SóProvas


ID
221737
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como política pública. A municipalização das políticas públicas vem resultando em uma ampliação do mercado profissional de trabalho. Assim sendo, o setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, principalmente na esfera estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à interiorização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção

Alternativas
Comentários
  • A questão fala da Constituição Federal de 1988, de "municipalização das políticas públicas" e de "uma clara tendência à interiorização da demanda". Assim, quando se versa, constitucionalmente, sobre o ente federativo municipal, trata-se, portanto, de um poder autônomo local. E o único item que faz referência a tal conceito é a letra A.

  • Quando se fala em "muncipalização das políticas públicas", significa que um território específico com características homogêneas locais deve ser considerado, também para caráter regional.

    A

  •  

    BOM DI@,COLEGUINH@S!

     

    A Carta Constitucional de 1988, fruto do protagonismo da sociedade civil nos anos 1980, preserva e amplia algumas conquistas no campo dos direitos sociais. Prevê a descentralização e a municipalização das políticas sociais, institui os Conselhos de Políticas e de Direitos. Essas são outras possibilidades de trabalho abertas ao nível dos municípios, de reforço do poder local, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão de políticas sociais. Tais oportunidades podem representar formas de partilhamento do poder e, portanto, de aprofundamento e expansão de democracia. Mas podem, também, ser um reforço dos populismos, da pequena política que se move em função de interesses particularistas e demarca a tradição política brasileira. Possibilidades novas de trabalho se apresentam e necessitam se"r apropriadas, decifradas e desenvolvidas; se os assistentes sociais não o fizerem, outros farão, absorvendo progressivamente espaços ocupacionais até então a eles reservados.

    [...]

    O setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, especialmente nas esferas estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à interiorização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção à questão regional e ao poder local.

     

    Ver: Iamamoto - Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação  profissional.

  • O setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, especialmente na esfera estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à municipalização da demanda o que coloca a necessidade de maior atenção à questão regional e ao poder local .

    IAMAMOTO O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional.