SóProvas


ID
221659
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre 1956 e 1960 (correspondendo ao governo JK), houve, no Brasil, um(a)

Alternativas
Comentários
  • Ao mesmo tempo que o país crescia e gerava renda, com uma média de crescimento de 7 % a.a, JK era acusado de entreguismo  ao exterior e de permitir a geração da inflação na economia nacional. 
  • Complementando o comentário do colega, segue abaixo uma fonte:

     

    Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.

    De forma geral, o grande objetivo era modernizar a indústria nacional por meio de diferentes ações políticas. Ao fim de seu mandato, JK conseguiu que nosso parque industrial crescesse cerca de oitenta por cento, com o aumento das usinas hidrelétricas (Furnas), da indústria de aço, a instalação da indústria de automóveis, criação de novas rodovias (Belém-Brasília) e a construção de Brasília – nova capital que simbolizaria a irreversível modernização do país.

     

    Entretanto, o alcance de tantas benesses econômicas em um prazo tão curto de tempo teve graves conseqüências. Para realizar tantos investimentos, o governo de JK realizou pesadas emissões de papel moeda e abriu nossa economia para o capital estrangeiro. Com essas duas medidas, as divisas geradas pelas multinacionais instaladas no Brasil eram desviadas para seu país de origem e a emissão de moeda iniciou uma grade desvalorização monetária e a conseqüente inflação.

     

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/governo-juscelino-kubitschek.htm