SóProvas


ID
222271
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A arquitetura de um SGBD ou a arquitetura de um sistema de banco de dados, também denominada de arquitetura ANSI/SPARC em três níveis, determina que um SGBD descreva como os dados devem ser armazenados e acessados e conter estes mesmos dados de fato armazenados.
As terminologias desta arquitetura que contêm essas descrições e os dados de fato armazenados, são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Esquema:
    Em qualquer banco de dados é importante distinguir entre a descrição do banco de dados e o banco de dados de fato (o armazenamento propriamente dito). A descrição do banco de dados é intitulada de esquema do banco de dados.

    Arquitetura ANSI/SPARC
    divide-se em três níveis, conhecido como nível interno, nível conceitual e nível externo.
     
    O objetivo da arquitetura de três níveis é separar as aplicações do usuário e o banco de dados. Nessa arquitetura, os esquemas podem ser definidos conforme a seguir:

    Nível interno
    O nível interno é também conhecido como nível físico, é o mais próximo do meio de armazenamento, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são armazenados. Utiliza um modelo de dados físico e descreve os detalhes completos sobre o armazenamento dos dados e os caminhos de acesso ao banco de dados.
     
    Nível conceitual
    Este nível é também conhecido como nível lógico comunitário e às vezes como nível lógico. É a representação de como os dados são apresentados ao usuário. Este é um nível de transformação entre as informações compreendidas pelos usuários e os dados armazenados pelo SGBD.

    Nível externo
    O nível externo é também conhecido como nível lógico do usuário, é o mais próximo dos usuários, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados na qual um determinado grupo de usuários está interessando e esconde o resto do banco de dados daquele grupo.
  • determina que um SGBD descreva como os dados devem ser armazenados e acessados = esquema físico

    conter estes mesmos dados de fato armazenados = nível físico

  • Nível externo

    O nível externo é também conhecido como nível lógico do usuário, é o mais próximo dos usuários, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados na qual um determinado grupo de usuários está interessando e esconde o resto do banco de dados daquele grupo.

    determina que um SGBD descreva como os dados devem ser armazenados e acessados = esquema físico

    conter estes mesmos dados de fato armazenados = nível físico



  • A terminologia que contém a descrição do banco de dados é o esquema; já a terminologia que

    contém os dados de fato armazenados é o nível físico/interno; a descrição respectiva do nível físico

    é o esquema físico/interno.

  • A redação do item é um pouco truncada, mas conseguimos resolver a questão sem grandes dificuldades. Na arquitetura ANSI/SPARC ou de três esquemas, os dados ficam efetivamente armazenados no nível físico ou interno do banco de dados. Esse nível contém o esquema interno, que é exatamente a descrição das estruturas de armazenamento dos dados. Resposta letra A.