SóProvas


ID
2217571
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil voltou a perder espaço no mercado internacional de produtos manufaturados. Um levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) com base em dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) colocou o País no 32o lugar entre as economias que mais exportaram manufaturas em 2014 − duas colocações abaixo do apurado no ano anterior (2013).
(Adaptado de: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,industria-perde-espaco-na-exportacao,10000002261)

Dentre os fatores que explicam a perda do mercado externo pode-se destacar 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Os estudos de competitividade no comércio internacional atribuem como principais gargalos para o crescimento do Brasil, nesse campo, a alta carga tributária e o déficit em infraestrutura de transportes.

     

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • O Brasil até apresenta com regularidade uma balança comercial com resultados positivos, mas a participação do nosso país no comércio internacional há muito tempo é quase insignificante, ficando em torno de 1% em relação ao total das exportações e importações que acontecem em todo o mundo. A pandemia só veio piorar essa situação, mas isto não pode ser considerado o único motivo pelo qual o país vinha patinando nas últimas décadas neste segmento. O Brasil apresenta problemas também com burocracia e escoamento, por exemplo. A baixa competitividade geralmente está ainda associada à alta carga tributária e à logística de transportes.

    Resposta: C