SóProvas


ID
2217028
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A respeito de direção defensiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (E)


    Direção defensiva (português brasileiro) ou condução defensiva (português europeu) (ou direção/condução preventiva) é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes.

    No Brasil, a resolução 168/04,[1] de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação.

    Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos:Conhecimento, Atenção, Previsão,Ação Habilidade.(C.A.P.A.H)

  • O examinador estava meio depressivo quando elaborou essa questão.  Quase chorei lendo a "B" rs

  • É QUASE UM PSICOTÉCNICO, LUCAS. KKKK

  • HUAUHAUAUAHUAAH

    Se todas questões fosse assim, não vou mentir fiquei emocionado! 

  • Teste psicológico!

  • povo chatooooo

  • A) A direção defensiva consiste em dirigir bem devagar, freando a cada ocorrência no trânsito. -->

    "Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via." (pág. 12)

    B) Em tudo o que se faz, há uma dose de risco; assim, em geral, acidentes de trânsito são eventualidades e podem acontecer por acaso, obra do destino ou azar, de forma que nada é possível fazer para evitá-los. -->

    "A primeira coisa a aprender é que acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável." (pág. 13)

    C) A chuva, a neblina e os ventos são condições climáticas que não interferem na segurança do trânsito. -->

    São condições adversas do tempo que influenciam no trânsito.

    D) Ao cruzar com outro veículo, a utilização de farol alto ou baixo é uma escolha do motorista, portanto não está relacionado como causa de acidentes de trânsito. -->

    Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

    II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

    "Usar o farol alto ou o farol baixo desregulado ao cruzar com outro veículo, pode ofuscar a visão do outro motorista. Por isso, mantenha sempre os faróis regulados e, ao cruzar com outro veículo, acione com antecedência a luz baixa." (pág. 44)

    E) Na direção defensiva, é correto considerar que o motorista dirige não somente para si, mas também para todos os integrantes do trânsito. -->

    Mesmo trecho colocado na alternativa A responde também esta alternativa.

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005)