Característica das organizações como sistemas abertos
Input ou Entrada: O sistema capta os recursos do ambiente externo, no qual se relaciona, através de relações de interdependência. Os insumos recebidos vão fazer com que a organização entre em atividade e esse fluxo constante é capaz de proporcionar energia, matéria ou informação.
Transformação: Etapa em que os insumos recolhidos do ambiente externo são processados e tornam-se produtos ou serviços do sistema. Cada tipo de entrada de recursos é encaminhado ao subsistema específico ou especializado em sua gestão.
Output ou Saída: Após o processamento e transformação dos insumos, o resultado será encaminhado ao ambiente externo novamente. Consequência das operações realizadas por todos os subsistemas em conjunto.
Feedback ou retroação: A resposta que é dada pelo ambiente, possui caráter informativo e é essencial no processo de tomada de decisão. A retroação possui dois aspectos positiva, isentiva o aceleramento de saídas, e o negativo que realiza o inverso, desestimulando as saídas.
Obs.: O feedback do sistema NÂO ocorre quando a coerência dos resultados em relação aos objetivos é identificada por meio de controles e avaliações do sistema.Feedback ou retroação é uma reação do ambiente ao estimulo provocado pelo Output ou Saída do sistema.