SóProvas


ID
2217568
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O texto a seguir é do geógrafo Rui Moreira descrevendo o modelo industrial aplicado no Brasil.
Um modelo industrial com três características principalmente, considerando o tema ambiental. Primeiramente, desenvolvem-se basicamente os ramos destinados a suprir a demanda da elite e da classe média, vale dizer, da população dotada de renda para consumo no mercado. Em segundo lugar, mobilizam-se capitais em montante capaz de oferecer resposta imediata a uma necessidade de produção em volume até certo ponto esperada, o que faz a indústria acompanhar a estrutura monopolista existente, já nascendo fortemente concentrada, em termos de ramos e empresa. Em terceiro, condicionam-se todos os setores existentes a uma forma de vinculação com o ramo-base do regime de acumulação posto a serviço dos lucros oligopólicos, em particular a agropecuária, a energia e a circulação, pré-determinando-os como modelos. Estas três características expressam a lógica do mercado, no modo como aqui se faz presente.
(Adaptado de: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewFile/113/110)
O modelo descrito denomina-se

Alternativas
Comentários
  • c) industrialização planificada => de economia socialista

     

    d) industrialização clássica => industrialização antiga / que surgiram de acordo com as revoluções industriais

     

    e) substituição das importações = > industrialização tardia / para suprir demandas internas

  • Substituição das importações, reflexo da 2ª Guerra Mundial no Brasil.

     

    Gab: E

  • Um texto desse.. não dá nem vontade de responder a questão!!
  • Observe que a primeira característica apontada pelo autor do texto demonstra o funcionamento da “substituição de importações”, processo que foi adotado em nosso país inicialmente na primeira metade do século XX:

    “Desenvolvem-se basicamente os ramos destinados a suprir a demanda da elite e da classe média, vale dizer, da população dotada de renda para consumo no mercado”.

    Gabarito: E

  • A- Industrialização tardia ou periférica

    A industrialização tardia caracteriza-se, principalmente, pela instalação de empresas estrangeiras, as multinacionais. Por isso, alguns críticos afirmam que esses países não SE industrializaram, mas FORAM industrializados, ou seja, o processo de crescimento industrial desses países foi passivo e coordenado pelo capital estrangeiro a seu bel-prazer, OU SEJA BRASIL!!

    B- NADA A VÊ

    C-industrialização planificada.

    Esse tipo de industrialização ocorreu ao longo do século XX e praticamente não existe mais. Iniciou-se após o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e estendeu-se por todos os países que adotaram o modelo socialista soviético.

    Ao contrário das demais formas de industrialização, todas as fábricas, indústrias e propriedades eram estatais. Nesse caso, não era o mercado quem regulamentava a economia, mas o Estado. Era ele quem determinava os salários, os preços dos produtos e as transformações econômicas e sociais

    D- Industrialização clássica

    -Os países que passaram pela revolução clássica foram sempre pioneiros no que se refere à elaboração de novas tecnologias. Caracterizam-se por serem grandes importadores de matérias-primas, utilizadas em seu processo industrial, e por serem grandes exportadores de produtos industrializados e, principalmente, de alta tecnologia.

    E- CORRETA

    SUBSTITUIÇÃO DAS EXPORTAÇÕES COMO HOUVE NO PERÍODO DO GOVERNO VARGAS PARA FORTALECIEMENTO DA ECONOMIA INTERNA E DEMANDA INTERNACIONAL!!