SóProvas


ID
2223844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de infraestrutura viária e geotecnia.

Na atualidade, a escavação de túneis em solo ou rocha é realizada pelo método NATM.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o atualmente usado para cavar túneis de metrô é o famoso "tatuzão" - internacionalemente chamado de TBM.

  • O erro da assertiva está na palavra escavação. NATM é um método de escoramento aplicado na execução de túneis em rochas e solos.

     

    Fonte: http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/togot_Unid06EscavacoesTuneis-2007.pdf

  • Essa metodologia de escavacão sequencial nao é utilizada em rochas. Mas pode ser utilizada nos mais diversos tipos de solo. 

  • Complementando, a técnica utilizada para perfuracao em rochas, fora as mecanizadas, Drilling and blasting. Acredito que esse é o posicionamento da banca. Apesar que é um assunto complexo, nao há uma definicao precisa da metodologia NATM (Túnel Mineiro). Conversando com um especialista ele me disse que o Drilling and blasting pode ser considerado como um métdo que utiliza da "filosofia" NATM.

  • Questão erradissima. NATM é considerado como uma filosofia em construção de Túneis. Enquanto TBM é o metodo de escavação e é possivel utilizar NATM com TBA. Resumidamente NATM significa: (esperar o solo de assentar, o solo agora não é visto como sobrecarga mas sim como parte estruturante do túnel). Já o TBM é construído com brocas perfurantes no interior do maçico, mesmo com essas brocas é possível ainda esperar o solo se assentar e posteriormente coloca-se o suporte (concreto projetado).

    Está tão errado que: não se aplica tbm a solos moles. Economicamente falando, mas é possível utiliza-lo se usar um TBM que exerce pressão na parte dianteira.

    Definição de NATM (meu TCC):



    O NATM surgiu por volta dos anos 1957- 1965 citados pela primeira vez por Rabcewicz, diferencia-se do antigo método de construção de túnel, a ideia principal o método é aplicação de uma camada de concreto projetado seguido de observações dos deslocamentos do maciço (KOLYMBAS, 2005). Sugere-se a utilização de um suporte otimizado (O sistema de suporte otimizado refere-se a sua implantação no momento exato onde o maciço atingiu um deslocamento admissível), que deve possuir uma determinada flexibilidade (permite o deslocamento). Os revestimentos do perímetro da escavação devem ser colocados o mais breve possível, dependendo da qualidade do solo ou rocha o mesmo pode entrar em colapso, entende-se como revestimento a camada protetora no perímetro da escavação que pode ser concreto projetado ou cambotas metálicas. Esse importante fenômeno de deformação do maciço rochoso ou solo, implica diretamente na diminuição das tensões primárias (KOLYMBAS, 2005). Deve ser feita uma distinção entre o que é deformação admissível e colapso do material em estudo, o suporte entraria ainda na fase de deformação admissível, respeitando o limite de ruptura do material


    De acordo com a filosofia do NATM, o maciço não é mais visto apenas como elemento de carga, mas sim trabalha em conjunto com o sistema estrutural de suporte para a estabilização da cavidade. A grande preocupação do método é a determinação do tempo ideal de instalação do suporte (ASSIS, 2002). O método de escavação tanto pode ser por seção plena como de parcialização das seções, escavação em galerias.


    https://www.eec.ufg.br/up/140/o/INFLU%C3%8ANCIA_EM_SUPERF%C3%8DCIE_DO_PROCESSO_DE_ESCAVA%C3%87%C3%83O_DE_OBRAS_SUBTERR%C3%82NEAS_EM_SOLO_DE_GOI%C3%82NIA..pdf


    Então está certo a questão, usa-se NATM (metodo ou filosofia) junto com os TBM