SóProvas


ID
2217619
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A implantação de um semáforo é uma decisão que acarreta impactos consideráveis que podem vir a ser tanto positivos como negativos. Instalado corretamente, propicia a diminuição de acidentes e maior conforto para veículos e pedestres. Entretanto, se for instalado em um local em que sua presença é inadequada, causa aumento no número de paradas, no tempo de espera dos veículos e pedestres, no número de acidentes, além de __________ gastos desnecessários de instalação, operação e manutenção. Tais constatações evidenciam a importância de se contar com uma metodologia que oriente o técnico na hora de decidir se um novo semáforo deve ser implantado.
    Infelizmente, até hoje não há nenhuma metodologia suficientemente comprovada que estabeleça uma relação de critérios confiáveis em que possamos nos apoiar. É deplorável verificar que semáforos são implantados _______ de 100 anos e que até agora, em nenhum lugar do mundo, a Engenharia de Trânsito conseguiu formular critérios realmente consistentes. Resta, então, ao projetista, em cada caso, valer-se de sua experiência e de seu “bom senso” para tomar uma decisão.
    A consequência prática é uma falta de padronização _________ elementar. Não encontramos semáforos em cruzamentos onde tal sinalização seria muito mais justificada que em outros que a possuem.
    (…)
http://www.sinaldetransito.com.br – adaptado

“... não há nenhuma metodologia suficientemente comprovada que estabeleça uma relação de critérios confiáveis...”
Assinalar a alternativa na qual a palavra “que” possui a mesma classe gramatical que a do fragmento acima:

Alternativas
Comentários
  • Todos os outros há verbo
  • O que em questão é Pronome relativo, já nas alternativas B, C e D ----> Conjunções integrantes

    Logo a única alternativa que traz um pronome relativo é a A. Na a o QUE retoma o CARRO.

  • a) pronome relativo

    b) partícula expletiva de realce (expressão fixa: É QUE, que pode ser suprimida sem alterar o contexto da frase, "Na verdade, nós precisamos de ajuda!")

    c) locução verbal de obrigação (expressão fixa: verbo ter/haver + que + verbo no infinitivo, o QUE é classificado como PREPOSIÇÃO ACIDENTAL)

    d) substantivo

  • Gabarito A

    → O "que" para ser:

    Conjunção Integrante = pode ser trocado por "isso";

    Pronome Relativo = pode ser trocado por "o(s), a(s), qual(is)";

    Preposição = pode ser trocado por "de" ou é quando: verbo "ter" + que + infinitivo (R);

    Partícula Expletiva ou Realce = é quando: "é" + que.