SóProvas


ID
2223817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere que, ao efetuar o recebimento provisório de uma obra de construção de um edifício, o fiscal tenha observado que o sifão estava instalado horizontalmente, devido à falta de espaço abaixo dos lavatórios, que todas as janelas de correr de uma mesma prumada do prédio não deslizavam livremente e que os pisos cerâmicos foram instalados em diagonal, visto que as paredes estavam fora de esquadro. Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A execução dos pisos em diagonal, apesar de disfarçar a falha construtiva das paredes, gera maior consumo de material.

Alternativas
Comentários
  • sim!

    as cerâmicas assentadas nas extremidades são cortadas e, dependo do tão fora que elas estiverem do esquadro, grandes peças cerâmicas cortadas não poderão ser reaproveitadas no assenamento, tendo que ir pro lixo ou reutilizar em outro lugar

  • Sim, supondo que em uma área de 4m² assentando as cerâmicas linearmente seriam utilizadas 4 peças de 1m² cada, na mesma área usando a disposição diagonal além dessas 4 peças ainda seriam necessárias outras peças para complementar os vãos entre elas. Além disso, não caberiam essas peças inteiras pois agora a cerâmica ocupa a área de um quadrado de lado l√2.

  • Essa questão é meio esquisita.

    Se a área é a mesma, não importa se a cerâmica vai ser colocada alinhada com a parede ou na diagonal. Acontece que ao colocá-la na diagonal vai ser necessário cortá-la e pode haver desperdício no processo acarretando em um consumo maior. Mas, não dá para afirmar que vai haver desperdício apenas por ter corte. O gabarito deveria ser "certo"