SóProvas


ID
2220370
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para gerir os documentos de arquivos, os arquivistas tomam como base a “Teoria das Três Idades”, que determina três idades para os documentos, dispostos nos arquivos corrente, intermediário e morto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - VALENTNI (2014) = 

    eoria das 3 Idades/Ciclo Vital dos Documentos/Estágios de Evolução dos Arquivos
    1. Introdução
    O assunto a ser tratado neste capítulo é um dos mais cobrados em concurso público. As bancas organizadoras existentes adoram perguntar sobre “a teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos” – a nomenclatura muda, mas o tema é um só. São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente (assim definidos em 1973, por Jean-Jacques Valette).

    Dica de prova:

    Quanto ao grau de frequência de uso dos documentos, podemos classificar os arquivos em:

    correntes, intermediários e permanentes.
    2. Definições
    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis­trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
    Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).
    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):

  • Ainda não entendi qual o erro da questão!

  • Nem eu Maria Medeiros

  • Acredito que o erro da questão está na denominação do arquivo permamante.

    Para gerir os documentos de arquivos, os arquivistas tomam como base a “Teoria das Três Idades”, que determina três idades para os documentos, dispostos nos arquivos corrente, intermediário e morto. O CORRETO SERIA PERMANENTE (Não arquivo morto).

     

  • Maria mdreiros e Lucas Dias o erro da questão é morto. Os arquivos Corrente, Intermediario e Permanente têm vários sinônimos. Ex: de Arquivo Permanente ( 3ª Idade, Histórico; de cutódia; Inativo/Passivo; Estático; Definito; Final; 3ª Fase; 3º Ciclo.). NÃO existe morto.

  • Arquivo corrente (primeira idade): segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística[2] (DTA 1996, p. 6), é o "conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados". Essa idade corresponde a: produção do documento; tramitação; finalização do seu objetivo; guarda.

     

    Arquivo intermediário (segunda idade): "conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final" (DTA 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução

    .

    Arquivo permanente (terceira idade): "conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor" (DTA 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.

  • Gabarito: Errado.

     

     

    Eu errei a questão por já ter visto o termo "morto" ser associado a idade permanente. Contudo, a chave para acertar essa questão esta no enunciado:

    "...como base a “Teoria das Três Idades..." E a Teoria das Três Idades só exprime a corrente, intermediária e permanente.

  • Que pegadinha infeliz!!  NÃO EXISTE ARQUIVO MORTO! Obrigada pelo comentário,  Vanessa!!

     “a teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos" ,é um tema só!

    São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente.

  • O erro da assertiva reside na confusão das 3 fases da Gestão dos Documentos com a "Teoria da Três Idades". Na Gestão dos Documentos, existem 3 fases: Produção de Documento(Primeira Fase), Utilização de Documentos(Segunda Fase) e Avaliação e Destinação de Documentos(Terceira Fase

  • Corrente, intermediário e permanente.