SóProvas


ID
2220784
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as afirmações abaixo.
No ambiente de trabalho, o trabalhador fica exposto a agentes, como o ruído, que provoca danos, a exemplo da PAIR.
Considere:
I. Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é provocada pela exposição em curto tempo ao ruído que causa perda auditiva do tipo óssea, unilateral e reversível, pois não é progressiva com o tempo de exposição ao ruído.
II. A partir da notificação da PAIR, será possível conhecer sua prevalência para tornar eficaz o planejamento de ações de capacitação e organização de recursos em função da capacidade instalada necessária, em nível de prevenção, diagnóstico e reabilitação.
III. Audiometria, logoaudiometria, imitanciometria e dinamometria são provas funcionais essenciais no acompanhamento da capacidade auditiva do trabalhador.

Além da PAIR, a exposição ao ruído influencia na qualidade de vida do trabalhador, devido aos efeitos NÃO auditivos da exposição ao ruído, como:

Alternativas
Comentários
  • Apesar disso, podem ser adotadas medidas para a melhoria da qualidade de vida dos expostos às condições de risco e dos lesionados, entre elas destacam-se :

    • informação sobre as formas de desenvolvimento da PAIR e de prevenção da progressão de quadros já instalados;

    • orientação quanto ao uso de EPI, buscando conhecer as queixas mais freqüentes e as razões que levam ao abandono de seu uso ou à sua não-utilização, estímulo à participação na sua escolha e construção de alternativas corretivas;

    • informação sobre os sinais iniciais de PAIR, como, por exemplo, a presença de zumbidos, a dificuldade para ouvir sons agudos, compreender conversas ao telefone, ouvir conversas em ambientes com ruídos de fundo;

    • informação aos familiares acerca das características da doença e das formas de aperfeiçoamento da comunicação no seio da família: uso de sinais, fala pausada e em frente ao paciente, apontar objetos e pessoas acerca de quem se fala, mudar o que se disse usando outras palavras com mesmo significado, ao invés de elevar a voz e repetir o que foi dito;

    • se o paciente apresenta perda nas freqüências da fala, deve ser encaminhado para avaliação da indicação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI). O paciente deve ser informado que o uso desse tipo de dispositivo não recupera sua perda, de modo a estar consciente das limitações de seu uso.

    http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/doencas_relacionadas_trabalho_manual.pdf