3.28 Recalque
Movimento vertical descendente de um elemento estrutural.
Quando o movimento for ascendente, denomina-se
levantamento. Convenciona-se representar o recalque
com o sinal positivo.
3.29 Recalque diferencial específico
Relação entre as diferenças dos recalques de dois apoios
e a distância entre eles.
2) TIPOS DE MOVIMENTOS DE OBRAS
a) Recalque total
Todos os pontos da fundação apresentam praticamente o mesmo recalque absoluto e toda a obra desce como um corpo rígido, mantendo a estabilidade horizontal e vertical. Não existem recalques diferenciais (nem distorções). A estrutura não sofre nenhum dano, mas podem ocorrer danos de origem estética e nas ligações com a via pública (entrada de água,
esgoto, cabos enterrados, acesso de veículos, entre outros).
b) Rotação de corpo rígido
Ocorrem recalques diferenciais, mas todos com um valor constante de distorção angular (rotação de toda a obra como se fosse um bloco único). São características de estruturas muito rígidas. Dependendo da magnitude dos recalques, a estrutura pode não sofrer dano, mas fica comprometido o aspecto estético e dependendo da inclinação compromete as tubulações, prumo das paredes, elevador, entre outros.
c) Recalques diferenciais
Nesta situação, a distorção angular é que influencia na magnitude dos danos. Quanto maior a distorção maior o fissuramento, o qual pode provocar nos elementos estruturais a redução do cobrimento de armadura, deformação nas lajes e vigas, trincas nas alvenarias, além de comprometer a abertura de janelas de correr, entre outros.