a) O desenho da organização determina o grau de especialização dos cargos.
O desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como requisitos pessoais do ocupante. No fundo, o desenho dos cargos representa o modo pelo qual os gestores projetam os cargos individualmente e os combinam em unidades, departamentos e organizações.
b) O desenho clássico foi projetado para alcançar as seguintes vantagens: redução de custos, apoio à tecnologia e individualização do trabalho. INCORRETA
O desenho clássico foi projetado para alcançar as seguintes vantagens: Redução de custos: operários com qualificações mínimas e salários menores, para facilitar a seleção e reduzir os custos de treinamento. Padronização das atividades: a homogeneização das tarefas facilita a supervisão e o controle, permitindo amplitude administrativa maior, com grande número de subordinados para cada supervisor. Apoio à tecnologia: a aplicação do princípio da linha de montagem era a maneira de obter o melhor rendimento da tecnologia da época
c) Com o advento da era da informação, empregos da indústria estão migrando para a área de serviço.
A Era da Informação está provocando uma migração dos empregos industriais para empregos na área de serviços. Enquanto no setor industrial as oportunidades de emprego murcham de ano para ano por causa da mecanização, elas crescem no setor de serviços.
d) Uma das desvantagens das características do modelo de desenho clássico é a divisão do trabalho.
Os aspectos principais do modelo clássico de desenho de cargos são: A pessoa como apêndice da máquina, Fragmentação do trabalho, Ênfase na eficiência e Conservantismo.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/76976968/modelagem-do-trabalho-idalberto-chiavenato
Alternativa B