III. Certificados digitais no formato X.509 são usados principalmente nos modelos de chave pública baseados em teia de confiança.
O X.509 é padrão que especifica o formato dos certificados digitais, amarrando firmemente um nome a uma chave pública, permitindo autenticação forte. Faz parte das séries X.500 de recomendações para uma estrutura de diretório global, baseada em nomes distintos para localização.
O PGP traz uma abordagem de “teia de confiança” para o problema de autenticação de chaves públicas. Sua estrutura é descentralizada e se caracteriza pela inexistência de uma Autoridade Certificadora, em vez disso, a cada participante é dado o poder de assinar a chave pública dos outros participantes que ele conhece.
A teia de confiança é formada da seguinte forma, se A confia em B e B assinou a chave pública de C, então A confia que a chave pública de C é verdadeira, mesmo sem conhecer C, e dessa forma continua recursivamente.
Fonte:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwjNrtWm6bfRAhWCiZAKHQUEAJIQFggkMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.ppgia.pucpr.br%2F~jamhour%2FRSS%2FTCCRSS08A%2FJoel%2520Hartmann%2520Junior%2520-%2520Artigo.pdf&usg=AFQjCNEe_uO5_HdbV4pGv2kh2oLsuIKrPw&sig2=-2iJ7ItfGCqfuK-H0iGDKg&cad=rja