SóProvas


ID
2216689
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O mundo contemporâneo vive momentos de intensa informação, comunicação e circulação de um consumo exarcebado de mercadorias diversas. Fenômenos globais colocam-se no espaço local e vice-versa. Um fenômeno em evidência é o Planejamento Estratégico para as cidades, cuja política objetiva o crescimento e a revitalização do espaço urbano. Esta proposta, atualmente, é vivenciada em várias cidades brasileiras que servirão de sede para a Copa do Mundo de 2014. Sobre essa proposta de política de reestruturação das cidades, qual das alternativas a seguir, representa a perspectiva analítica de Otilia Beatriz Fiori Aantes e Carlos B. Vainer sobre o espaço e o pensamento urbanos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Carlos Vainer vê na instauração da cidade empresa uma negação radical da cidade enquanto espaço político, de construção da cidadania; aponta para um encolhimento radical do espaço público, uma total subordinação do poder público às exigências do capital internacional com interesses localizados. Em sua construção teórica, ele mostra as imbricações entre cidade-empresa e cidade-pátria: a produtivização e o consenso, bases permanentes para a cooperação público-privada, a cidade unificada sem brechas, tratada como um bloco em torno de um projeto único que, só assim, será vitorioso. A tendência à despolitização é também identificada pelo autor na redução da questão do governo da cidade à estreita questão da competência técnica de seus administradores, cuja manifestação é perceptível, tanto nas práticas de planejamento quanto na produção teórica dessas práticas.

     

    Fonte: A CIDADE DO PENSAMENTO ÚNICO – DESMANCHANDO CONSENSOS Otília Arantes, Carlos Vainer e Ermínia Maricato Petrópolis, Editora Vozes, 2000. Fernanda Sánchez