconhecer o território e abrir caminho para a colonização, que se completou na segunda metade do século XX. Com relação a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Trata-se de uma região que possuía alta densidade demográfica e perigos decorrentes do grande número de cachoeiras e corredeiras no Tapajós, o que postergou sua ocupação para o século XVIII, quando foi explorada pelos comerciantes neobrasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Que eu saiba cachoeira so tem no municipio de presidente Figueiredo...Eu sou do Amazonas!
  • Gabarito: certo Porém tenho minhas dúvidas!
  • Alta densidade demográfica?

  • ''Alta densidade demográfica?'' ''Porém tenho minhas dúvidas!'', Eu também.

  • Não concordei com alta densidade demográfica na época descrita nesta questão. Pelas estatísticas metade da galera errou.

  • Gabarito: Certo

    No final do século XVII missões jesuítas se estabeleceram com objetivo de assegurar a presença portuguesa na Amazônia

  • Neobrasileiros?

  • O local era habitado por inúmeros povos indígenas e por isso possuía alta densidade demográfica.

  • Muito estranha essa questão.

    No Rio Tapajós tem cachoeiras sim, perto de Itaituba. Mas é uma região distante, não dá pra generalizar um tio tão extenso. Agora sobre alta densidade demográfica, no século XVII é meio complicado.

    o gabarito "disk" é CERTO.


ID
1626487
Banca
FAFIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As unidades de conservação de uso sustentável admitem a presença de moradores. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • As UNIDADES DE USO SUSTENTÁVEL, que tem o objetivo de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, são divididas nas seguintes categorias:

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Área de Proteção Ambiental;

    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;

    III - Floresta Nacional;

    IV - Reserva Extrativista;

    V - Reserva de Fauna;

    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e

    Resposta: B

  • Uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma área natural que abriga populações tradicionais que vivem em sistemas de exploração sustentável dos recursos naturais. Ao proteger o uso do ambiente desenvolvido ao longo de gerações e adaptado às condições ecológicas locais, esta categoria de unidade de conservação de uso sustentável contribui para a proteção da natureza e para a manutenção da diversidade biológica.

    • São objetivos da RDS assegurar as condições para a reprodução e a melhoria dos modos de vida das populações tradicionais que nela habitam, inclusive na exploração de recursos naturais. Além disso, visa valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvidas por estas populações.

    https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29229-o-que-e-uma-reserva-de-desenvolvimento-sustentavel/

  • A - ERRADO. São UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL.

    B - CORRETO

    C - ERRADO. Refúgio de vida silvestre é UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL.

    D - ERRADO. Reserva biológica e Parque Nacional são UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL.


ID
1716448
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“1966 – Em julho o Banespa (Banco do Estado de São Paulo) comprou o controle do Banco do Pará, presidido por Oscar Faciola, por 1,2 bilhão de cruzeiros. Era o começo do desaparecimento dos bancos locais, que surgiram, cresceram e se mantiveram como agentes financeiros do extrativismo, estabelecendo-se ao lado das grandes firmas aviadoras na rua XV de Novembro, a Wall Street ao tucupi.

Era a modernização compulsória, com centralização de poder e concentração de renda, aplicada pela dupla Octávio Gouveia de Bulhões-Roberto Campos, acabando com os bancos locais".

PINTO, Lúcio Flávio. Álbum da Memória. O Pará do século XX. Belém: Edição do Autor, setembro de 2014, p. 188.

Partindo da narrativa de Lúcio Flávio Pinto e outros escritos sobre os reflexos do projeto de desenvolvimento no Pará, responda a alternativa correta:

I – A política econômica do regime civil-militar favoreceu o hegemônico capital do centro-sul em detrimento dos banqueiros da Amazônia paraense;

II – Da mesma forma que os bancos foram comprados pelo poder financeiro do centro-sul, as indústrias paraenses não conseguiram competir com as mercadorias advindas de São Paulo a pós a abertura da Belém-Brasília;

III – 1966 é um ano marcante na vida regional, iniciava a Operação Amazônia, que ampliou a dependência da Amazônia ao Estado nacional em nome do desenvolvimento, com a criação da Sudam, Basa, incentivos fiscais etc.

IV – Sendo uma rodovia de mão dupla, trazia e levava mercadoria, a Belém-Brasília também favoreceu o escoamento da produção regional para o centro-sul, a exemplo da tradicional cachaça de Igarapé Miri e Abaetetuba;

Alternativas

ID
2214850
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1960 o Pará saio de um longo período de estagnação econômica desde o fim dos ciclos da borracha com a elevação da produção

Alternativas
Comentários
  • Conhecimentos sobre o Estado do Pará:

    https://www.letras.mus.br/joelma/voando-pro-para/

  • Até o examinador escreve errado. rsrs

ID
2214856
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Devido a expansão da produção da borracha no Pará e na Amazônia, tivemos como consequência a exportação do látex principalmente para a indústria automobilística

Alternativas
Comentários
  • A partir do final da década de 1920, Henry Ford, o pioneiro da indústria americana de automóveis, empreendeu o cultivo de seringais na Amazônia, quando, em 1927, criou a cidade de Fordlândia e posteriormente (1934) Belterra, no Oeste do Pará, especialmente para este fim, com técnicas de cultivo e cuidados especiais. Os termos da concessão isentavam a Companhia Ford do pagamento de qualquer taxa de exportação de borracha, látex, pele, couro, petróleo, sementes, madeira e outros bens produzidos na gleba.

     A iniciativa, porém, não logrou êxito, tendo em vista que a plantação foi atacada por uma praga na folhagem conhecida como mal-de-folhas, causada pelo fungo Microcyclus ulei.

    Atualmente, a Fordlândia está sob a administração política da cidade de Aveiro que, apesar de sofrer com a falta de recursos, mostra-se interessada em reconstruir a cidade para atrair mais visitantes.

    Ainda que o empreendimento de Henry Ford não tenha obtido êxito, podemos afirmar que a expansão da produção da borracha no Pará e na Amazônia teve como uma de suas consequências a exportação do látex, principalmente para a indústria automobilística norte-americana.

    Resposta: D

  • Dos Estados Unidos da América, por Henry Ford justamente pra fugir do monopólio europeu (salvo engano), que inclusive construiu uma cidade americana na região conhecida como Fordlandia.


ID
2214859
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto a crise da borracha, marque a questão incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Essa dinâmica na região Norte continuaria até surgir a produção dos seringais da Malásia, do Ceilão e da África Tropical, que foram plantados com sementes da hevea brasiliensis que foram levadas do Brasil de forma ilegal. Essas produções em larga escala na Ásia eram fomentadas, principalmente, por empresários Ingleses e holandeses.

    As novas regiões produtoras, com melhores processos, passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade. Consequentemente, com custos menores e preço final menor, o que os fez tomar o controle do comércio mundial do produto, deixando o mercado brasileiro praticamente às moscas.

    Com processos mais rudimentares e ineficientes, a borracha natural da Amazônia passou a ter um preço proibitivo no mercado internacional. Desta forma, iniciava-se em meados de 1910, e se intensificaria nos anos de 1920, a grande crise do ciclo da borracha.

    Assim, temos que, contrariamente do que afirma o item B, havia grandes interesses, pelo menos no mercado internacional, em manter investimentos na borracha. A grande diferença é que esta produção não se dava mais em solo brasileiro.

    Resposta: B

    • No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. A brusca queda do valor de mercado fez com que muitos aviadores fossem obrigados a vender toda sua produção em valores muito abaixo do investimento empregado na produção. Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.

    • Esse duro golpe sofrido pelos produtores de borracha da região norte ainda pode ser compreendido em razão da falta de estímulo do governo imperial. Atrelado ao interesse econômico dos cafeicultores, o governo monárquico não criou nenhuma espécie de programa de desenvolvimento e proteção aos produtores de borracha. Em certa ocasião, atendendo ao pedido de industriais norte-americanos, chegou a proibir que o governo do Pará criasse taxas alfandegárias protecionistas maiores aos exportadores estrangeiros.

    • Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as indústrias passaram a adotar uma borracha sintética que poderia ser produzida em ritmo mais acelerado. Essa inovação tecnológica acabou retraindo significativamente a exploração da seringa na Floresta Amazônica. No entanto, até os dias de hoje, a exploração da borracha integra a economia da região norte do Brasil.

ID
2214862
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A partir de então o Pará começou a sofrer grandes punições por parte do governo Brasileiro. O movimento independentista e arrivista passou gradativamente a perder status”, tal acontecimento ocasionou com o fim do movimento:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    A Cabanagem, revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil), recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que moravam em cabanas às beiras de rios e eram chamados de cabanos.

  • Ocorrida entre 1835 e 1840, a CABANAGEM foi uma das revoltas mais sangrentas da História do Brasil. O movimento almejava a independência da província do GRÃO-PARÁ, território que então incluía os atuais estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia.

    A Revolta, que teve um alcance considerável na região e se espalhou pelas bacias dos rios Amazonas, Madeira, Tocantins, foi assim batizada porque grande parte de seus participantes eram chamados pejorativamente de CABANOS, população pobre que vivia em cabanas/palafitas próximas aos rios da região. Apesar da participação das elites, esse foi um movimento fundamentalmente popular.

    A Cabanagem não deve ser confundida com a Cabanada, um movimento, com outros objetivos, que ocorreu em Pernambuco, entre os anos de 1832 a 1835.

    Resposta: B

  • A) A Revolução Farroupilha passou para a história como uma das revoltas por liberdade no Brasil da época do Império, no século 19. ... Por esse motivo, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, tomaram o poder em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835, expulsando de lá o presidente da província e empossando o vice.

    B) GABARITO - CABANO- Apesar de ser associada à participação popular -- em especial, de indígenas, camponeses e ex-escravos -- as revoltas também envolveram membros da elite, e têm seus antecedentes marcados pela resistência à Independência do Brasil, em 1822, e pela recusa ao reinado de Dom Pedro I por parte da Província de Belém do Grão-Pará -- atuais estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Dessas tensões surge a aliança entre o povo e as elites em um dos maiores movimentos vividos pelo povo paraense.

    C) tenentismo foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros durante o período da . Esse corpo de oficiais era composto em geral por tenentes e capitães que estavam insatisfeitos com o sistema político brasileiro, sobretudo com as práticas do jogo político imposto pelas oligarquias.

    O surgimento do tenentismo na década de 1920 contribuiu para a desestabilização da ordem política existente na Primeira República. O surgimento desse movimento remonta à campanha eleitoral das eleições de 1922. Nessas eleições, a oligarquia paulista e mineira lançou  como candidato a presidente e enfrentou a concorrência de , apoiado pelas oligarquias de Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

    D) Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.

    E) CABOCLO, NÃO ACHEI NADA......SRSRS


ID
2215078
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Município de Jacundá-PA apresenta seus limites:

Alternativas

ID
2215081
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cidade de Jacundá-PA foi inicialmente habitada pelos índios

Alternativas

ID
2215084
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na segunda metade dos anos 70, com a abertura da Rodovia PA-150, a região de Jacundá recebeu um grande número de posseiros, ocasionando

Alternativas

ID
2215087
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A origem da palavra Jacundá ao nome do município, foi inspirada

Alternativas
Comentários
    • Jacundá é o nome genérico de grande variedade de peixes

  • Jacundá é o nome de uma cidade e município do

    estado do Pará com cerca de 50 mil habitantes. Foi cria-

    do em 1961 e tem uma área de cerca de 2 mil Km2.. Teve

    sua sede mudada de local devido a construção da Usina

    Hidrelétrica de Tucuruí (VIDE TUCURUÍ) e transferida pa-

    ra as margens da rodovia PA-150.


ID
2215096
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Marque a alternativa incorreta quanto ao movimento da Cabanagem:

Alternativas

ID
2215099
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com o fim do ciclo da borracha o Pará passou por décadas de estagnação econômica, vindo a sair na década de 1960 a 1970, exceto com

Alternativas
Comentários
  • Com o fim do ciclo da borracha o Pará passou por décadas de estagnação econômica, vindo a sair na década de 1960 a 1970, devido a alguns fatores, tais como:

    O surgimento da serra pelada;

    O Ferro da serra dos Carajás;

    A exploração dos minérios no sudeste do Estado; e

    As atividades agrícolas no sul do estado.

    Assim temos que, por volta de 1960, depois de um grande período de estagnação econômica, o Pará foi "redescoberto". Nesta nova fase o presidente Juscelino Kubitschek construiu Brasília e, paralelamente, tirou do papel rodovias radiais que ligavam diversas regiões do país à nova capital, sendo a rodovia Belém-Brasília uma delas. Esta construção mudou a relação do Pará e da Amazônia com o resto do país, já que a região era quase completamente fluvial até então. A rodovia Belém-Brasília facilitou o escoamento de produtos e pessoas em direção ao Distrito Federal e ao resto da nação, sendo um importante marco no processo de integração regional e nacional.

    Resposta: E

  • Fui por eliminação, pois a CF é de 1988!

  • Acertei, mas a questão não foi bem formulada.

  • Acertei, mas a questão não foi bem formulada.


ID
2215102
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final dos anos 30, as margens do rio Tocantins, na localidade de Foz do Riacho (depois chamado de Jacundá), teve como sua principal atividade econômica a exploração de

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Em 1915 cem moradores fizeram um abaixo-assinado e conseguiram afixar o povoado ao território de Marabá. Na época a principal atividade econômica era o extrativismo da borracha, do caucho, da castanha-do-pará e o diamante. Já no final dos anos 30, a exploração de diamantes às margens do Tocantins, na localidade de Foz do Riacho (depois chamado de Jacundá) era a principal fonte da economia local. Por Jacundá passava um trecho da estrada de ferro Tocantins. 

    FONTE

    https://www.jacunda.pa.gov.br/index.php/o-municipio/historia-do-municipio


ID
2215105
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme censo disponibilizado pelo IBGE (2010), o Município de Jacundá-PA possui

Alternativas

ID
2597803
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A divisão de um país em regiões contribui com o planejamento e com a aplicação de políticas públicas. O Brasil possui cinco regiões. Os Estados do Tocantins e do Pará estão localizados na região

Alternativas
Comentários
  • NORTE

  • GABARITO LETRA A).

    .

    Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Com uma área de 3 853 676,948 km² - a maior entre as cinco regiões - cobre 45,25% do território nacional,[1]sendo superior à área da Índia e pouco inferior à União Europeia. Se fosse um país, seria o 7º maior do mundo em área. Sua população, também de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 17,9 milhões de habitantes em 2017, equivalente à população do Chile.[5] Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 683, é considerado médio e, em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o segundo menor IDH, superando apenas o Nordeste.

    .

    É formada por sete estados, sendo estes: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

    .

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Região_Norte_do_Brasil

  • Que Deus continue abençoando nossos estudos.,.....

  • norte

  • Amém!!!!  Que Deus mande uma questão dessa na PM/TO.

  • Gabarito Letra A

     

     

    A Região Norte do Brasil é a mais extensa com 3.869.637 km², sendo composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a maior região territorial, nela está localizada os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará,

  • REGIÃO NORTE

    ( ACRE, AMAPÁ,AMAZONAS,PARÁ,RONDÔNIA, RORAIMA E TOCANTINS) ao todos são 7

    DADOS IMPORTANTES

    ÁREA: 3.853.676.948

    17,9 MILHÕES EM 2017

    IDH DE 686, CONSIDERADO MÉDIO, SUPERA APENAS A REGIÃO DO NORDESTE

  •  a) Norte. A Região Norte do Brasil é a mais extensa com 3.869.637 km², sendo composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a maior região territorial, nela está localizada os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará, respectivamente. As cidades de Altamira, Barcelos e São Gabriel são as maiores cidades do Brasil em área territorial, tendo cada uma, mais de 100.000 km², sendo maiores que os estados de Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Apesar de ser a maior região do Brasil, é a menos povoada.

     b) Sudeste. O Sudeste do Brasil é composto por quatro estados e é a região mais desenvolvida econômica e industrialmente. Com extensão territorial de 924.511,3 quilômetros quadrados, o Sudeste é a segunda menor região do Brasil, sendo maior apenas que a região Sul. Os estados que compõem o Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui a maior concentração populacional do território brasileiro, conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes, quantidade que corresponde a 42,2% do total nacional. É também a região que tem a maior densidade demográfica (87 habitantes por quilômetro quadrado) e o mais alto índice de urbanização – 92,1%. Possui 1.668 municípios. A região apresenta os mais altos índices de violência, e também sofre com as elevadas taxas de desemprego.

     c) Centro-Oeste. É composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua área é de 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as Regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte. Somados os três Estados e o Distrito Federal, o Centro-Oeste brasileiro é composto por 466 municípios e população total de 14.058.094 habitantes. É uma região pouco povoada, apresenta densidade demográfica de aproximadamente 8,7 habitantes por Km2. A maioria reside em áreas urbanas 88,8%, apenas 11,2% moram na zona rural.

     d) Nordeste. A Região Nordeste é a terceira maior região do Brasil e a maior em número de estados, possui nove: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua área total é de 1.561.177km², semelhante a área da Mongólia. A região possui 3.338km de praias, sendo a Bahia o estado com maior extensão litorânea com 938km e o Piauí com a menor, com 60km de litoral. Por causa das suas diferentes características físicas a região foi subdividida pelo IBGE em quatro sub-regiões: Meio Norte, Caatinga, Agreste e Zona da Mata:

  • Toma que é de graça!

  • quem foram os 222 que faltaram na aula de geografia? kkk

  • Ocupando uma área de 1.245.870 km², o Estado do Pará, situado na região NORTE do Brasil, possui o segundo maior território do país, perdendo apenas para o Amazonas.

    O Pará é o estado mais rico e mais populoso da região Norte.

    Resposta: A

  • Questão repetida: Q965106


ID
2677162
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Câmara de Palmas - TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No século XIX, o transporte de mercadorias e o comércio de produtos, entre o antigo norte de Goiás e a província do Pará, movimentaram a navegação pelos rios:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C) Araguaia e Tocantins.


ID
2769337
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“No norte do país, o jeito de ser paraense chama a atenção. Seja na forma de falar, de cantar, de dançar ou de vestir. Apesar das influências do resto do país, o paraense mantém, com fervor, o gosto pelas coisas da terra.”
(Disponível em: http://www.cdpara.pa.gov.br/cultura.php.)

Nas ruas de Belém é impossível não correr para pegar uma manga que cai, fresquinha. São tantas frutas diferentes que não dá para resistir ao cupuaçu, ao bacuri, ao taperebá, ao muruci ou ao açaí. Já as festas, na capital e no interior, não têm arrasta-pé sem um bom ritmo contagiante. Sobre as manifestações do estado do Pará, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Marujada: trata-se de um auto dramatizado, que predomina o canto sobre a dança. Há uma origem comum entre a Marujada de Bragança e a irmandade de São Benedito. Quando os senhores brancos atenderam ao pedido de seus escravos para a organização de uma Irmandade, foi realizada a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores. A Marujada é constituída quase exclusivamente por mulheres, cabendo a estas a direção e a organização. Os homens são tocadores ou simplesmente acompanhantes.
( ) Çairé: é uma manifestação folclórica e religiosa encontrada na ilha de Alter do Chão, a 30 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará. Atualmente acontece no mês de novembro. A festa atrai milhares de turistas que, durante três dias, cantam, dançam e participam de rituais religiosos e profanos, resultantes da miscigenação cultural entre negros e portugueses. Consta que a festa foi criada pelos negros como forma de homenagear os portugueses que colonizaram o médio e o baixo Amazonas. Sua origem está no fato de que os colonizadores que aportavam em nossas terras exibiam seus escudos. Os negros então faziam o seu “Çairé” como foi chamado o símbolo que é carregado nas procissões, imitando o escudo usado pelos portugueses. O escudo dos negros era feito de cipó recoberto de algodão e outros adornos, enfeitado de tiras de várias cores e rosetas de pano colorido.
( ) Dança do Siriá: mais famosa dança folclórica do município de Cametá, é uma das manifestações coreográficas mais belas do Pará. Do ponto de vista musical é uma variante do batuque africano, com alterações sofridas através dos tempos, que a enriqueceram de maneira extraordinária. Contam os estudiosos que os negros escravos iam para o trabalho na lavoura quase sem alimento algum. Só tinham descanso no final da tarde, quando podiam caçar e pescar. Como a escuridão dificultava a caça na floresta, os negros iam para as praias tentar capturar alguns peixes. A quantidade de peixe, entretanto, não era suficiente para satisfazer a fome de todos. Certa tarde, entretanto, como se fora um verdadeiro milagre, surgiram na praia centenas de siris que se deixavam pescar com a maior facilidade, saciando a fome dos escravos. Como esse fato passou a se repetir todas as tardes, os negros tiveram a ideia de criar uma dança em homenagem ao fato extraordinário. Já que chamavam “cafezá” para plantação de café, “arrozá” para plantação de arroz, “canaviá” para a plantação de cana, passaram a chamar de “siriá” para o local onde todas as tardes encontravam os siris com que preparavam seu alimento diário.
( ) Lundu Marajoara: O “Lundu” é uma dança de origem portuguesa trazida para o Brasil pelos europeus. A sensualidade dos movimentos já levou a Corte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil o “Lundu”, assim como o “Maxixe” (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo o Brasil por causa das deturpações sofridas em nosso país. Mas, mesmo às escondidas, o “Lundu” foi ressurgindo, mais comportado, principalmente em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais e na Ilha do Marajó, no Pará. A dança simboliza um convite que os homens fazem às mulheres “para um encontro de amor sexual”. O “Lundu”, considerado ao lado do “Maxixe”, uma dança altamente sensual, se desenvolve com movimentos ondulares de grande volúpia.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Lundu, também chamado de Lundum caracteriza-se por um gênero musical e dança folclórica de origem afro-brasileira criada a partir dos Batuques dos escravos.

    letra-B

  • Item IITEM VERDADEIRO.

    Item IIITEM FALSO.

    Comemorada em SETEMBRO, em Alter do Chão (distrito localizado a 1.358 km de Belém), durante cerca de QUATRO dias, a Festa do Çairé (ou Sairé) é uma festividade introduzida nas missões religiosas que os jesuítas fizeram à Amazônia no século XVII.

    Com o passar dos anos, porém, as manifestações religiosas foram se misturando à cultura INDÍGENA, tendo em vista que os moradores da vila descendem dos índios Borari.

    No período, as rezas e ladainhas religiosas são feitas durante o dia, enquanto à noite, shows e apresentações de dança típicas, como o confronto dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, são realizadas. A festividade faz a união dos elementos religiosos e profanos da cultura local.

    Item IIIITEM VERDADEIRO.

    Item IVITEM FALSO.

    O Lundu é uma dança de origem AFRICANA trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Corte e o Vaticano a proibirem a dança no século XIX.

    No Brasil, o Lundu, assim como o Maxixe (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo Brasil. Mas, mesmo às escondidas, o Lundu foi ressurgindo, mais “comportado”, principalmente em três Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e na Ilha do Marajó, no Pará.

    A dança simboliza um convite que os homens fazem às mulheres "para um encontro de amor sexual". O Lundu, que é considerado, ao lado do Maxixe, uma dança altamente sensual, desenvolve-se com movimentos ondulares de grande volúpia. No início, as mulheres negam-se a acompanhar os homens, mas depois de grande insistência, elas terminam sendo conquistadas.

    Resposta: A

  • Correta é a letra A pessoal.

    Çairé ocorre em setembro e não em novembro, durante 4 dias e tem miscigenação indígena.

    E o lundu é de origem africana.


ID
2769340
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O folclore é uma das manifestações mais ricas da cultura popular. As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará dão a ideia perfeita da magia amazônica e da força vibrante das raízes culturais do homem da região. Neste estado, principalmente em cidades do interior, as lendas e mitos têm uma grande influência sobre o povo, que acredita na veracidade de suas histórias. “Basta um instante conversando com algum morador mais antigo para ser envolvido em uma aura mística.” Sobre as lendas e mitos do estado do Pará, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Caipora.
2. Matinta Perera.
3. Mapinguari.
4. Uirapuru.

( ) É uma pessoa velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguém, dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome. O seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. Pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais. Acredita-se que possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às suas vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.
( ) É um fantástico ser da mata. Tem o corpo todo coberto de pelos, com a aparência de um enorme macaco. Possui um único olho na testa e uma boca gigantesca que se estende até a barriga. Muito temido entre os caçadores e caboclos do interior do estado, costuma andar pela floresta emitindo gritos semelhantes aos desses homens. Mas se algum deles se aproxima, ataca-o e devora-o começando pela cabeça. Raramente, o caçador consegue sobreviver e, quando escapa, geralmente fica aleijado ou com marcas horríveis pelo corpo.
( ) É o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não consigam matá-los. Quando encontra um caçador no mato, ele começa a andar sem rumo certo até que o caçador se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa. Possui o corpo todo coberto de pelos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato e galopa pela floresta cumprindo sua missão. Costuma, também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam.
( ) Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O pássaro voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o pássaro voltou e cantou para sua amada. Canta sempre esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que este pássaro é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A correlação correta entre os personagens citados e as descrições é a seguinte:

    Matinta Perera: É uma pessoa velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguém, dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome. O seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. Pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais. Acredita-se que possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às suas vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.

    Mapinguari: É um fantástico ser da mata. Tem o corpo todo coberto de pelos, com a aparência de um enorme macaco. Possui um único olho na testa e uma boca gigantesca que se estende até a barriga. Muito temido entre os caçadores e caboclos do interior do estado, costuma andar pela floresta emitindo gritos semelhantes aos desses homens. Mas se algum deles se aproxima, ataca-o e devora-o começando pela cabeça. Raramente, o caçador consegue sobreviver e, quando escapa, geralmente fica aleijado ou com marcas horríveis pelo corpo.

    Caipora: É o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não consigam matá-los. Quando encontra um caçador no mato, ele começa a andar sem rumo certo até que o caçador se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa. Possui o corpo todo coberto de pelos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato e galopa pela floresta cumprindo sua missão. Costuma, também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam.

    Uirapuru: Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O pássaro voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o pássaro voltou e cantou para sua amada. Canta sempre esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que este pássaro é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

    Resposta: D

  • Gaba: D

    Questão gigante assusta né ?

    Faça o seguinte, leia somente as primeiras palavras após o parêntese () e pare no ponto final. Você vai conseguir matar a questão relembrando das histórias folclóricas.

    P.S: Comigo, deu certo.

    "O único dia fácil foi ontem". Seals

    Bora Deltão PCPA 2021, tá chegando a hora!!

  • as histórias de lenda da minha avó serviram pra alguma coisa! kkk


ID
2772721
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Brasil apresenta distintas paisagens vegetais que variam de acordo com as características naturais e originais dos tipos de vegetações existentes no país. Sobre as paisagens vegetais do Pará, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Floresta Ombrófila Densa (conhecida também por floresta pluvial tropical - Floresta Amazônica e Floresta Atlântica): caracteriza-se por fanerófitos, lianas e epífitas em abundância. Esta formação está condicionada a ocorrência de temperaturas elevadas, em média 25ºC, e altas precipitações, bem distribuídas durante o ano, cujo período seco varia de 0 a 60 dias. Os solos predominantes dessa tipologia são os LATOSSOLOS VERMELHO Distroférricos (Latossolo roxo distrófico) e excepcionalmente os LATOSSOLOS VERMELHO Eutroférricos (Latossolo roxo eutrófico), originados de granitos e gnaisses, além de arenitos com derrames vulcânicos de vários períodos geológicos. Este tipo de vegetação foi subdividido em cinco faciações ordenadas segundo a hierarquia topográfica que refletem fisionomias diferentes de acordo com as variações ecotípicas das faixas altimétricas.

    Floresta Ombrófila Aberta: é considerada um tipo de transição da floresta ombrófila densa, caracterizando-se por gradientes climáticos com mais de 60 dias secos. Possui quatro faciações florísticas: com cipó, nas áreas de depressões circulares do embasamento pré-cambriano; com palmeiras, em terrenos areníticos que ocorre por toda a Amazônia e até mesmo fora dela; com bambu, ocorre da parte ocidental da Amazônia até o planalto meridional do Estado do Paraná (ocupando geralmente as áreas onde foram exploradas espécies nobres); com sororoca (Phenakosperma guyanensis) no sul da bacia Amazônica, no médio rio Xingu, ocorrendo em depressões que ficam temporariamente inundadas e em pequenas áreas onde predominam solos do tipo Latossolo Vermelho-amarelo.

  • De acordo com o Manual Técnico da Vegetação Brasileira (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro: 2012. 323p.),  a Floresta Ombrófila (antes chamada de Floresta Pluvial) caracteriza-se pela vegetação de folhas largas e e por chuvas abundantes e frequentes.

    A Floresta Ombrófila está presente nos e , sendo classificada em três tipos:

    ·     Floresta ombrófila densa;

    ·     Floresta ombrófila aberta; e

    ·     Floresta ombrófila mista.

    Cada tipo pode ainda incluir diferentes fisionomias, que são definidas de acordo com as faixas altitudinais.

    No Estado do Pará, estão presentes as Florestas Ombrófilas densa e aberta.

    Resposta: C

  • GABARITO C

    Floresta Ombrófila densa - latifoliada (folhas grandes/largas), hidrófila e a rigor perinifólia (quase não perde folha);

    Floresta Ombrófila Aberta - Sul do Pará;

    Floresta Estacional Décidua - Serra do Cachimbo;

    Vegetação de Influência - Baixo Amazonas / Marajó;

    Vegetação de Influência Fluvio-Marinha - Mangues;

    Vegetação secundaria - Cocais;

    Ecótonos - encontro de ambientes.

  • Fui até pesquisar o que é a FUNPAPA, pois achei que fosse algo ligado à área ambiental.. para que uma questão nível biólogo/botânico para o cargo de assistente administrativo de uma fundação de amparo social!?!?!?

  • Floresta Ombrófila densa - latifoliada (folhas grandes/largas), hidrófila e a rigor perinifólia (quase não perde folha);

    Floresta Ombrófila Aberta - Sul do Pará;

    Floresta Estacional Décidua - Serra do Cachimbo;

    Vegetação de Influência - Baixo Amazonas / Marajó;

    Vegetação de Influência Fluvio-Marinha - Mangues;

    Vegetação secundaria - Cocais;

    Ecótonos - encontro de ambientes


ID
2830201
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou, no dia 28 de fevereiro de 2018, o Depósito de Rejeitos Sólidos n.º 2 e a tubulação de drenagem de efluentes da área industrial da empresa Hydro Alunorte, em Barcarena (PA). A empresa também foi multada em R$ 20 milhões após o vazamento de rejeitos químicos.

                                    Internet: <www.correiobraziliense.com>(com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


A decisão atendeu parcialmente a Procuradoria-Geral do estado do Pará, que pediu que a Hydro depositasse R$ 250 milhões em um fundo estadual que financia projetos de infraestrutura nos municípios.

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde pessoal para os não assinantes o gabarito da questão está certo conforme a notícia no próprio site do IBAMA: IBAMA aplica multas de 20 milhões e embarga instalações da Hydro Alunorte no Pará.


ID
2915566
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2002, comunidades e entidades organizadas da região de Porto de Moz e Prainha, no Estado do Pará, bem como organizações e entidades da sociedade civil, escreveram o “Manifesto pela Vida na Floresta”. Preocupados com a crescente violência contra os povos da floresta e o ataque desenfreado aos recursos florestais na Amazônia, convocaram a opinião pública a apoiar a luta pela paz, pela justiça social e pela preservação do patrimônio ambiental na região entre os rios Xingu e Curuá-Una. Diante disso, foram realizadas nesse manifesto solicitações para o Governo brasileiro, para empresas que consomem madeira e para a opinião pública, que, apesar de serem questões descritas em 2002, continuam presentes e atuais no Brasil. São solicitações feitas à época, no Manifesto pela Vida na Floresta, EXCETO que:

Alternativas

ID
2923147
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos primórdios do povoado de São João do Araguaia/PA, o extrativismo vegetal foi um dos fatores responsável pelo florescimento da economia local, e os principais produtos extraídos e comercializados eram o caucho, a castanha do Pará e a andiroba. A localização geográfica favoreceu muito ao município de São João do Araguaia.
Disponível em: http://www.saojoaodoaraguaia.pa.gov.br/. Acesso em: 25/04/2018.

Acerca do favorecimento da localização geográfica do munícipio em questão, este ocorreu:

Alternativas

ID
2923150
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A pecuária faz parte da composição do Produto Interno Bruto (PIB) do município de São João do Araguaia/PA, na criação e abate de gado de corte e na produção leiteira de bovino, essa atividade é muito importante em nível estadual. Contudo, recentemente tivemos um grave acidente ambiental no Pará envolvendo o comércio de exportação de bovinos.
Disponível em: http://www.saojoaodoaraguaia.pa.gov.br/. Acesso em: 25/04/2018. // http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/04/apos-6-meses-de-naufragio-navio-e-bois-aindaestao-submersos-no-pa.html. Acesso em 29/04/2018.

Baseado na afirmação acima, qual foi o grave acidente ambiental mencionado? 

Alternativas
Comentários
  • Em 2015, no rio Pará, em Barcarena, região metropolitana de Belém, ocorreu uma tragédia, quando . A embarcação saía do porto de Vila do Conde, com destino à Venezuela.

    Resposta: D


ID
2923159
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1930 inicia-se o ciclo das gemas e das castanhas. Com a decadência da exploração do caucho, ganha força na região a exploração da castanha do Pará, superando em valor a produção da borracha. Nesta mesma década, são descobertos grandes depósitos de gemas no leito do Rio Tocantins.
Disponível em: http://www.saojoaodoaraguaia.pa.gov.br/. Acesso em: 25/04/2018.

Quais eram essas gemas?

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2923168
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A produção de carvão vegetal é uma atividade econômica de grande expressão no município de São João do Araguaia/PA, entretanto, essa atividade causava degradação ambiental de grandes proporções com a derrubada das árvores. Por força de lei, atualmente a produção do carvão vegetal é feita com outro tipo de matéria prima.
Disponível em: http://www.saojoaodoaraguaia.pa.gov.br/. Acesso em: 25/04/2018.

Acerca do exposto, a produção de carvão atualmente é feita com uso de qual matéria prima? 

Alternativas

ID
2923171
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O documento intitulado “Declaração de Marabá” formulado em 1908, assinado pelos líderes do povoado de São João do Araguaia, Marabá, Conceição do Araguaia e Alcobaça, que hoje é o município de Tucuruí, foi protocolado junto ao parlamento goiano e que teve o reconhecimento do governo daquele Estado.
Disponível em: http://www.saojoaodoaraguaia.pa.gov.br/. Acesso em: 25/04/2018.

A partir do exposto, em qual alternativa consta o tipo de alteração na geografia do Estado do Pará naquela década? 

Alternativas
Comentários
  • DECLARAÇÃO DE EMANCIPAÇÃO São João foi uma das localidades que envolveu-se nos acontecimentos que levaram a anexação do sudeste do Pará ao estado do Goiás em 1908. Os líderes do povoado se uniram aos líderes de Marabá, Conceição do Araguaya e Alcobaça na declaração de emancipação e desligamento formulada em 1808 e protocolada junto ao parlamento goiano. O episódio ocorreu em meio aos conflitos que ocorriam no meio norte brasileiro desde 1907, a segunda revolta de Boa Vista.[8] O governo goiano reconheceu o documento de emancipação da região ("declaração de Marabá"), e formalmente a anexou ao seu estado. Desta forma entre 1908 e 1909 o sul do Pará permaneceu em litígio, sendo sua posse disputada Grão-Pará e pelo Goiás. O episódio quase desencadeou uma guerra civil na região. A consequência de tais acontecimentos refletiu na organização política regional, que até então era insipiente. A intenção de São João e dos demais povoados para com a proposta de anexação ao Goiás, era sua elevação à categoria de cidade, desligando-se de Baião (a época seu território compreendia todo sul do Pará), que nenhuma assistência fornecia ao povoado.
  • GAB. C

    Declaração de Marabá (1908)

    O governo goiano reconheceu o documento da "declaração de Marabá", e formalmente anexou a região ao seu estado. Desta forma entre 1908 e 1909 a região permaneceu em litígio, sendo sua posse disputada Grão-Pará e pelo Goiás. O episódio quase desencadeou uma guerra civil na região.


ID
2976109
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Marque a única alternativa que não represente uma atividade econômica da cidade de Maracanã:

Alternativas
Comentários
  • Extrativismo de madeira


ID
2976115
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Qual a denominação dada à cidade de Maracanã à época em que ela foi transformada em Vila?

Alternativas
Comentários
  • em , com o nome de , em virtude do achado da imagem de São Miguel.

    FONTE:


ID
2980039
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São João de Pirabas - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Rio transborda e cinco municípios ficam isolados no sudeste. Água destruiu desvio de veículos improvisado após desabamento de ponte em dezembro. Aproximadamente 254 mil pessoas em cinco municípios do sudeste paraense ficaram isoladas desde a madrugada desta quarta-feira (06), depois que o rio Arataú transbordou, após fortes chuvas destruírem um desvio para veículos próximo a uma ponte no município de Pacajá, a mesma que desabou no último dia 15 de dezembro do ano passado. As águas estão impedindo a passagem de veículos no desvio alternativo que foi construído no local.” (Fonte: ormnews.com.br / Data: 06.01.2016). Com isso, a população de algumas cidades estão sem acesso a Belém, exceto:

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2980174
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Operação prende piratas que praticavam assaltos a embarcações (...). Associação criminosa atuava entre os rios de Gurupá e Breves. Seis pessoas foram presas. A Policia Civil divulgou nesta quinta-feira, 21, os resultados da operação 'Rio Seguro’, que desarticulou uma associação criminosa que praticava assaltos a embarcações entre os rios de Gurupá e Breves, na região do (...). A ação teve a duração de uma semana e resultou na prisão de seis pessoas envolvidas com o bando." (Fonte: Portal ORM. Data de acesso: 21.09.2017). Em qual região do Estado do Pará foi realizada essa operação?

Alternativas

ID
3038287
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1870, foi fundado, também na região sudeste do Estado do Pará, um novo povoado com o nome de Alcobaça e um pequeno fortim à beira do Rio Tocantins, sob a denominação de Nossa Senhora de Nazaré. Dez anos depois, o Governador e Capitão-General Francisco de Souza Coutinho organizaram uma expedição mercantil comandada pelo Cabo Tomaz de Souza à região Sudeste do Pará.

Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/saojoaodoaraguaia.pdf. Acesso em: 05/05/2018.


De acordo com as afirmações acima, qual alternativa contém o verdadeiro objetivo das expedições feitas à região Sudeste Paraense?

Alternativas
Comentários
  • O correto é médio Tocantins.

  • "...Dez anos depois, seguindo a mesma idéia de colonizar o alto Tocantins, o Governador e Capitão-General Francisco de Souza Coutinho, organizou uma expedição mercantil comandada pelo Cabo Tomaz de Souza, por estabelecer comunicação com o Estado de Goiás. O êxito alcançado acarretou o surgimento de ouras expedições, incentivando assim, o intercâmbio comercial entre o Pará e Goiás. ..."

    Fonte: (a mesma descrita no excerto da questão: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/saojoaodoaraguaia.pdf)


ID
3045865
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a história do local onde atualmente fica localizado o Município de Ourém, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta:


I- Uma cachoeira impediu o navegador Pedro Teixeira de subir ainda mais o rio Xingu, em 1.616. Luiz de Moura fez o mesmo percurso e no período de 1725 a 1727 construiu ao lado direito da dita cachoeira a casa forte que originou a vila de Ourém.

II- A Casa Forte de Luiz de Moura foi construída no período de 01/03/1725 e concluída em 1727, data esta considerada como fundamental para a existência do grande Município do rio Guamá.

III- O local da construção da casa-forte teria sido na praça da matriz, em terreno levemente alçado sobre o nível das águas do Guamá, à margem direita, junto à cachoeira.

IV- A Casa Forte de Luiz de Moura e embrião de Ourém era toda em madeira de lei e aparelhada de armamentos com toda segurança e formosura.


Estão corretos somente os itens:

Alternativas

ID
3045871
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise as afirmações a seguir sobre a História de Ourém e marque a alternativa correta:


I- Em 1945, Ourém iniciou o período constitucional e durante a adaptação do novo sistema, Hermancio de Mendonça Alves, voltou a ser nomeado.

II- Hermancio de Mendonça Alves foi quem alojou as primeiras famílias oriundas do nordeste brasileiro, na localidade que viria a ser no futuro a sede do Município de São Miguel do Guamá.

III- A partir de 1948 foi eleito o primeiro prefeito: Humberto Fernandes dos Santos, eleito em 11/01/1948 e empossado em 08/02/1948, governando até 1951.

IV- Fernandes implantou o primeiro sistema de energia elétrica na cidade e trouxe as primeiras mudas de jambeiro para o Município.

Alternativas
Comentários
  • Já vi que tenho que estudar a História de Ourém


ID
3045874
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Pode-se afirmar que, no período de 1967 até 1971, muitas obras importantes foram feitas em Ourém, sendo elas, exceto:

Alternativas

ID
3045877
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre os aspectos gerais de Ourém, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta:


I- O vasto território de Ourém, estabelecido pelo governador colonial Manoel Bernardo de Mello e Castro, através do ouvidor geral e corregedor da Comarca do Grão Pará, Dr. Feliciano Ramos Nobre Mourão em 29/05/1762, de tão grande que era, se limitava com o Município da Capital Belém, hoje, depois de muitas emancipações, se resume à extensão de 599,80 Km2 (SEPLAN/ESTATISTICA).

II- A população de Ourém cresceu e diminuiu influenciada de acordo com o progresso da região ou das emancipações ocorridas, tendo seu apogeu no final dos anos 1980.

III- Há registros de que quando da criação de Ourém, em 1753, por Mendonça Furtado, este governador conseguiu reunir 150 índios, ocasião em que denominou a localidade de Vila de Ourém.

IV- A cidade dista da capital em linha reta em 143 Km e pela principal estrada de rodagem em 182 Km, pertencendo à Mesorregião Nordeste Paraense e a Microrregião Guamá e na antiga nomenclatura Região Guajarina.

Alternativas

ID
3057118
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Pará tem no extrativismo, mineral e vegetal, uma de suas principais atividades econômicas, sendo a mineração predominante na região sudeste do estado, onde se situa o Município de Marabá. Mas em função da chamada Lei Kandir (Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, que dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências), estados produtores de minério perderam em arrecadação dessa atividade, porque a lei

Alternativas
Comentários
  • Lei Kandir, isenta do TRIBUTO ICMS os produtos e serviços destinados à EXPORTAÇÃO. A lei tem este nome em virtude do seu autor, o ex-deputado federal Antônio Kandir.

    Surgiu da necessidade de estimular as exportações. Usando como lema "Exportar é o que importa".

    Art. 3º O imposto não incide sobre:

    II - operações e prestações que destinem ao exterior mercadorias, inclusive produtos primários e produtos industrializados semi-elaborados, ou serviços exportados;

    Parágrafo único. Equipara-se às operações de que trata o inciso II a saída de mercadoria realizada com o fim específico de exportação para o exterior, destinada a:

    I - empresa comercial exportadora, inclusive tradings  ou outro estabelecimento da mesma empresa;

    II - armazém alfandegado ou entreposto aduaneiro.

    Letra A


ID
3057121
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Consta na Lei Orgânica do Município de Marabá, em seu artigo 8°, que o município poderá dividir-se, para fins administrativos, em distritos, a serem criados, organizados, suprimidos ou fundidos, de acordo com a lei. Conforme o Plano Diretor Participativo do Município, revisado por meio da Lei nº 17.846, de 29 de março de 2018, “a organização municipal é definida por 12 (doze) Distritos administrativos, um Distrito Sede Municipal e 11 (onze) Distritos que abrangem a zona rural”. Segundo essa lei, o Distrito Sede Municipal subdivide-se em

Alternativas

ID
3066649
Banca
CS-UFG
Órgão
Fundação Unirg
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Ferrovia Norte-Sul, importante rede ferroviária brasileira, cumpre papel fundamental na logística do Estado do Tocantins e o interliga diretamente aos seguintes estados:

Alternativas
Comentários
  • Ferrovia Norte-Sul (EF-151) é uma ferrovia longitudinal brasileira, em , projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do país. Seu projeto atual foi concebido num eixo norte-sul na região central do território brasileiro, possibilitando a conexão entre as malhas ferroviárias que dão acesso aos principais portos e regiões produtoras do país, que até então estavam regionalmente isoladas. Quando concluída, possuirá a extensão de 4.155 quilômetros e cortará os estados de ParáMaranhãoTocantinsGoiásMinas GeraisSão PauloMato Grosso do SulParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul, conectando os extremos do país.

  • Seu projeto atual foi concebido num eixo norte-sul na região central do território brasileiro, possibilitando a conexão entre as malhas ferroviárias que dão acesso aos principais portos e regiões produtoras do país, que até então estavam regionalmente isoladas. Quando concluída, possuirá a extensão de 4.155 quilômetros e cortará os estados de  e , conectando os extremos do país.

  • GABARITO C

    Quanto ao histórico da Ferrovia Norte-Sul, desde 1985, no Governo do Presidente José Sarney, a ideia bá- sica era construir uma ferrovia ligando os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.

    FONTE.: APCON

  • Valeu Juliana

  • EU MARQUEI LETRA C

  • Gabarito: Letra ( C ) Goiás e Maranhão.

    O projeto da Ferrovia Norte-Sul começou a ser discutido em , durante o governo do presidente , com um traçado inicial que previa a extensão de aproximadamente 1.550 km, entre  (MA) e  (GO).


ID
3083209
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quando os franceses fundaram São Luiz do Maranhão, em 1612, passaram a ocupar grande parte da costa oriental do Pará. Em 1613, estavam estabelecidos na aldeia dos Maracanãs, onde montaram uma indústria:

Alternativas
Comentários
  • Indústria Naval

  • Na verdade ao pressionar Alt + (a letra referente) executa sim.

  • História dos Municípios Paraenses por Carlos Araújo.


ID
3083212
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Aldeia dos Maracanãs estava incluída nas missões catequéticas, antes da chegada do Padre:

Alternativas
Comentários
  • em  1613  e 1614  os franceses estavam estabelecidos na aldeia Maracanãs, onde construíram grandes embarcações para expandir seus domínios. naquela época o único meio de transporte ao município, era o fluvial.

    A mando do Reino, o padre antonio vieira  (orador sacro,   e português) saiu de  comandando a 8ª expedição, a bordo da caravela Nossa Senhora das Candeias, em 22 de novembro de 1652. chegando a Belém em 24 de novembro de 1653, apresentou ao Governo Provincial a carta Régia que lhe dava a faculdade de evangelizar, educar, fundar igrejas, missões pelo sertão, levar índios consigo, etc.

    Em Maracanã, Padre Antonio Vieira Fundou a primeira igreja de taipa e pilão e batizou o primeiro índio-chefe Copaúba, o qual recebeu o nome de Lopo de Souza. E organizou a aldeia.


ID
3083215
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Do braço escravo surgiu uma igreja de pedra e cal chamada de:

Alternativas
Comentários
  • SÃO BENEDITO

  • Do braço escravo surgiu uma igreja de pedra e cal (São Benedito), alguns monumentos e uma pequena fortaleza à borda do rio Maracanã


ID
3083218
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Onde se refugiavam os índios perseguidos pela política escravista de Maracanã?

Alternativas
Comentários
  • Algum professor pode comentar esta questão, e informar porque a resposta correta é IGARAPÉS, por gentileza!


ID
3083224
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quem foram os padres-mestres que ensinavam os gentios de Maracanã a fabricarem sabão, uso de cal do “semambi" e extração de sal da água do mar?

Alternativas
Comentários
  • foram os JESUÍTAS.


ID
3083227
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Como se chama a lenda da cidade de Maracanã em que os pescadores encontraram um objeto que engatou na rede de pesca?

Alternativas
Comentários
  • Segundo a lenda de São Miguel: “Era verão, dizem os mais antigos moradores de Maracanã. O mês era setembro de 1755. À noite saíram para pescar dois nativos da tribo dos Maracanãs. Iam lançando sua tarrafa nos beirateuas em frente ao sítio "São Tomé", abaixo do rio Caripi. Numa tarrafada o proeiro sentiu que aquele instrumento de pesca engatou dentro da maré. O piloto mergulhou dentro da pausada, desengatou a tarrafa e voltou à tona com uma mensagem: -Tem um negócio esquisito rés à chumbada. Tá agarrado na malha! O proeiro puxou a tarrafa pra dentro do casco, acendeu a lamparina e verificou que era uma imagem de santo. Todos eram devotos de santos populares e, na tribo dos Maracanãs já existiam: Santo Antonio Português, Nossa Senhora da Ajuda, São Francisco Xavier, confeccionados pelo índio Martinho que aprendeu a esculpir as imagens de madeira com ajuda dos missionários Jesuítas.

    Os dois pescadores interromperam a pescaria e foram avisar os moradores da localidade sobre o achado. Quando amanheceu era voz corrente de que a imagem de São Miguel Arcanjo tinha sido milagrosamente encontrada defronte do "São Tomé". Foi então providenciado um oratório, juntaram-se os moradores em procissão, rezas, promessas, oferendas e ladainhas. Decorridos alguns dias a tosca imagem desapareceu inesclarecidamente da capela. Diziam alguns que aquilo era coisa de pessoas impenitentes, sacrílegas.

    Ocorre que a imagem reapareceu ao tronco de uma frondosa árvore nas ribanceiras do lugar "São Tomé", o que motivou uma corrente de opinião a sugerir que o futuro da freguesia fosse mudado de local, para o alto do sítio "São Tomé".

    Convencidos os paroquianos de que a imagem deveria permanecer em seu nicho na capela-mor, foram então colocadas fechaduras nas portas, e a comunidade mantera-se de vigília com missas até o penúltimo dia do mês, data consagrada ao santo maracanaense. Os canoeiros e pescadores organizaram uma regata na baía do rio Maracanã, saindo próximo do local de onde a imagem foi achada, percorrendo a baía agitada pelos ventos de setembro. A regata continua como tradição da festividade de São Miguel Arcanjo, com dezenas de veleiros numa verdadeira maratona marítima a bordejar o rio que banha a cidade. A Igreja em homenagem ao santo padroeiro é uma das mais antigas do Pará, verdadeiro monumento de arte pura. O achado de São Miguel deu ensejo à categoria de vila, tendo o Governador da Província do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, lhe concedido foros de Vila de São Miguel de Cintra” (PAIXÃO,2007). 

    FONTE: http://www.setur.pa.gov.br/sites/default/files/pdf/maracana_2007_c.pdf

    Pág. 36, 37.


ID
3083230
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Parte da ponte da Alça Viária localizada sobre o Rio__________, no km 48 da PA-483, desabou na madrugada deste sábado (6). Segundo informações do Centro Integrado de Operações (Ciop), o acidente aconteceu às 1h38 da manhã quando uma balsa bateu em um dos pilares, o que provocou a ruína de aproximadamente 300 metros da ponte.". (Fonte: O Liberal. Acesso em: 06Abril. 2019). Em qual rio está localizada a ponte que desabou?

Alternativas
Comentários
  • B Rio moju

  • rio Moju

  • GAB. B

    Parte de uma ponte do complexo Alça Viária, importante por fazer a ligação entre Belém e cidades do interior do estado, caiu na madrugada deste sábado (6) no Rio Moju, próximo à entrada do município de Acará, que fica a cerca de 60 km de Belém. Segundo o Centro Integrado de Operações (Ciop) do Pará, no momento do acidente, dois veículos estavam passando na ponte. O Corpo de Bombeiros não divulgou o estado de saúde das vítimas.

    A ocorrência foi registrada às 1h38 deste sábado (6). De acordo com o Centro de Operações, o rompimento ocorreu devido a uma balsa que teria batido em um dos pilares da ponte, que é a terceira da Alça Viária, no quilômetro 48 da rodovia estadual.

    FONTE G1

  • Quem é do Pará deve achar graça dessas questões, agora quem é de fora.. só Deus


ID
3083233
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Com o leilão de arrendamento de seis ____________ no Estado do Pará, realizado na manhã de sexta-feira (5), entra em discussão a situação dos trabalhadores que atuam na região. Mesmo com a previsão de investimento de R$ 430 milhões nas áreas (...)por parte do governo, o setor fica em alerta.". (Fonte: O Liberal. Acesso em: 06 Abril. 2019). A reportagem trata das privatizações dos(as): 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o leilão de arrendamento as áreas portuárias será realizado no dia 5 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, como parte dos planos do governo federal de realizar 23 concessões, incluindo portos, aeroportos e ferrovia, dentro dos primeiros cem dias de gestão.

    Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/03/07/governo-federal-anuncia-leilao-de-seis-areas-portuarias-no-para.ghtml


ID
3266398
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Pará está localizado na Região Norte do Brasil e apresenta o segundo maior território do país, sendo menor apenas que o Amazonas. Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o território do Pará concentra 31 etnias indígenas espalhadas em 298 povoações, totalizando mais de 27 mil índios, além de possuir comunidades negras remanescentes de antigos quilombos.

Sobre as características gerais do estado do Pará, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os rios principais são: o Amazonas, Tapajós, Tocantins, Xingu, Jari e rio Pará.

  • A)Os maoris ou maores são o povo nativo da Nova Zelândia

    B)O clima é equatorial, a temperatura média anual é de 27°C.

    C)O ponto mais elevado é a serra do Acari, com 1906 metros de altitude

    E)"Os Lukaguir" não existe nenhuma tribo indígena com esse nome

    Gabarito: D)São exemplos de rios que drenam águas do território paraense os rios Amazonas, Jari, Tapajós, Tocantins e Xingu

  • Esse "drenam" aí como recurso estilístico do examinador acaba por confundir os candidatos! O que se entente por "drenar": nascer? transitar? desaguar?

  • A)Os maoris ou maores são o povo nativo da Nova Zelândia

    B)O clima é equatorial, a temperatura média anual é de 27°C.

    C)O ponto mais elevado é a serra do Acari, com 1906 metros de altitude

    E)"Os Lukaguir" não existe nenhuma tribo indígena com esse nome

    Gabarito: D)São exemplos de rios que drenam águas do território paraense os rios Amazonas, Jari, Tapajós, Tocantins e Xingu


ID
3266542
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sendo uma cidade que surgiu para defender a entrada da Amazônia de estrangeiros, 400 anos após sua fundação, Belém acumula encantos e desafios. Sobre as características gerais, a história e a geografia de Belém, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    Em 1847, com o término do contrato de arrendamento, a Casa foi demolida e iniciada a construção dos Mercados de Peixe e de Carne, este último também conhecido como Mercado Municipal ou Mercado Bolonha, uma vez que sua edificação foi feita pelo engenheiro Francisco Bolonha.

    No Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e começo do século XX, a cidade de Belém teve grande importância comercial, principalmente para o cenário internacional. Neste período, também se pode registrar mudanças urbanísticas. Importantes edificações foram erguidas, entre as quais, o Palácio Lauro Sodré, o Teatro da Paz, o Palácio Antônio Lemos e o Mercado Ver-o-Peso.

    http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=768&Itemid=1


ID
3287362
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Feira Literária do Pará (FliPA), foi criada, segundo seu organizador, para valorizar a literatura paraense. É correto afirmar que a Feira Literária do Pará

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Com o objetivo de dar visibilidade ao autor local e em sua produção literária, a Feira Literária do Pará (FliPA),promovida desde 2014 pelo grupo Pagés, reúne escritores paraenses.

    FONTE https://www.publishnews.com.br/agenda/7/32/14/4546/2016/10/1510


ID
3287935
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo manchete do portal G1, o Brasil teve recorde de assassinatos em conflitos por terra nos primeiros meses de 2017. O estado do Pará foi palco de alguns desses conflitos nos últimos anos. Sobre os conflitos do campo do estado do Pará, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Era uma quarta-feira, por volta das 16h, do dia 17 de abril de 1996. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam acampadas na curva do S, em Eldorado do Carajás, sudeste do Pará, em forma de protesto. O objetivo era marchar até a capital Belém e conseguir a desapropriação da fazenda Macaxeira, ocupada por 3,5 mil famílias sem-terra.

    A caminhada que tinha começado no dia 10 de abril foi parada com sangue em um ataque da Polícia Militar que ficou mundialmente conhecido como o . Um total de 155 policiais militares estiveram envolvidos na operação que deixou 21 camponeses mortos, 19 no local do ataque, e outros dois que faleceram no hospital.

  • c) A chacina de Colniza, ocorrido nesse município no noroeste do Pará (FOI EM MT) em janeiro de 2017, deixou nove pessoas assassinadas em um assentamento localizado em uma área de disputa por terras.

     

    d) A missionária Dorothy Mae Stang foi assassinada, no dia 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, sudoeste do Pará.

    Ela nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, mas decidiu ser cidadã brasileira, foi naturalizada e passou a morar na Amazônia.

    Em Anapu, conheceu o drama do pequeno agricultor, sem terra para trabalhar.

    Virou uma liderança na luta pela reforma agrária e começou a incomodar madeireiros, fazendeiros e grileiros da região.

     

    e) No dia 17 de abril de 1996, dezenove sem terras foram mortos durante da ação da polícia do estado do Pará, episódio que ficou conhecido como massacre de Eldorado do Carajás.

     

     

     


ID
3287941
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sendo uma cidade que surgiu para defender a entrada da Amazônia de estrangeiros, 400 anos após sua fundação, Belém acumula encantos e desafios. Sobre as características gerais, a história e a geografia de Belém, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Belém do Pará está localizada ao sudeste do estado, a 220 km do mar e a 30 km da linha do equador. ( NORTE)

    D) GABARITO

  • Clima: equatorial (quente e úmido)


ID
3288880
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Brasil apresenta distintas paisagens vegetais que variam de acordo com as características naturais e originais dos tipos de vegetações existentes no país. Sobre as paisagens vegetais do Pará, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Floresta Ombrófila Densa (conhecida também por floresta pluvial tropical - Floresta Amazônica e Floresta Atlântica): caracteriza-se por fanerófitos, lianas e epífitas em abundância. Esta formação está condicionada a ocorrência de temperaturas elevadas, em média 25ºC, e altas precipitações, bem distribuídas durante o ano, cujo período seco varia de 0 a 60 dias. Os solos predominantes dessa tipologia são os LATOSSOLOS VERMELHO Distroférricos (Latossolo roxo distrófico) e excepcionalmente os LATOSSOLOS VERMELHO Eutroférricos (Latossolo roxo eutrófico).

    Floresta Ombrófila Aberta: é considerada um tipo de transição da floresta ombrófila densa, caracterizando-se por gradientes climáticos com mais de 60 dias secos. Possui quatro faciações florísticas: com cipó, nas áreas de depressões circulares do embasamento pré-cambriano; com palmeiras, em terrenos areníticos que ocorre por toda a Amazônia e até mesmo fora dela; com bambu, ocorre da parte ocidental da Amazônia até o planalto meridional do Estado do Paraná.

    O conhecimento é a luz da existência!

  • Principal bioma: floresta amazônica;

    Domina planícies;

    Principal vegetação: floresta latifoliada (árvores de grande porte);

    Clima: equatorial (quente e úmido)

    Floresta ombrófila.

  • Conheço esses termos técnicos não!

  • Principal bioma: floresta amazônica. Vegetação latifoliada (árvores de alto porte, com folhas largas e grandes), floresta ombrófila (chuva o ano todo) densa e aberta (a mista não tem na Amazônia). 


ID
3288886
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As festas populares, também conhecidas como manifestações populares ou festas típicas, que abrangem uma determinada região ou país, são baseadas nos costumes e na tradição cultural de um povo. Sobre essas festas, manifestações populares que representam a sociedade paraense, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em  a , que ocorre na capital , no estado brasileiro do , em , capital do estado do  e em , capital do estado do . Celebrado anualmente desde , no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses - em  é celebrado no dia 8 de setembro na vila de .

  • A) INCORRETA - Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. Embora seus registros mais antigos tenham ocorrido em Pernambuco, a congada é mais praticada em estados

    como SP, RJ, MG, GO, ES, RS, PR e PA;

    B) CORRETA;

    C) INCORRETA - A origem da Festa do Divino se encontra em Portugal do século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336) por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal.

    É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas do século XVI . A colonização foi feita com Dom Pedro onde a festa chegou, mas ganhou força no século XVII.

    D) INCORRETA - o Wikipédia não trouxe a origem, mas nas pesquisas aparece que teve sua origem na 1ª edição do Oktoberfest Blumenau, na época chamada Festival de Verão;

    E) INCORRETA - O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

    Fonte: Wikipédia e páginas culturais da internet

  • A devoção à Virgem de Nazaré, em , começou após o caboclo Plácido ter encontrado uma pequena imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murutucu, que corria pela atual travessa 14 de Março, onde hoje ficam os fundos da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

    De acordo com a lenda, Plácido levou a imagem pára casa, mas não a encontrou no dia seguinte. A santa foi localizada apenas no Igarapé onde havia sido encontrada originalmente. Plácido tentou levar a imagem outras vezes, mas ela sempre desaparecia e retornava ao iagarpé. A imagem foi levada para a Capela do Palácio do Governo da Província, onde ficou guardada por escolta - mesmo assim, de manhã não estava lá.

    Entendendo que era o desejo da Virgem permanecer no Igarapé, a comunidade católica de Belém construiu uma ermida no local onde a imagem era encontrada, o que deu início à romaria e à devoção do povo da capital, já que Nossa Senhora ja era cultuada no município de Vigia, no nordeste do estado.

  • o mínimo que alguém, que vai prestar concurso pro Pará, precisa saber ahhaha


ID
3291475
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2017, um naufrágio no Pará deixou mais de 20 pessoas mortas. O agravante é que a embarcação estava sem licença para atuar e estima-se que transportava aproximadamente 70 pessoas. O naufrágio aconteceu na última etapa da viagem, entre os municípios paraenses Porto de Moz e Senador José Porfírio, no rio

Alternativas
Comentários
  • A- Xingu

  • Quase que eu errei a questão por estar equivocada, o numero de mortos neste acidente foi de 21 pessoas e não 20 como diz a pergunta, mas acertei por eliminação.

    A - Xingu


ID
3291760
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Mobilidade urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade. No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”. A ideia é tornar esse movimento fluido e prático. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade e têm o intuito de deixar a vida das pessoas mais fácil. Sobre a mobilidade urbana do município de Belém, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão Absurda ! Tal tipo de questão privilegia aqueles que moram em Belém e, por tal razão, fere o principio da impessoalidade.

  • CF/88

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XI - trânsito e transporte;

  • Rafael, nem eu que moro em Belém sabia disso. A questão é ridícula pra qualquer pessoa!
  • pronto agora tem que saber das ruas de bélem! palhaçada essa questão!

  • Fanfarão

  • atualidade é, em sua maioria, loteria!


ID
3292051
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo manchete do portal G1, o Brasil teve recorde de assassinatos em conflitos por terra nos primeiros meses de 2017. O estado do Pará foi palco de alguns desses conflitos nos últimos anos. Sobre os conflitos do campo do estado do Pará, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • #PCPA

  • assertiva de letra A, a única que condiz com o ano e a situação ocorrido!

    só vem PM-PA.

  • Alternativa A PC-PARÁ

  • O Massacre de Eldorado do Carajás foi o assassinato de dezenove sem-terra que ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado do Carajás, no sul do Pará, Brasil decorrente da ação da polícia do estado do Pará.

  • A culminância deste conflito ocorreu no dia 24 de maio de 2017, quando policiais civis e militares assassinaram dez destes trabalhadores instalados na fazenda Santa Lúcia. O massacre ocorreu durante ação de busca e apreensão, em cumprimento de mandato de prisão expedido pelo Judiciário contra membros do acampamento. Não obstante a denúncia do massacre e a permanência de ameaças de mortes contra os ocupantes, na semana seguinte, Rosenildo Pereira de Almeida, liderança dos trabalhadores rurais, também foi assassinado, num ato de silenciamento contra aqueles que lutam por Justiça e lisura nas investigações.

  • B) Na noite de 22 de dezembro de 1988, o ecologista Chico Mendes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, no Acre, foi morto a tiros de espingarda, no quintal de sua casa, por Darcy Alves da Silva, a mando de seu pai, o fazendeiro Darly Alves da Silva.

    Chico Mendes havia sido condecorado pela ONU no ano anterior, por sua luta em defesa do meio ambiente. O ecologista, que ajudara a organizar o trabalho e a resistência dos seringueiros, foi o fundador da primeira reserva extrativista do Brasil, 40 mil hectares de exploração conservacionista, em São Luiz do Remanso, situado a 80 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre.

    C) Chacina de Colniza” completa 3 anos e sem resolução. 9 trabalhadores rurais foram mortos e 5 denunciados como autores do derramamento de sangue e vão a júri popular. A briga por terra teria sido a motivação do crime, atrito que é presente em toda a região de Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá) por conta da exploração de madeira e minério.

    D) Numa estrada de terra de difícil acesso a 53 quilômetros de Anapu (PA), a missionária católica Dorothy Mae Stang é assassinada com sete tiros, por defender os sem-terra. Os latifundiários Vitalmiro Bastos de Moura e Regivaldo Pereira Galvão são apontados como os principais mandantes do crime.

    Norte-americana naturalizada brasileira, irmã Dorothy chegou ao Brasil em 1966 e desde a década de 1970 atuava na região amazônica, mantendo intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra.

    E) Massacre de Eldorado do Carajás: Em abril de 1996, 21 trabalhadores rurais foram assassinados


ID
3292057
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sendo uma cidade que surgiu para defender a entrada da Amazônia de estrangeiros, 400 anos após sua fundação, Belém acumula encantos e desafios. Sobre as características gerais, a história e a geografia de Belém, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia.

    De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.

    #PCPA

  • GABARITO D

    A economia cresceu rapidamente no século XIX e início do século XX com a exploração da borracha, pela extração do látex, época esta que ficou conhecida como Belle Époque, marcada pelos traços artísticos da Art Nouveau. Nesse período a Amazônia experimentou dois ciclos econômicos distintos com a exploração da mesma borracha.

    Estes dois ciclos (principalmente o primeiro) deram não só a Belém, mas também a Manaus (Amazonas), um momento áureo no que diz respeito à urbanização e embelezamento destas cidades. A construção do Teatro da Paz (Belém) e do Teatro Amazonas (Manaus) são exemplos da riqueza que esse período marcou na história da Amazônia.

    Fonte: Wikipedia

  • #Analisando alguns itens-

    Letra A: ERRADO

    "Capital do Estado do Pará, a cidade de Belém está situada a 160 km ao sul do Equador, às margens da Baía de Guajará, no estuário do rio Tocantins e do rio Pará." (Google - texto: "O Estado do Pará", não tem autor).

    Letra B: ERRADO

    A ilha de Maiandeua está localizada no município de Maracanã no estado do Pará.

    Letra E: ERRADO

    "A Belém está em 15m acima do nível do mar Belém tem um clima tropical."(https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/para/belem-4299/)

    Fé na Batalha!

    Pertenceremos.


ID
3294235
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2017, um naufrágio no Pará deixou mais de 20 pessoas mortas. O agravante é que a embarcação estava sem licença para atuar e estima-se que transportava aproximadamente 70 pessoas. O naufrágio aconteceu na última etapa da viagem, entre os municípios paraenses Porto de Moz e Senador José Porfírio, no rio

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    A embarcação naufragou na noite de uma terça-feira em uma área denominada de Ponte Grande do Xingu, no rio Xingu, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. Eram 70 pessoas a bordo, 23 morreram entre jovens, adultos e crianças. A embarcação tinha paradas nos municípios de Monte Alegre, Prainha e o destino final era Vitória do Xingu.

    No dia do naufrágio no Rio Xingu, no Pará, o responsável pelo barco Capitão Ribeiro informou à Marinha do Brasil que levava apenas 2 passageiros. Em depoimento à polícia, o dono da embarcação confirmou que transportava cerca de 50 pessoas naquela terça e que não havia controle de quantas embarcavam em Santarém, no oeste do estado.

    FONTE G1

  • O navio Capitão Ribeiro saiu do município de Santarém, oeste do Pará, às 18h de segunda-feira (21) com cerca de 70 pessoas a bordo, segundo informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A embarcação tinha escala nos municípios de Monte Alegre, Prainha e destino final em Vitória do Xingu, mas acabou naugrafando na Ponta Grande do Xingu, em Porto de Moz.

    Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/para-registra-seis-naufragios-de-embarcacoes-em-2017.ghtml


ID
3303589
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Polícia do Pará deixa escapar principal suspeito

por maior área desmatada da Amazônia

    Conhecido na região como Geraldinho Palmeira, o acusado fugiu sem ser perseguido por policiais; por falta de transporte, nem mesmo trabalhadores flagrados em área devastada foram levados a uma delegacia.

Internet: <https://epoca.globo.com/> .

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e ancorando‐se em temas correlatos, julgue o item.

A “maior área desmatada da Amazônia”, mencionada na reportagem, localiza‐se na divisa dos municípios de São Félix do Xingu e Altamira.

Alternativas
Comentários
  • O estado que mais acumula área desmatada em outubro deste ano é o Pará, que teve 398 km². No ano todo, o estado já teve 3.246 km² devastados, segundo o monitoramento da plataforma. Localizada na divisa entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no Pará, a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu deveria ser rebatizada — de proteção ambiental não tem nada. De todas as regiões da Amazônia que arderam ou ainda estão  este ano. Revista Epocá

  • Localizada na divisa entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no Pará, a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu deveria ser rebatizada — de proteção ambiental não tem nada. De todas as regiões da Amazônia que arderam ou ainda estão  neste ano, nenhuma se compara em tamanho à área visitada por ÉPOCA na última semana de agosto. Um único trecho de 3.730 hectares de floresta, equivalentes a 23 parques Ibirapuera, em São Paulo, ou 31 aterros do Flamengo, no Rio de Janeiro, simplesmente desapareceu...

    https://epoca.globo.com/sociedade/policia-do-para-deixa-escapar-principal-suspeito-por-maior-area-desmatada-da-amazonia-1-23914745

  • So para complementar: Altamira é o maior municipio do Mundo....

  • O principal suspeito de desmatar a Amazônia no Pará fugiu da polícia militar. De acordo com a Época, a região fica entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, chamada de Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu. De acordo com a revista, homens do Ibama realizaram fiscalização às vésperas do encontro dos líderes do G7, quando as queimadas na Amazônia tiveram repercussão internacional. O homem, diz a revista, conhecido como Geraldinho Palmeira, fugiu enquanto a fiscalização avançava na mata. No local foram encontradas motosserras, espingardas, motos e cerca de 50 homens - todos trabalhadores que ocupavam 11 acampamentos na mata.

    Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/suspeito-desmatar-amazonia-para-foge-da-policia/

    Resposta: Certo

  • Terra indígena no Pará tem o maior desmatamento do país.


ID
3303592
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Polícia do Pará deixa escapar principal suspeito

por maior área desmatada da Amazônia

    Conhecido na região como Geraldinho Palmeira, o acusado fugiu sem ser perseguido por policiais; por falta de transporte, nem mesmo trabalhadores flagrados em área devastada foram levados a uma delegacia.

Internet: <https://epoca.globo.com/> .

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e ancorando‐se em temas correlatos, julgue o item.

É intenso o desmatamento na região da bacia do rio Xingu, que abriga diversas comunidades indígenas e é importante corredor ecológico para espécies amazônicas.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo com a conclusão das obras da usina de Belo Monte, é intenso o desmatamento na região da bacia do rio Xingu, que abriga diversas comunidades indígenas e é importante corredor ecológico para espécies amazônicas.

    Resposta: Certo

  • Rio Xingu

    Nasce em Mato Grosso, ao norte da região do planalto Central, na união entre as serras do Roncador e Formosa, aos 600m de altitude. 

    O rio se alimenta com a confluência de três rios principais: Rio Ferro (Oeste); Rio Batovi (Sul);e Rio Culuene (Leste).

  • O que são Corredores Ecológicos?

    Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade são áreas que unem os fragmentos florestais ou unidades de conservação separados por interferência humana, como por exemplo, estradas, agricultura, atividade madeireira.

    O objetivo do corredor ecológico é permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. Ele reduz os efeitos da fragmentação dos ecossistemas ao promover a ligação entre diferentes áreas e permitir o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora. Esse trânsito permite a recolonização de áreas degradadas, em um movimento que de uma só vez concilia a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.

    Fonte: https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28538-o-que-sao-corredores-ecologicos/


ID
3303595
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Polícia do Pará deixa escapar principal suspeito

por maior área desmatada da Amazônia

    Conhecido na região como Geraldinho Palmeira, o acusado fugiu sem ser perseguido por policiais; por falta de transporte, nem mesmo trabalhadores flagrados em área devastada foram levados a uma delegacia.

Internet: <https://epoca.globo.com/> .

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e ancorando‐se em temas correlatos, julgue o item.

Assim como ocorre em outras áreas da Amazônia, garimpos, desmatamentos ilegais e grilagem de terras são fenômenos comuns em várias regiões do estado do Pará.

Alternativas
Comentários
  • Assim como ocorre em outras áreas da Amazônia, garimpos, desmatamentos ilegais e grilagem de terras são fenômenos comuns em várias regiões do estado do Pará. A questão fundiária, inclusive, é uma das mais problemáticas para a população paraense.

    Resposta: Certo

  • Assim como ocorre em outras áreas da Amazônia, garimpos, desmatamentos ilegais e grilagem de terras são fenômenos comuns em várias regiões do estado do Pará-Correto.

    Lembrando que as maiores áreas da Amazônia, garimpos, desmatamentos ilegais e grilagem de terras no Pará ocorrem no leste e no sudeste do Pará.

  • esses fatos são frutos dos conflitos agrários.

    assertiva correta!

    só vem PM-PA.


ID
3407290
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na  Amazônia,  o  povoado  de  Alter  do  Chão,  no  Pará,  vive,  nos  últimos  anos,  uma  forte  disputa  em  torno  do  modelo  de  turismo na região. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item .


Um dos principais destinos turísticos do Pará, Alter do Chão integra o município de Santarém.

Alternativas
Comentários
  • Alter do Chão é um dos  do  de , no  do . Localizado na margem direita do , distante do  da cidade cerca de 37 quilômetros através da rodovia Everaldo Martins (). É o principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo segundo o   , ficando conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.

    Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre

  • Alter do Chão é uma vila que faz parte do município de Santarém, no Pará, e conta com pouco mais de 6000 habitantes. Localizada a 1350 km da capital , Alter do Chão está distante apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), principal porta de entrada para quem pretende viajar de avião a partir de todo o Brasil. Apesar de não ser a maior cidade e nem a mais populosa da região (Santarém é bem maior), Alter do Chão é a principal base para os turistas que pretendem conhecer as belezas do Rio Tapajós e Rio Arapiuns.

  • Alter do Chão é uma vila que faz parte do município de Santarém, no Pará, e conta com pouco mais de 6000 habitantes. Localizada a 1350 km da capital , Alter do Chão está distante apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), principal porta de entrada para quem pretende viajar de avião a partir de todo o Brasil. Apesar de não ser a maior cidade e nem a mais populosa da região (Santarém é bem maior), Alter do Chão é a principal base para os turistas que pretendem conhecer as belezas do Rio Tapajós e Rio Arapiuns.

  • 208 pessoas do Pará acertaram. risos

    e quem fez essa questão só pode morar no Pará ou no Alter do Chão. Só pode. ne possivi!

  • Questão pouco necessária.
  • Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na Amazônia, o povoado de Alter do Chão, em Santarém (PA), vive nos últimos anos uma forte disputa em torno do modelo de turismo na região.

    FONTE G1

  • Um dos principais destinos turísticos do Pará, o distrito de Alter do Chão, conhecido por suas belas praias desertas à beira do Rio Tapajós, integra o município de Santarém.

    Em 2009, Alter do Chão ganhou fama mundial após ter sido eleita pelo jornal The Guardian como a mais bela brasileira, à frente de paraísos como e Alagoas.

    Resposta: Certo

  • Alter do Chão é um distrito administrativo do município de Santarém. Assim como FORDLÂNDIA na cidade de Aveiro!

  • Gab: Certo

    Alter do chão, caribe amazônico.

    Lindíssima!!!

  • Alter do Chão É o principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo, ficando conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.

  • Gab: C

    Distrito Adm de Santarém


ID
3407293
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na  Amazônia,  o  povoado  de  Alter  do  Chão,  no  Pará,  vive,  nos  últimos  anos,  uma  forte  disputa  em  torno  do  modelo  de  turismo na região. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item .


Integrantes de organização não governamental que atua na região foram presos em novembro último, acusados de participação em incêndios que atingiram Alter do Chão.

Alternativas
Comentários
  • Foram presos em 26 de novembro. ( desnecessária essa questão.)

  • https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50595981

  • Bem desnecessária mesmo Reny Lins

  • Quatro integrantes da Brigada de Incêndio de Alter do Chão foram presos, na manhã desta terça-feira (26), por suspeita de incêndio criminoso na Área de Proteção Ambiental (APA). A ação resultou de uma operação da Polícia Civil chamada "Fogo do Sairé".


ID
3407299
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na  Amazônia,  o  povoado  de  Alter  do  Chão,  no  Pará,  vive,  nos  últimos  anos,  uma  forte  disputa  em  torno  do  modelo  de  turismo na região. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item .



A região de Alter do Chão, distante de núcleos urbanos importantes, está isenta de conflitos fundiários e de pressões imobiliárias, comuns a outras localidades do Pará.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - ERRADO

    https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/11/28/de-soja-a-briga-pelo-turismo-tensao-envolvendo-ongs-ja-dura-decadas-em-alter-do-chao.ghtml

  • Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na Amazônia, o povoado de Alter do Chão, em Santarém (PA), vive nos últimos anos uma forte disputa em torno do modelo de turismo na região.

    Na tarde desta quinta-feira (28/11), a Justiça determinou a soltura dos quatro ativistas, integrantes da Brigada de Alter do Chão, grupo que ajuda a combater incêndios florestais na região.

    De um lado, famílias poderosas e empresários locais defendem a construção de grandes hotéis e resorts à beira do rio Tapajós, conhecido pelas águas cristalinas e pelas praias de areia branca.

    De outro, movimentos sociais e ONGs ambientalistas — como as vinculadas ao grupo que foi preso — advogam um turismo de menor impacto, que preserve as características da região e impeça a expulsão de comunidades tradicionais.

    Esse embate é o pano de fundo da prisão dos integrantes da Brigada, diz à BBC News Brasil o cientista social Maurício Torres, ex-morador de Alter do Chão e professor da Universidade Federal do Pará (Ufpa), em Belém.

    Especialista em conflitos territoriais no Pará, Torres diz que a lógica das disputas em Alter do Chão é distinta da que se observa em muitas outras partes da Amazônia.

  • Assim como ocorre em outras áreas da Amazônia, garimpos, desmatamentos ilegais e grilagem de terras são fenômenos comuns em várias regiões do estado do Pará. A questão fundiária, inclusive, é uma das mais problemáticas para a população paraense, inclusive em municípios como Alter do Chão.

    Resposta: Errado

  • Alter do chão fica em Santarém, cidade Polo e importante para o Estado do Pará, gabarito ERRADO

  • Ponto pra mim que moro por aqui rsrs

  • Procurar hotéis em Belém e regiões próximas me fez acertar a questão. hahah


ID
3481258
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.


Nos dias de hoje, pelo mundo afora, vê-se o aprofundamento dos ideais democráticos, não havendo espaço para a defesa de princípios ideológicos radicais assentados no nacionalismo extremado, na intolerância e nas mais diversas formas de preconceito.

Alternativas
Comentários
  • O QUE MAIS SE VÊ É TIRO PORRADA E BOMBA NO MUNDO A FORA

  • Nos dias de hoje, pelo mundo afora, vê-se o aprofundamento dos ideais democráticos, não havendo espaço para a defesa de princípios ideológicos radicais assentados no nacionalismo extremado, na intolerância e nas mais diversas formas de preconceito.

  • O erro desta questão em enfatizar a extinção de princípios e ideologias, sendo que em pleno séc21 o que mais temos são defesas por direitos e ideologias , porém há vários problemas relacionados a aqueles por hora defendidos!


ID
3481261
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.


Durante o regime militar instaurado em 1964, o projeto de Brasil Grande enfatizou a necessidade de se promover o desenvolvimento da Região Norte, incorporando-a efetivamente ao conjunto do País, sendo o Pará uma das áreas estrategicamente escolhidas para receber os mais diversos investimentos.

Alternativas
Comentários
  • O projeto de Brasil Grande enfatizou a necessidade de se promover o desenvolvimento da Região Norte, incorporando-a efetivamente ao conjunto do País, sendo o Pará uma das áreas estrategicamente escolhidas para receber os mais diversos investimentos.

    Desta forma, foi realizado um grande plano de colonização das terras que margeavam as estradas entre Belém e Brasília (Sudeste do Pará), onde foram implantadas comunidades agrícolas. Muitos migrantes, principalmente do Nordeste e do Sul, foram atraídos, mas os planos de assentamento fracassaram: os colonos abandonaram seus lotes e mudaram-se para as maiores cidades do Sudeste Paraense, o que gerou:

    ·     Inchaço populacional;

    ·     Grilagem de terras;

    ·     Desenvolvimento de latifúndios;

    ·     Devastação;

    ·     Desterritorialização de populações tradicionais; e

    ·     Corrida pelo ouro em Serra Pelada.

    Resposta: Certo

  • correto a assertiva, os militares resolveram investir no Estado do Pará, segundo meus conhecimentos, pelo fato de fazer parte da Amazônia. Se eu estiver errado ou equivocado por favor corrija-me.

    só vem PM-PA.

  • GAB: CERTO

    Sim correto, e também pela facilidade do grande Agronegócio em diversas áreas do Pará com facilidade de acesso ao amazonas.

    PERTENCEREMOS PM PARÁ!


ID
3481264
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.


Canaã dos Carajás jamais esteve vinculado ao Projeto Grande Carajás do regime militar, provavelmente pelo desconhecimento, à época, de suas potencialidades minerais.

Alternativas
Comentários
  • Abarcando terras do sudeste do Pará, norte de Tocantins e sudoeste do Maranhão, e cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, o PGC estende-se por uma área de 900 mil km², o que corresponde a um décimo do território brasileiro. Ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que vai da região sudeste do Pará até São Luís/MA, é possível observar a presença crescente de siderúrgicas em território paraense.

    Por causa da grande extensão territorial do Programa, este acaba por beneficiar inúmeros municípios, ainda que de maneira desigual. Ou seja, uns mais que os outros. Dentre os mais beneficiados, por exemplo, podemos citar Canaã dos Carajás, que se tornou centro do maior projeto de minério do mundo, o S11D da Vale.

    Resposta: Errado

  • GAB: ERRADO

    CLARO QUE esteve sim vinculado ao Projeto Grande Carajás do regime militar.

    PERTENCEREMOS PM PARÁ!

  • Gabarito: ERRADO

    A história de Canaã está desde sua origem intimamente ligada aos grandes projetos em curso na Amazônia Legal durante a .

    Canaã esteve desde então à sombra do Projeto Grande Carajás, onde mesmo extinto, reflete constantemente na organização territorial em que a localidade se encontra.

    Fonte: Wikipédia


ID
3481267
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.


Canaã dos Carajás nasceu de um assentamento agrícola, implantado pelo Governo Federal, a partir de 1982, pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT). A área, ocupada por mais de mil e quinhentas famílias, ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional II (CEDERE II).

Alternativas
Comentários
  • Canaã dos Carajás

    O Município de Canaã dos Carajás nasceu a partir da criação de um assentamento agrícola no Estado do Pará. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do estado, foi implantado em 1982, pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal.

    O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio, no norte do Estado do Tocantins. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área, que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional (CEDERE).

    Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo de terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminaram e o GETAT foi extinto. Só em outubro de 1994, através da Lei Estadual 5.860, o CEDERE foi desmembrado de Parauapebas e tornou-se município – o de Canaã dos Carajás.

    Terra Prometida

    A escolha do nome é resultado da grande quantidade de evangélicos que moravam na cidade. O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”. Tempos depois, a terra foi prometida por Deus a Abraão e sua descendência. Canaã é descrita nos livros de “Daniel” e “Êxodo” como “terra que emana leite e mel” e “Genesis” afirma, sobre os recursos minerais disponíveis na região como: “ouro”, “cobre” e “níquel”.

    O último nome, “Carajás”, relaciona-se com o principal acidente geográfico e geológico do município (e da região sudeste do Pará), a Serra dos Carajás. A região é conhecida mundialmente pelas minas de ouro, ferro e manganês. Anteriormente à colonização, esse território era povoado pelos povos Karajá e Kaiapó.

    Economia

    Na década de 90, Canaã dos Carajás tinha uma formação basicamente agropecuária. Sua economia girava em torno da cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte.

    No fim do milênio, com a descoberta de jazidas minerais de cobre, níquel e ferro no município, Canaã dos Carajás começou a receber trabalhadores para implantação de minas e usinas de beneficiamento e processamento do minério.

    Explorando o cobre, a mina de Sossego foi a primeira a ser construída, com início de suas operações em 2003. Em 2011, iniciou a construção da mina de S11D, que será a maior do mundo em exploração do ferro. Estima-se que a mina entrará em operação ainda este ano.

    Com a incorporação da atividade de mineração ao município, a população de Canaã, subiu de 10.922 em 2000 para 31.062 em 2013 conforme dados do IBGE. Hoje, a população do município é estimada em cerca de 50 mil habitantes.

    fonte: https://www.canaadoscarajas.pa.gov.br/novo/historia/


ID
3481270
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.


O rápido esgotamento das jazidas, sobretudo de cobre, faz da agricultura, na atualidade, o sustentáculo da economia de Canaã dos Carajás, secundada pela pecuária leiteira.

Alternativas
Comentários
  • pecuária extensiva ; agronegócio.

  • ITEM ERRADO.

     

    Não houve rápido esgotamento e sim declínio. As jazidas estão previstas para serem esgotadas apenas no ano de 2025. Na década de 90, Canaã dos Carajás tinha uma formação basicamente agropecuária. Sua economia girava em torno da cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte. Porém, desde do descobrimento de grandes reservas de minério de cobre no subsolo de Canaã dos Carajás em 1997 e a implantação do Projeto Sossego, pela empresa Vale em 2002, a indústria mineradora passou a ser o sustentáculo da economia do município. Por fim, na atualidade, o setor industrial figura na primeira posição no PIB de Canaã dos Carajás, seguido dos setores de serviços e agropecuário , respectivamente.

    • ROGGER ROCHA

ID
3481555
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.


Canaã dos Carajás é um município paraense que tem na extração mineral uma importante fonte de renda, responsável por sua significativa renda per capita.

Alternativas
Comentários
  • de tantas questões relacionadas ao estado do Pará que já resolvi, já estou me sentido um paraense morando em São Luís do Maranhão! kkk....

    assertiva correta galera!

    só vem PM-PA.


ID
3481558
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.


A origem de Canaã dos Carajás está vinculada aos grandes projetos lançados pelo regime militar para promover o desenvolvimento da Amazônia Legal.

Alternativas
Comentários
  • O regime militar investiu num modelo desenvolvimentista marcado por empresas estatais e obras públicas gigantescas nas áreas de transporte, energia e estratégia militar, que buscavam a soberania do Brasil. Apelidadas de “obras faraônicas” pela imprensa da época, neste período foram construídas a rodovia Transamazônica (BR-230), as hidrelétricas de Tucuruí, Balbina e Itaipu (a maior do Brasil), a ponte Rio-Niterói, as usinas nucleares de Angra, a Ferrovia do Aço e o projeto de minério de ferro de Carajás e de celulose de Jari....

    Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ditadura-militar-grandes-obras-e-truculencia-policial-sao-algumas-herancas-do-regime.htm?cmpid=copiaecola

  • Obra dos militares eram todos "elefantes brancos" , obras caras e sem utilidade prática alguma.

  • muito bem explicado a respostado colega MILTON CORREA!

  • O Município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado a partir de 1982 pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal.


ID
3481561
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.


Embora possua grandes reservas minerais, Canaã dos Carajás não conseguiu atrair o interesse de grandes empresas mineradoras, diferentemente do que ocorreu com outras áreas do Pará.

Alternativas
Comentários
  • Gab. errado

    Localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, o S11D é o maior complexo minerador da história da Vale. É um empreendimento que integra produtividade com respeito pelas pessoas e tecnologia com inteligência ambiental.

    O projeto traz soluções como o sistema truckless, que substitui os tradicionais caminhões fora de estrada por correias transportadoras e reduzirá em cerca de 70% o consumo de diesel. Os investimentos em inovação, aliados à experiência da Vale no setor, possibilitam uma operação de maior eficiência e menor impacto ao meio ambiente.

  • Abarcando terras do sudeste do Pará, norte de Tocantins e sudoeste do Maranhão, e cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, o PGC estende-se por uma área de 900 mil km², o que corresponde a um décimo do território brasileiro. Ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que vai da região sudeste do Pará até São Luís/MA, é possível observar a presença crescente de siderúrgicas em território paraense.

    Por causa da grande extensão territorial do Programa, este acaba por beneficiar inúmeros municípios, ainda que de maneira desigual. Ou seja, uns mais que os outros. Dentre os mais beneficiados, por exemplo, podemos citar Canaã dos Carajás, que se tornou centro do maior projeto de minério do mundo, o S11D da Vale.

    Resposta: Errado

  • errada a questão! vocês acham mesmo que com toda a riqueza por lá tendo não iriam atrair as grandes empresas?

    Na minha concepção seria impossível um falto tão relevante como esse não acontecer.

    só vem PM-PA.


ID
3481564
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.


A estagnação econômica explica o fato de que, na atualidade, Canaã dos Carajás tenha bem menos habitantes do que contava quando de sua emancipação.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Em razão da mineração houve um crescimento populacional na região

    A dinâmica de crescimento do perímetro urbano em Canaã dos Carajás cresce de maneira surpreendente e em consonância com o aumento populacional, ambos diretamente influenciados pelas obras de construção e implantação do Projeto Sossego, no início dos anos 2000, e mais recentemente com o processo de instalação do projeto S11D, destinado à extração de minério de ferro. No ano de 1990, ou seja, quatro anos antes da emancipação administrativa do município, a área urbana que seria a sede de Canaã dos Carajás ocupava cerca de 74 hectares (equivalente a 0,74 Km²). Cinco anos mais tarde, em 1995, essa área já havia mais que dobrado, chegando a 156 hectares (1,56 Km²). Em 2005 o centro urbano já se apresentava multiplicada por cinco, chegando a 805 hectares (8,5 Km²). Entre 2005 e 2010 o núcleo de Canaã dobra de tamanho, alcançando 1.500 hectares (15 Km²). Finalmente, a sede do município chega ao ano de 2015 com 3.160 hectares, o que equivale a 31,6 Km², com seus inúmeros loteamentos legalizados ou não. Importante relatar que a tendência ainda é de expansão territorial da mesma. O crescimento populacional atípico ocorrente em Canaã dos Carajás, estimulado a partir da indústria da mineração, não acompanha o desenvolvimento e ordenamento da área urbana. Segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS (PMCC, 2014), o cruzamento das avenidas Weyne Cavalcante e Pioneiros, demarca o ponto central de onde partiram as ocupações irregulares e loteamentos, que foram divididos em três categorias: 

  • O setor da mineração tem sido um dos principais motores de crescimento da Região Norte, especialmente no Pará, onde se encontram as duas maiores jazidas da região: a de Oriximiná, que lavra bauxita, com maior parte da produção destinada à exportação; e a de Serra dos Carajás, que aparece como uma das maiores do planeta e produz o minério de ferro mais puro do mundo. Localizada, no sudeste do estado, Carajás concentra, ainda, uma diversidade de minerais, são eles: manganês, cobre, bauxita, ouro, níquel, estanho e outros.

    Em 2018, 88% das exportações do Pará correspondiam às Indústrias de Mineração e Transformação Mineral. O ferro continua sendo o principal produto exportado pela indústria de mineração do Pará, representando US$ 9,196 bilhões, seguido por cobre, com US$ 2,064 Bilhões, manganês, US$ 276 Milhões, bauxita, níquel, caulim, ouro, silício.

    Até 2024 a indústria mineral pretende investir R$ 22,013 bilhões no Pará, outros R$ 18,863 bilhões serão investidos em infraestrutura, transformação mineral e outros negócios, como a produção de biodiesel. Em números, gera 266 mil empregos diretos e indiretos na cadeia produtiva local e responde por 20% do PIB paraense.

    Fonte: SIMINERAL

  • juro que essa eu não sabia e fui na base do chute, e num é que a questão está errada kkk...

    só vem PM-PA.

  • penso ser extremamente improvável uma cidade ter menos habitantes que na data de sua fundação


ID
3481570
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.


A globalização transformou o mundo atual, gerando riquezas e empregos e praticamente acabando com a desigualdade social.

Alternativas
Comentários
  • Desigualdade não acaba, e existe em todo lugar!

  • A crise gerada pela pandemia do coronavírus acentuou as diferenças econômicas entre os países, a desigualdade social, o desemprego e o aumento da pobreza. O setor de serviços foi um dos mais atingidos no campo interno. No campo internacional, existe o risco de desigualdades entre países com regimes totalitários. Somente uma cooperação internacional poderá ajudar países em desenvolvimento a superar essa crise com êxito.

  • A desigualdade social é uma das grandes marcas do mundo moderno, principalmente em escala global.

    Quando pensamos em Brasil a questão da desigualdade é ainda mais dramática, já que o nosso país é um dos mais desiguais do mundo.

    Resposta: Errado

  • GAB : ERRADO

    Desigualdade é impossível acabar, essa é nossa realidade no Brasil e em todo o mundo!

    Pertenceremos PM PARÁ!

  • Não acabou com a desigualdade social.

  • Já dizia Lênin: Analisando essa cadeia hereditária quero me livrar dessa situação precária. Onde o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. O motivo todo mundo já conhece é que o de cima sobe e o de baixo desce. Bom xibom, xibom, bombom.


ID
3525355
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2017, completam-se 72 anos da ruína de um pedaço de império no meio da floresta amazônica. Era uma área extensa, de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados no sudoeste do Pará, onde se construiu a Fordlândia. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Atualmente, a Fordlândia está sob a administração política da cidade de Aveiro que, apesar de sofrer com a falta de recursos, mostra-se interessada em reconstruir a cidade para atrair mais visitantes. AVEIRO - PA

    Fordlândia foi o nome dado a uma vasta área de terra adquirida pelo empresário norte-americano Henry Ford, através de sua empresa Companhia Ford Industrial do Brasil, por concessão do Estado do Pará, por iniciativa do governador Dionísio Bentes e aprovada pela Assembleia Legislativa, em 30 de setembro de 1927. A área de 14.568 km² fica localizada no município de Aveiro, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós. Ford tinha a intenção de usar Fordlândia para abastecer sua empresa de látex necessário a confecção de pneus para seus automóveis, então dependentes da borracha produzida na Malásia, na época colônia britânica. Os termos da concessão isentavam a Companhia Ford do pagamento de qualquer taxa de exportação de borracha, látex, pele, couro, petróleo, sementes, madeira ou qualquer outro bem produzido na gleba.

    O governo brasileiro suspeitava dos investimentos estrangeiros, especialmente na Amazônia, e oferecia pouca ajuda. Ford ainda tentou realocar as plantações em Belterra, mais para o norte, onde as condições para a seringueira eram melhores mas, a partir de 1945, novas tecnologias permitiam fabricar pneus a partir de derivados de petróleo, o que tornou o empreendimento um total desastre, causando prejuízos de mais de vinte milhões de dólares. Com o falecimento de Henry Ford, seu neto Henry Ford II assumiu o comando da empresa nos Estados Unidos e decidiu encerrar o projeto de plantação de seringueiras no Brasil.

  • A partir do final da década de 1920, Henry Ford, o pioneiro da indústria americana de automóveis, empreendeu o cultivo de seringais na Amazônia, quando, em 1927, criou a cidade de Fordlândia e posteriormente (1934) Belterra, no Oeste do Pará, especialmente para este fim, com técnicas de cultivo e cuidados especiais. Os termos da concessão isentavam a Companhia Ford do pagamento de qualquer taxa de exportação de borracha, látex, pele, couro, petróleo, sementes, madeira e outros bens produzidos na gleba.

     A iniciativa, porém, não logrou êxito, tendo em vista que a plantação foi atacada por uma praga na folhagem conhecida como mal-de-folhas, causada pelo fungo Microcyclus ulei.

    Atualmente, a Fordlândia está sob a administração política da cidade de Aveiro que, apesar de sofrer com a falta de recursos, mostra-se interessada em reconstruir a cidade para atrair mais visitantes.

    Resposta: C

  • galera, Fordlândia não é uma cidade ela é um distrito e esta fica localizada na cidade de Aveiro no estado do Pará.

    só vem PM-PA.


ID
3525358
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Das dez maiores usinas hidrelétricas do Brasil, quatro localizam-se no estado do Pará. Considerando o exposto, sobre recursos energéticos e sustentabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • A usina de Tucuruí, foi criada junto a PGC para abastece à Alcoa/Alumar no meu Maranhão, e entre outras empresas no estado do Pará.

    só vem PM-PA.

  • A) CERTO - O projeto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi criado junto ao Programa Grande Carajás, para abastecer com energia subsidiada as indústrias de alumínio Alumar/Alcoa, no Maranhão, e Albrás/Alunorte/Vale, no Pará.

    B) ERRADO - A construção da Usina de Tucuruí insere-se no contexto das grandes obras do regime militar e suas dimensões comprovam a grandiosidade, sendo considerada a maior OBRA DE ENGENHARIA do país construída no rio TOCANTINS.

    C) ERRADO - Em 2016, segundo relatório da FUNAI (Fundação Nacional de Amparo ao Índio), do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) e do Greenpeace, o projeto de construção da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós apresenta falhas graves e não servem como ferramenta para avaliar o impacto real da obra na região.

    D) ERRADO - O rio tapajós possui um grande potencial para geração energética, o que proporcionou o desenvolvimento de projetos de grandes usinas, como a hidrelétrica de Jatobá. O prazo para conclusão dos estudos de viabilidade da hidrelétrica de Jatobá, prevista para ser instalada no rio Tapajós, no Pará, foi prorrogado para até o fim de 2018.

    E) ERRADO - Obras visando à produção energética no Pará, bem como na região norte do Brasil, são favorecidas pelo elevado potencial dos rios da bacia amazônica, entretanto, o maior potencial hidrelétrico instalado do Brasil encontra-se na bacia do rio Paraná, com destaque para o rio Grande, que divide Minas Gerais e São Paulo.


ID
3525361
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2016, representantes dos 13 mil indígenas da etnia Munduruku, no Pará, divulgaram uma carta do povo indígena ao Governo Federal. Sobre esse documento e a questão indígena no Estado do Pará, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    Representantes dos 13 mil indígenas da etnia Munduruku, distribuídos em 120 aldeias do Pará, divulgaram na manhã desta quinta-feira (14),na sede do Ministério Público Federal, em BELÉM uma carta do povo indígena ao Governo Federal. O documento pede a demarcação de terras indígenas, investimentos em saúde e educação nas aldeias e, principalmente, o fim dos projetos de construção de hidrelétricas no Estado.

    Em nota, o Ministério das Minas e Energia informou ao G1 que o Governo Federal, em todos os empreendimentos hidrelétricos, está permanentemente aberto ao diálogo com as comunidades, inclusive com as indígenas, que seguem um rito especial. No âmbito do processo de licenciamento ambiental, conforme determina a legislação vigente no país, os povos indígenas são ouvidos durante toda a fase do processo de licenciamento.

    A carta foi elaborada no início deste mês durante a assembleia geral da nação Munduruku no Pará, que reuniu 550 caciques, pajés e guerreiros no município de JACAREACANGA, município do sudoeste paraense.

    FONTE. G1

  • Em abril de 2016, representantes dos 13 mil indígenas da etnia Munduruku, distribuídos em 120 aldeias do Pará, divulgaram, na sede do Ministério Público Federal, em , uma carta do povo indígena ao Governo Federal. O documento pede:

    ·     A DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS;

    ·     Investimentos em SAÚDE e EDUCAÇÃO nas aldeias; e

    ·     O FIM DOS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS no Estado do Pará (principal reivindicação).

    A carta foi elaborada em 2016, durante a assembleia geral da nação Munduruku no Pará, que reuniu 550 caciques, pajés e guerreiros no município de , município do sudoeste paraense.

    Resposta: E

  • Os índios queria saúde, educação e o fim dos projetos em derredor das aldeias.

    só vem PM-PA.


ID
3606661
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da Escravidão em Maracanã, é errado afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • assertiva de letra (A)

    só vem PM-PA.

  • GAB: A

    Em Maracanã NÃO teve início em 1686.

    Pertenceremos PM PARÁ!


ID
3623422
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CISAMAPI - MG
Ano
2011
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O município de Altamira, no Pará, onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte, foi o campeão de desmatamento na Amazônia em maio. Os dados são da ONG Imazon e podem refletir uma pressão sobre a floresta devido a expectativa de construção da usina, que recebeu licença de instalação no começo deste mês. O SAD, Sistema de Monitoramento de Desmatamento Via Satélite desenvolvido pelo Imazon, detectou um crescimento da devastação amazônica de 72% no mês passado em relação a maio de 2010. Em toda a região foram perdidos 165 quilômetros quadrados de floresta. (...) (Cláudio Angelo de Brasília – 21/06/2011 – 12h33)
 O governo Federal pretende instalar uma representação na área da futura Usina Belo Monte, no Pará, a fim de mediar conflitos e impedir que os impactos da obra no Rio Xingu gerem problemas como protestos de trabalhadores. As afirmativas a seguir destacam os impactos provocados pela construção de uma usina hidrelétrica, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • As alternativas A, C, D e E destacam os impactos provocados pela construção de uma usina hidrelétrica.

    A letra B não apresenta um desses impactos, já que uma usina hidrelétrica pode até criar novos setores econômicos para a economia local, mas isso não significa que a cultura da região será TOTALMENTE alterada. Ou seja, este item está incorreto principalmente por causa da extrapolação.

    Resposta: B

  • LETRA B.

    A sociedade já existe, não tem como criar uma nova sociedade.

  • Só para atualizar a informação a cerimônia de ativação da 18ª e última turbina da Usina Hidrelétrica de Belo Monte foi em 27.11.2019, em Vitória do Xingu (PA). Belo Monte é a maior usina 100% brasileira.


ID
3890125
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Anapu - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região onde se encontra o Município de Anapu possui sua estrutura geológica definida por grandes grupos de rochas. Analisando os itens da resposta, qual informa um dos principais tipos de solo encontrados na região de Anapu?

Alternativas
Comentários
  • GABA: E

    Podzólicos!

    PERTENCEREMOS PM PARÁ!

  • Podzólicos / Argissolos. São solos minerais, não-hidromórficos, com horizonte A ou E (horizonte de perda de argila, ferro ou matéria orgânica, de coloração clara) seguido de horizonte B textural, com nítida diferença entre os horizontes.

    Alternativa correta: E

    Fonte: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_97_10112005101957.html#:~:text=Ag%C3%AAncia%20de%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20Embrapa%20Podz%C3%B3licos%20%2F%20Argissolos&text=S%C3%A3o%20solos%20minerais%2C%20n%C3%A3o%2Dhidrom%C3%B3rficos,n%C3%ADtida%20diferen%C3%A7a%20entre%20os%20horizontes.


ID
4013794
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Cuité de Mamanguape - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sequencialmente após o estado de Amazonas, o segundo estado brasileiro com maior extensão territorial é:

Alternativas
Comentários
  • Ocupando uma área de 1.245.870 km², o Estado do Pará, situado na região NORTE do Brasil, possui o segundo maior território do país, perdendo apenas para o Amazonas.

    O Pará é o estado mais rico e mais populoso da região Norte.

    Resposta: A

  • AM 1° , PA 2° , ...,meu Maranhão 5°,...

    só vem PM-PA.

  • 1º Amazonas - Norte

    2º Pará - Norte

    3º Mato Grosso - Centro Oeste.

    4º Minas Gerais - Sudeste

    5º Bahia - Nordeste.

  • Extensão territorial do Pará: 1.248.000 km²

    • Extensão territorial do Amazonas - 1.571.000 - km²
    • Extensão territorial do Pará: 1.248.000 km²
    • Extensão territorial do Mato Grosso - 903.357 km²
    • Extensão territorial da Minas Gerais - 586.528 km²
    • Extensão territorial da Bahia - 567.295 km²
    • Extensão territorial do Mato Grosso do Sul - 357.125 km²

    Resposta CORRETA - Letra (A) 


ID
4080241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região Norte do Brasil, onde está localizado o estado do Pará, é

Alternativas
Comentários
  • faz parte da Amazônia brasileira.

    só vem PM-PA.

  • CONTÉM GRANDE PARTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

    LETRA B.

  • faz parte da Amazônia brasileira.

    só vem PM-PA.

    Ta Acontecendo

  • GAB: B

    Pará e Amazônia pode ligar sempre os dois!

    Pertenceremos PM PARÁ!


ID
4114465
Banca
UEAP
Órgão
UEAP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo de urbanização do espaço amazônico ocorreu a partir da construção de fortificações e núcleos de povoamento. Sobre o contexto em que se insere o processo de fundação de vilas na Costa Setentrional do Grão-Pará, na segunda metade do século XVIII, só não podemos afirmar que:

Alternativas

ID
4144186
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Qual o novo objetivo proposto pela Associação Cultural Boa-Vistense Papa Manga – ACBPAM?

Alternativas
Comentários
  • realizar convênios com órgãos públicos e empresas privadas nacionais e internacionais.

    só vem PM-PA


ID
4823194
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Magalhães Barata apresenta uma diversidade grande de igarapés, sendo que existe uma série de igarapés menores, como o igarapé São Marcos. Que item refere corretamente uma característica deste igarapé? 

Alternativas
Comentários
  • LETRA B O GABARITO.

    Tem a toponímia desconhecida.

  • Qual o erro da letra C? Igarapé tem baixa profundidade

  •  toponímia. Trata-se da divisão da onomástica que estuda os topônimos, isto é, os nomes próprios de lugares, bem como sua origem e evolução.

  • Eu tentando entender até agora essa questão!!!


ID
4823197
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A presença de portugueses no Pará deu-se no século XVII. Que personagem da história foi propulsor da ocupação da terra hoje denominada Belém?

Alternativas
Comentários
  • GAB.A

    A história de Belém começa em outra capital, a vizinha São Luís, no Maranhão: foi a partir dela que a coroa portuguesa planejou conquistar uma terra nova no vale do rio Amazonas, para garantir proteção contra invasores de outras partes da Europa.

    “O documento que enviou no caso Francisco Caldeira Castelo Branco para o Pará foi assinado também aqui, ele é datado do dia 22 de dezembro de 1615. O mundo português precisava de proteção ali pra entrada do Amazonas onde os holandeses, franceses, ingleses e irlandeses mantinham contato com as populações indígenas de Cametá, Bragança, os Caetés, pacajá e outras regiões” explica o turismólogo e historiador Antônio Norberto.

    A preocupação da coroa portuguesa começou em 1615 – três anos após os franceses fundarem a cidade de São Luís em 1612. “A preocupação de Portugal era que esses franceses que estavam aqui, chegassem a região de Belém, então pra consolidar essa presença portuguesa, foi enviado Francisco Caldeira pra fundar a cidade de Belém”, disse o historiador Rodrigo do Norte.

    Por conta disso, pode se afirmar que o marco zero de São Luís – o Palácio dos Leões – também faz parte da história de Belém. “O norte do Brasil começou a ser colonizado pelos portugueses a partir de São Luís e Belém porque antes dos franceses chegarem e fundarem a cidade de São Luís, essa parte era abandonada", afirma a escritora Ana Luíza Almeida.

  • muito interessante teu comentário.

  • O navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón foi o primeiro europeu a navegar pela foz do Rio Amazonas, o que aconteceu em 1500.

    Após, em 26 de agosto de 1542, partindo de Quito, no Equador, o espanhol Francisco de Orellana chegou também à foz do rio Amazonas, por via fluvial.

    Já em 12 de janeiro de 1616 tivemos a fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará (atual Belém), capital do Estado do Pará, pelo capitão-mor português Francisco Caldeira Castelo Branco.

    Resposta: A

  • GAB: A

    O famoso Francisquinho.

    RUMOAPMPARÁ!

  • FORTE DO CASTELO= CASTELO BRANCO

    Uso como espécie de mnemônico já que o forte do castelo é local histórico na nossa velha Belém.

  • Francisco Caldeira Castelo Branco (1566 - 1619) foi um capitão-mor português, fundador da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, capital do Estado do Pará, em 12 de janeiro de 1616.


ID
4823200
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final do século 19 o Pará começou a apresenta uma maior relevância na sua economia. Que evento ocorreu em dois ciclos ocasionando essa maior relevância na economia do estado do Pará?

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.

  • O CICLO DA BORRACHA foi um período econômico-social brasileiro relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha.

    Ocorrido na região amazônica, teve impactos na geração de riquezas, nas transformações socioculturais e na arquitetura, além de ter dado grande impulso para o crescimento das capitais Manaus e Belém, além de muitas outras cidades da região como: Itacoatiara, Marabá, Rio Branco, Eirunepé, Cruzeiro do Sul e Altamira

    Desde o início da segunda metade do século XIX, a borracha passou a exercer forte atração econômica, tendo em vista que a atividade extrativista do látex na Amazônia revelou-se de imediato muito lucrativa. A borracha natural logo conquistou um lugar de destaque nas indústrias da Europa e da América do Norte, alcançando preço bastante elevado. Esta realidade atraiu estrangeiros que queriam conhecer a seringueira e os métodos e processos de extração, a fim de tentar também lucrar de alguma forma com esta riqueza.

    Resposta: B

  • acetei a questão por conta da palavra ciclo, que geralmente está relacionado ao látex -- borracha.

    só vem PM-PA.


ID
4845796
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Reserva Extrativista Verde para Sempre é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais e tem a finalidade de subsistência com objetivo de proteger os modos de vida e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. Em que municípios ela está localizada?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe porque foi anulada e qual seria verdadeira resposta?

  • Fica Localizada em Porto de Moz e Caxiuanã não é um município, é uma Floresta Nacional!

ID
4848121
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Consta na Lei Orgânica do Município de Marabá, em seu artigo 8°, que o município poderá dividirse, para fins administrativos, em distritos, a serem criados, organizados, suprimidos ou fundidos, de acordo com a lei. Conforme o Plano Diretor Participativo do Município, revisado por meio da Lei nº 17.846, de 29 de março de 2018, “a organização municipal é definida por 12 (doze) Distritos administrativos, um Distrito Sede Municipal e 11 (onze) Distritos que abrangem a zona rural”. Segundo essa lei, o Distrito Sede Municipal subdivide-se em

Alternativas
Comentários
  • Núcleo Marabá Pioneira, Núcleo Cidade Nova, Núcleo Nova Marabá, Núcleo São Félix, Núcleo Morada Nova, Zona de Expansão Urbana Nova Marabá, Zona de Expansão Urbana Cidade Nova Distrito Industrial de Marabá - Fases I e II e Distrito Industrial - Fase III.

    Gab: B


ID
4856653
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Juarez Távora - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Brasil possui algumas das maiores ilhas fluviais do mundo, como a ilha de Marajó, com 50 mil km2, considerada a maior ilha flúvio-marinha do mundo. Tal ilha está localizada em qual estado?

Alternativas
Comentários
  • ILHA DE MARAJÓ-PA, Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas. Praias de rio, lagos de diversos tamanhos, igarapés, dunas, florestas e uma rica fauna. Um dos mais preservados santuários ecológicos da Amazônia, cujo meio de transporte mais comum é o búfalo. A Ilha de Marajó está localizada no estado do Pará, na foz do Rio Amazonas no Arquipélago do Marajó. É a maior ilha costeira fluviomarítima do mundo, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. A cidade de Belém situa-se a sudeste do canal que separa a Ilha do continente.

    GAB. E

  • O Brasil possui algumas das maiores ilhas fluviais do mundo, como a ilha de Marajó, com 40.100 mil km2, localizada no estado do Pará.

    Banhada pelo a oeste e noroeste, pelo ao norte e nordeste e pelo a leste, sudeste e sul, a ilha de Marajó é a maior ilha costeira do e a maior ilha fluviomarítima do mundo (banhada concomitantemente tanto por águas fluviais quanto por oceânicas).

    A Ilha está localizada na do e está separada do continente pelo , pelo complexo do e pela .

    Resposta: E

  • Tá de sacanagem né examinador?

    nem preciso responder a esta questão...

  • É O BUFALO DO MARAJÓ!

  • Essa foi a questão com mais acertos no QC que já vi até hoje.

    P.S: Na consulta de agora, ainda sim tiveram 15 erros, rsrs.

    "O único dia fácil foi ontem". Seals

    Bora pra cimaaaa, tá chegando a hr, Deltão PCPA 2021

  • Os que não são paraenses choram com essa questão

    Pra cima paraenses na PCPA!

  • Quem não é paraense pena com essas questões kkkkk

    Graças que eu sou rsrs


ID
4871434
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos primórdios do século XIX os paraenses apoiaram uma revolução em Portugal. Que item refere esta revolução?

Alternativas
Comentários
  • Também conhecida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil. 

    https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-revolucao-liberal-do-porto-acabou-com-absolutismo-em-portugal/

  • Gab C de Charlie


ID
4871437
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No processo de adesão do Pará a independência do Brasil, ocorreu uma tragédia envolvendo a morte de mais de 250 homens. Como ficou conhecida essa tragédia?

Alternativas
Comentários
  • Na manhã do dia 22.10.1823, quando as escotilhas foram abertas, viu-se no fundo do porão um montão de 252 corpos, cobertos de sangue e dilacerados. Aos poucos os cadáveres foram sendo retirados e transportados para a margem esquerda da baia de Guajará até o local do sitio Penacova. Uma longa vala comum foi escavada para receber os corpos. Ao ser concluída a remoção dos mortos, a guarnição do brigue Diligente constatou, que ainda agonizavam quatro elementos. Levados para o tombadilho deram sinal de melhora, o que motivou a transferência dos mesmos para o hospital. Três deles morreram no transcurso de 4 horas. Apenas um rapaz de 20 anos escapou da morte, mas levou uma vida de constantes sofrimentos.

    GAB. B

  • Três meses depois da Adesão do Pará à Independência do Brasil, houve uma manifestação na atual Praça Frei Caetano Brandão. O que os manifestantes queriam eram direitos iguais aos dos portugueses que viviam no Pará.

    O movimento que aconteceu na atual Praça Frei Caetano Brandão teve forte repressão. Um dos líderes, o cônego Batista Campos, até conseguiu escapar da morte. Mas um grupo de paraenses não teve a mesma sorte e a Baía do Guajará acabou sendo palco de um massacre: 256 manifestantes foram colocados dentro do porão de um navio e morreram asfixiados. A embarcação ficou conhecida como Brigue Palhaço.

    Resposta: B

  • Na noite do dia 16 de outubro de 1823, um grupo de soldados do 2° Regimento de Artilharia de Belém e de desordeiros embriagados, voltaram a efetuar ataques a estabelecimentos comerciais portugueses na cidade, iniciados na noite anterior. As patrulhas, compostas por praças de segunda linha, sem conseguir coibir as desordens, informaram a força naval Imperial. Este determinou, já alta noite, o desembarque de tropas, reforçadas por elementos dos navios mercantes surtos no porto, que detiveram e recolheram à cadeia todas as pessoas encontradas pelas ruas e casas suspeitas e denunciadas, indistintamente.

    No dia 17  foram sumariamente fuzilados cinco indivíduos. Os soldados, inclusive os cidadãos detidos na noite anterior, em número de 256, foram recolhidos à cadeia pública até ao dia 20, quando foram transferidos para bordo de um brigue no porto, denominado "São José Diligente", depois "Palhaço", sob o comando do Primeiro Tenente.

    Confinados no porão da embarcação, tendo sido fechadas as escotilhas e mantendo-se aberta apenas uma pequena fresta para a entrada de ar, devido à superlotação e ao calor a bordo, os prisioneiros começaram a gritar reclamando por água e mais ar, alguns chegando mesmo a ameaçar a guarnição, em seu desespero.

    Da narrativa dos sobreviventes, depreende-se que, tendo sido lançada água do rio aos prisioneiros numa tina existente no porão, agravou-se o tumulto pela disputa, renovando-se os protestos dos prisioneiros.

    A guarnição decidida a acalmar os ânimos, disparou alguns tiros de fuzil para o interior do porão, em cujo interior, ato contínuo, espargiu quantidade de cal  viva, cerrando a abertura do porão.

    No dia seguinte, às sete horas da manhã do dia 22, aberto o porão do navio na presença de seu comandante, contaram-se 252 corpos (com sinais de longa e penosa agonia) e quatro sobreviventes, dos quais, no dia seguinte, apenas um resistiu, de nome. No total pereceram 252 homens sufocados e asfixiados.

    Um brigue é um tipo de embarcação à vela, com dois mastros com velas quadradas transversais.

  • Vou tentar explicar o fato!

    #Brigue Palhaço-

    1)Período: Independência do Brasil (7 de setembro de 1822-Dom Pedro I):

    Quando Dom Pedro I deu o seu grito de "Independência ou morte!" lá onde era a sede do seu governo (Rio de Janeiro), várias províncias aderiram livremente a independência do "Brasil" de "Portugal", mas outros Estados não. Por qual motivo?

    R- Porque esses Estados tinham mais contato econômico com Portugal do que com o Rio de Janeiro. Uma independência prejudicaria os negócios.

    *Ok! Vamos continuar...

    Um imperador para dominar um país precisa que todas as suas províncias o obedeçam e o aceitem como imperador, correto?! Foi com esse intuito, que Dom Pedro I enviou para os Estados que não queriam aderir a independência, comandantes que obrigassem o povo a aceitar a independência.

    2)Conclusão:

    No dia 15/8/1823, John Grenfill (o comandante enviado pelo imperador do Brasil) chegou às terras paraenses e disse que se o povo de lá não aderisse a independência, tudo seria bombardeado. Botou A pressão! Disse que bastava um "não" para a sua tropa monstruosa acabar com todos dali. Eita!

    Acontece que, o John fez uso de um blefe. Blefe? Sim! Na verdade, ele não tinha uma tropa monstruosa p/ bombardear o Grão-Pará, todavia a ameaça, mesmo que falaciosa, surtiu efeito. E, no dia 15 de agosto daquele ano, era assinada a adesão do Grão-Pará a Independência, isto é, o Pará pertencia agora ao Brasil e não a Portugal.

    Poxa, então isso significa que o povo do Brasil vai ter autonomia? Liberdade? Eles que vão mandar na província?

    R-Não!

    Nesse "não" que surgiram as revoltas, porque os mais humildes queriam se libertar do domínio português, eles queriam de fato se sentirem brasileiros.

    *Qual a resposta do Império? Pega todos os revoltosos e coloca dentro de um navio.

    ATENÇÃO: "Brigue" é um tipo de embarcação à vela com 2 mastros.

    Ok!

    A história passa o n° de 256 revoltosos.Visualize...256 pessoas dentro de um porão de navio, presas, sem água, sem comida, no calor, se apertando, pouco ar. Triste, né?!

    Agora você aumenta o nível de tristeza, porque vou te dizer o motivo do nome ser "Brigue Palhaço".

    Bora:

    ->Os soltados que prenderam os revoltosos, ficaram se divertindo com os gritos dos prisioneiros, que clamavam por água,ar, pra sair dali. Sabe como era a diversão dos soldados? Atirar nos revoltosos.Tipo: "cala a boca! Bang! Bang!", como se não bastasse jogaram cal virgem em grande quantidade no navio.

    Moço...cal é usado na indústria química, metalúrgica. É instrumento perigoso se não for tratado e bem manuseado,pq ele desinfeta TD, mata vírus, germes e o ambiente era fechado.

    Resumindo, no outro dia, 256 revoltosos mortos.

    *O que tem a ver com palhaço?

    R-Então, "palhaço", pq os revoltosos ficaram com a boca e os olhos roxos, e o rosto quase todo branco, tipo pintura na cara de palhaço (falei que era super triste).

    ***Assim: Revolta + 256 pessoas mortas + processo de aceitação da independência pelo Pará = Brigue Palhaço.


ID
4871440
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A revolta dos Cabanos ou Cabanagem foi um movimento popular ocorrido na Província do Grão-Pará, sendo Clemente Macher uma das lideranças do governo Cabano. Que fato levou a ocorreu que culminou com a morte de Clemente Malcher.

Alternativas
Comentários
  • No início, o movimento cabano associava-se a uma disputa política pelo poder no seio da elite branca e parecia dar continuidade às disputas mal resolvidas desde a Independência. Naquela época, apesar da separação de Portugal, muitos portugueses ainda continuaram a ocupar posições políticas e econômicas privilegiadas. Da mesma forma, muitos oficiais e soldados portugueses mantiveram seus postos e soldos maiores do que os dos oficiais e soldados de origem brasileira. Também a maioria dos párocos e sacerdotes era estrangeira. Se a insatisfação dos paraenses e brasileiros natos era notória, a Cabanagem, entretanto, foi mais do que uma disputa para destronar os brancos portugueses residentes em Belém e colocar no poder os brancos e mestiços nacionais ou paraenses. Dessa briga política, elitista e “bairrista”, o movimento desembocou, já em fevereiro de 1835, por conta de conflitos internos, no assassinato de seu líder, Felix Clemente Malcher.

    GAB. D

  • meu sonho ser herdeira :(

    Gab. D

  • Em 1835, a população pobre e a elite unem-se para derrubar o governo da província. Amotinados e sob a liderança dos fazendeiros FÉLIX CLEMENTE MALCHER e FRANCISCO PEDRO VINAGRE, os cabanos EXECUTAM o Governador Bernardo Lobo de Sousa. Na ocasião, outras autoridades também foram executadas.

    Para governar o Grão-Pará, os revoltosos escolhem então Clemente Malcher.

    Na ocasião, os revoltosos se apoderaram dos armamentos legalistas e se fortaleceram ainda mais. Fortalecida, a rebelião espalha-se pelo interior da província.

    Clemente Malcher, porém, trai o movimento e, após acordo com o Governo Regencial, tenta reprimir os revoltosos, mandando prender EDUARDO ANGELIM, um dos líderes revoltosos.

    Após um sangrento conflito, Malcher é morto pelos cabanos e substituído por Francisco Vinagre.

    Resposta: D

  • ele morreu por conta da ruptura das lideranças cabana.

    só vem PM-PA.

  • Uma breve linha do tempo acerca da Cabanagem:

     

    Violeta revolta popular ocorrida entre 1835 e 1840, na província do Grão-Pará (Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia).

    O Grão-Pará tinha mais contato com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Por isso, foi uma das últimas a aceitar a independência, fazendo parte do Império somente em 1823.

     

    Principais Causas:

    1. As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará;
    2. As elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província;
    3. Descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará;
    4. Os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.

     

    Contexto

    No governo de Dom Pedro I, os proprietários e comerciantes estavam insatisfeito com o tratamento recebido por parte do governo central.

    Além disso, sofriam com a repressão do Governador Bernardo Lobo de Sousa desde 1833, que ordenou deportações e prisões arbitrárias para quem se opusesse a ele.

    Assim, em agosto de 1835, os cabanos se amotinam, sob a liderança dos fazendeiros Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre, culminando na execução do Governador Bernardo Lobo de Sousa.

    Posteriormente, indicam Malcher para presidente da província. Na ocasião, os revoltosos se apoderaram dos armamentos legalistas e se fortaleceram ainda mais.

    Contudo, Clemente Malcher se revela um farsante e tenta reprimir os revoltosos, mandando prender Eduardo Angelim, um dos líderes do movimento. Após um sangrento conflito, Malcher é morto pelos “cabanos” e substituído por Francisco Pedro Vinagre.

    Em julho 1835, o então presidente da província recém-conquistada, aceita sua rendição mediante a anistia geral dos revolucionários e por melhores condições de vida para a população carente. Contudo, foi traído e preso.

    Inconformado, seu irmão, Antônio Vinagre, reorganiza as forças militares da cabanagem e ataca o Palácio de Belém, conquistando-o novamente em 14 de agosto 1835. Na ocasião, Eduardo Angelim é feito presidente de um governo republicano independente. No entanto, o desacordo entre os líderes do movimento enfraquece a revolta e facilitaram o contra-ataque legalista.

    Assim, em 1836, enviado pelo regente Feijó, o Brigadeiro Francisco José de Sousa Soares de Andréa, comandante mor das forças regenciais do Grão-Pará, autoriza a guerra total aos cabanos. Ele ordena o bombardeio à Belém e aos assentamentos da cabanagem.

    Com a ascensão de Dom Pedro II ao trono, em 1840, os prisioneiros foram anistiados.

    Consequências

    A Cabanagem deixou mais de trinta mil mortos. Dizimou populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, bem como membros da elite local.

    Desorganizou o tráfico de escravos e os quilombos se multiplicaram na região.

     

     

     

     

     

     


ID
4871443
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As terras altas (de 300m e acima de 600m) correspondem aos terrenos mais elevados como os Planaltos Dissecados, Planaltos Residuais e Serras. Que serra pode ser encontrada no noroeste do Pará?

Alternativas
Comentários
  • A serra do cachimbo fica ao sul do estado.

  • As TERRAS ALTAS (de 300 e acima de 600m), de acordo com o Atlas Geográfico Escolar do Pará, correspondem aos terrenos mais elevados como os Planaltos Dissecados, Planaltos Residuais e Serras. No sul do Pará temos as seguintes serras: Cachimbo, Cubencraquem e Carajás. Ao NOROESTE observamos as serras do Acari, Tumucumaque e Ipitinga.

    Gabarito: D

  • As serras que fazem parte do meu Pará lindo:

    - Serra do Acari (noroeste)

    - Serra do Tumucumaque (noroeste)

    - Serra do Ipitinga (noroeste)

    - Serra das Andorinhas (sul)

    - Serra do Cachimbo (sul)

    - Serra de Cubencraquem (sul)

    - Serra dos Carajás (sudeste)

    - Serra Pelada (sudeste)

    - Serra da Velha Pobre (baixo Amazonas)

  • As serras que fazem parte do meu Pará lindo:

    - Serra do Acari (noroeste)

    - Serra do Tumucumaque (noroeste)

    - Serra do Ipitinga (noroeste)

    - Serra das Andorinhas (sul)

    Serra do Cachimbo (sul)

    - Serra de Cubencraquem (sul)

    - Serra dos Carajás (sudeste)

    - Serra Pelada (sudeste)

    - Serra da Velha Pobre (baixo Amazonas)


ID
4871455
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto a eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito do Município de Magalhães Barata, marque a assertiva correta:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Vide CF 88

    21 ANOS PARA PREFEITO, VICE PREFEITO E JUIZ DE PAZ!

  • para prefeito precisa ser maior de 21 anos

  • disk constituição

    35 PRESIDENTE E VICE ,SENADOR.

    30 GOVERNADO

    21 PREFEITO ,VICE PREFEITO ,JUIZ DE PAZ,DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL.

    18 VEREADOR

  • A respeito do assunto, a CF diz que a eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito será realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder.

    CF/Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    II - eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder, aplicadas as regras do art. 77, no caso de Municípios com mais de duzentos mil eleitores;


ID
4871860
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos primórdios do século XIX os paraenses apoiaram uma revolução em Portugal. Que item refere esta revolução?

Alternativas
Comentários
  • Também conhecida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil.

    Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-revolucao-liberal-do-porto-acabou-com-absolutismo-em-portugal/

  • revolução constitucionalista do porto

    só vem PM-PA.

  • A Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil.

  • Salve, professora Rebeca!!!