-
Qual o erro?
-
O unico ''erro'' que eu consegui detectar foi que a assertiva diz que o método do frasco de areia determina o PESO específico, sendo que na verdade ele determina a densidade, ou seja, a massa específica, porem, com a densidade se acha facilmente o peso especifico. O duro e pensar nisso na hora, eu mesmo li a assertiva e ja marquei como certa, depois q fui ver o erro. Muita sacanagem isso!
-
Jack, verdade. Tem razão.
Dei uma pesquisada aqui e o erro acontece também em diversos materiais (até de professores bons).
Para achar o peso específico é tão simples que acaba sendo automático dizer que "se tem um tem outro", rsrs.
-
Editado 28.09.17
Observando as questões Q653881 e Q279066, a banca considera que PESO ESPECÍFICO = MASSA ESPECÍFICA (é apenas questão de conversão da unidade, multiplicando pela gravidade). Além disso, percebo que, segundo a banca, "se tenho peso específico natural, obtido pelo método do frasco de areia, terei também o peso específico seco" (é apenas questão de conversão através de fórmulas com o valor da umidade).
Sendo assim, o que pode justificar o "erro" da questão é
"Para a garantia de uma boa condição de compactação, é necessário controlar o teor de umidade e o peso específico natural compactado; para o controle de umidade em campo, recomenda-se o uso do speedy e, para o do peso específico, o método do frasco de areia."
Para o controle de compactação, utilizamos o grau de compactação (Gc) que é a relação entre o "peso específico seco (campo)" e "peso específico seco máximo (lab)"
-
Banca fdp!
-
O livro de "Mecânica dos solos e suas aplicações " vol 1 de Homero pinto caputo, na pág 178 afirma:
"Para esse controle pode ser utilizado o "speedy" na determinação da umidade , e o processo do "frasco de areia" na determinação do peso específico."
-
Concordo L, o erro está em dizer peso específico natural compactado.
Para obter o peso específico natural basta escavar um volume conhecido e pesar o solo ali contido (Peso específico natural= Peso total/Volume total). Sendo assim não necessitaria de ensaio de frasco de areia, esse que é usado para obter Peso específico seco = Peso do sólidos/Volume total.
Quando era monitor de mecânica dos solos realizava esse ensaio com os alunos.
-
Q653881 O método do frasco de areia é utilizado em campo para determinar o peso específico seco de compactação. CERTO
-
1) "Para a garantia de uma boa condição de compactação, é necessário controlar o teor de umidade e o peso específico natural compactado [...]":
ERRADO. Deve-se controlar o teor de umidade e o peso específico SECO (ou peso específico dos sólidos ou dos grãos), não o peso específico natural. O peso específico seco é a relação entre peso das partículas sólidas e o volume das partículas sólidas (não o volume total). O peso específico natural é a relação entre o peso total do solo e seu volume total.
2) "[...] para o controle de umidade em campo, recomenda-se o uso do speedy e [...]":
CERTO. Para a determinação da umidade, utiliza-se o Speedy, um aparelho constituído por um reservatório metálico fechado que se comunica com um manômetro destinado a medir pressão interna. Dentro deste reservatório são colocados, em contato, uma certa quantidade de solo úmido e uma determinada porção de carbureto de cálcio (CaC2). A água contida no solo combinando-se com o carbureto de cálcio, gera acetileno, e daí, pela variação da pressão interna obtém-se a quantidade de água existente no solo.
3) "[...] para o do peso específico, o método do frasco de areia":
ERRADO. Se a assertiva especificasse "peso específico SECO", estaria certa, mas, no contexto, entende-se que se faz referência a "peso específico natural", citado anteriormente.
GABARITO: ERRADO
-
O controle da compactação do aterro baseia-se na verificação do peso específico aparente seco de cada camada compactada, ao final da compactação, com a utilização do ensaio de frasco de areia e a umidade, utiliza-se o Speedy, um aparelho constituído por um reservatório metálico fechado que se comunica com um manômetro destinado a medir pressão interna. Dentro deste reservatório são colocados, em contato, uma certa quantidade de solo úmido e uma determinada porção de carbureto de cálcio (CaC2). A água contida no solo combinando-se com o carbureto de cálcio, gera acetileno, e daí, pela variação da pressão interna obtém-se a quantidade de água existente no solo.
-
Conclusão: Se tá fácil, tenha medo.
-
Segundo o Manual de Pavimentação do DNIT o controle da compactação da pavimentação é descrito assim:
"Para se comprovar se a compactação está sendo feita devidamente, deve-se determinar sistematicamente a umidade e a massa específica aparente do material. Para esse controle pode ser utilizado o speedy na determinação da umidade (DNER ME 052/94), e o processo do frasco de areia na determinação da massa específica (DNER ME 092/94)".
Portanto, podemos concluir que o erro do enunciado deve-se ao fato desse citar o peso específico natural,visto que é a massa específica aparente que é determinada pelo processo do frasco de areia.
-
Apesar do peso específico aparente seco (Yd) ser uma medida indireta, é apenas através do Yd que controlamos a resistência estável do maciço. Que ocorre nos limites da umidade ótima.
O controle de campo é o Yd e a umidade, determinando também o grau de compactação segundo as especificações.
Foi no detalhe, mas vida que segue
-
Pessoal, o erro é " peso específico natural compactado". O correto seria "peso específico aparente seco" ou "peso específico seco". Podem gravar: O grau de compactação de um solo é medido com base no peso específico seco (DAS, 2011). Peso específico seco do solo é o peso de solo (descontando água e vazios) dividido pelo volume total da amostra.