SóProvas


ID
2220355
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O managerial grid baseia-se em dois eixos principais: a preocupação com a produção e a preocupação com as pessoas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - 

    3.2.5 Teoria do grid gerencial: ênfase na produção x ênfase nas pessoas
    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.
    Segundo os autores, o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais:
    • Ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados da tarefa.
    • Ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes. Há uma grande atenção para as pessoas, atendendo às necessidades e às expectativas delas.


     ATENÇÃO!
    Em alguns casos, a nomenclatura tarefa, quando relacionada ao comportamento do líder, pode ser trocada por produção ou resultado. Ou seja, o líder pode ser voltado para as pessoas ou para as tarefas/produção/resultado.
    Como instrumento de avaliação dos estilos de liderança, os autores apresentam a managerial grid, grade gerencial, que é uma tabela de dupla entrada, composta por dois eixos: o eixo vertical representa a “ênfase nas pessoas” e o eixo horizontal representa a “ênfase na produção”.

     

    RIBAS  (2014)

  • CERTO: A managerial grid (grade gerencial) é uma tabela de dupla entrada composta de dois eixos: o eixo vertical representa a ‘ênfase nas pessoas’, enquanto o eixo horizontal representa a ‘ênfase na produção’. Dos extremos ao ponto médio da referida grade surgem os estilos de liderança como descrito abaixo:

    Estilo 1.1: tendência ao mínimo esforço;

    Estilo 9.1: preocupação pela produção e quase nenhuma preocupação pessoal;

    Estilo 1.9: ênfase pessoal, quase nenhuma preocupação com a produção;

    Estilo 5.5: tendência à mediocridade;

    Estilo 9.9: tendência à excelência.

  • Grade Gerencial de Blake e Mouton (Visão Bidimensional)

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Para Blake e Mouton (grid gerencial) a forma de analisar a eficácia do líder conforme a combinação de estilos, tendo por variáveis a preocupação com as pessoas e a preocupação para a produção (MAXIMIANO, 2002, p. 318). Essas duas orientações são representadas por escalas de 1 a 9, sendo que 1 representa a mínima orientação, 9 representa a máxima

    Das várias possibilidades de gestão 5 se destacam como formas típicas de gestão/liderança:

    1.1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida - O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1.9 - Clube de campo ou Country club - A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5.5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo - Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9.1 - Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade-obediência - A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9.9 - Equipe ou gerência em equipe - Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • O grade gerencial ou managerial grid, de acordo com Chiavenato (2014) é um modelo de Desenvolvimento Organizacional que pressupõe que o gestor está sempre voltado para dois assuntos, que são: o resultado (ou produção) e pessoas.

    A partir de tal associação, surge um gráfico com dois eixos, um correspondente à produção e o outro eixo relacionando o envolvimento com as pessoas:

    "Eixo horizontal do grid: representa a preocupação com a produção. É uma série contínua de nove pontos, na qual 9 significa elevada preocupação com a produção e 1, baixa preocupação com a produção.

    Eixo vertical do grid: representa a preocupação com as pessoas. Também é uma série contínua de nove pontos, onde 9 é um grau elevado e 1 é um grau baixo de preocupação com as pessoas."

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: CERTO.