-
Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Admistração, isto é, as funções do administrador, a saber:
Prever - visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Organizar - constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar - dirigir e comandar o pessoal. Coordenar - Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos. Controlar - Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Esses são elementos da Administração que constituem o processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Ou seja, tanto o diretor, gerente, chefe, como supervisor - cada qual em seu respectivo nível -, desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle.
Fonte: Idalberto chiavenato - Admioistração Geral e Pública
-
As funções do administrador segundo Fayol:
1. Previsão. Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
2. Organização. Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
3. Comando. Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
4. Coordenação. Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
5. Controle. Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
Fonte: Chiavenato, Teoria Geral da Administração.
-
Letra C.
-
Pra não esquecer:
POC³ (previsão, organização, comando, coordenação e controle) = FAYOL
Tarefa = Tempos e movimentos = Taylor
-
POC3
Fayol era Francês e o C3 é um carro da Citroen que é Francesa. Assim ninguém erra!
-
Complementando:
Princípios de Ford (IEP):
a) Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
b) Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. A velocidade da produção deve ser rápida.
c) Princípio de produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.