-
A prova é para TECNÓLOGO de gestão pública, e a banca cobra uma questão de materia do curso para graduação em Economia. Enfim, vida de concurseiro é assim mesmo...
Existem três tipos de atores envolvidos em políticas públicas. São eles: Os pesquisadores, os administradores públicos e os políticos. São classificados conforme abaixo:
a) Atores formais: São considerados atores formais aqueles que foram definidos pela Constituição Federal, tais como os partidos políticos, os membros dos legislativos e a autoridade máxima do executivo em cada esfera.
b) Atores Informais: Os atores informais são aqueles que não são regidos pela Constituição ou outras leis orgânicas, nem recebem funções específicas no processo de preparação de políticas públicas, mas podem se constituir em atores de grande relevância, tais como os movimentos sociais, as empresas, os sindicatos e os meios de comunicação.
c) Atores individuais: aquelas pessoas que agem intencionalmente na arena política, procurando influenciar o processo de implementação das políticas públicas. São tidos como exemplos os políticos, os burocratas, os magistrados, os formadores de opinião, entre outros.
d) Atores Coletivos: são definidos pelos grupos e as organizações que agem intencionalmente na arena política visando influenciar os rumos das políticas públicas. Podemos citar como exemplos os partidos políticos, a burocracia, os grupos de interesse, os organizações da sociedade civil e os movimentos sociais.
e) Atores Públicos: São os que possuem a faculdade de poder decidir políticas. Estão diretamente envolvidos na produção e execução de políticas públicas. São eles: os gestores públicos, os juízes, os parlamentares, os políticos, além das organizações e instituições de Governo e as internacionais.
f) Atores Privados: São os que não possuem vínculo direto com a estrutura administrativa do Estado. São atores que influenciam na formatação de políticas públicas, exercendo seu poder de pressionar o governo a tomar determinadas decisões. São considerados como exemplo a mídia, os centros de pesquisa, organizações de terceiro setor, sindicatos, entidades de representação empresarial etc
E de onde surgiu tudo isso? Do livro dos autores Reinaldo Dias e Fernanda Matos, Políticas Públicas: Princípios, Propósitos e Processos
Gab. C
-
Gabarito letra B
Questão prova: Os atores coletivos, que agem intencionalmente na esfera governamental, são integrados pelos movimentos sociais, as empresas, os sindicatos e os meios de comunicação. Errado
Correto: Atores Coletivos são definidos pelos grupos e as organizações que agem intencionalmente na arena política visando influenciar os rumos das políticas públicas. Podemos citar como exemplos os partidos políticos, a burocracia, os grupos de interesse, os organizações da sociedade civil e os movimentos sociais.
-
Atores individuais: aquelas pessoas que agem intencionalmente na arena política, procurando influenciar o processo de implementação das políticas públicas. ex: políticos, os burocratas, os magistrados, os formadores de opinião, entre outros.
Atores Coletivos: são definidos pelos grupos e as organizações que agem intencionalmente na arena política visando influenciar os rumos das políticas públicas. ex: os partidos políticos, a burocracia, os grupos de interesse, os organizações da sociedade civil e os movimentos sociais.
-
Gabarito letra B
TIPOLOGIA DOS ATORES POLÍTICOS
FORMAIS E INFORMAIS
A. FORMAIS: Definidos pela CF88. Partidos políticos, membros do legislativo e a autoridade máxima do executivo de cada esfera;
B. INFORMAIS: Não são regidos pela CF88: Movimentos sociais, empresas,sindicatos e os meios de comunicação;
INDIVIDUAIS E COLETIVOS
A. INDIVIDUAIS: Os políticos, os burocratas, os magistrados, os formadores de opinião
B. COLETIVOS: Partidos políticos, a burocracia, os grupos de interesses, as organizações da sociedade civil e os movimentos sociais.
PÚBLICOS E PRIVADOS
A. PÚBLICOS: Os gestores públicos,os juízes, os parlamentares, os politico, além das organizações e instituições de governo e as internacionais.
B. PRIVADOS: Mídia,os centros de pesquisa, sindicatos, entidades de representação empresarial, dentre outras.