SóProvas


ID
2223907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao saneamento urbano e rural, julgue o item subsequente.

No sistema de esgoto sanitário do tipo separador absoluto, as dimensões das canalizações são menores que as do sistema do tipo separador parcial, o que favorece o emprego de materiais como fibra de vidro e manilhas cerâmicas, facilita o afastamento das águas pluviais e melhora as condições de tratamento do esgoto.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    No sistema separador absoluto escoará somente a parcela referente as vazões do esgoto sanitário. Logo, as vazões pluviométricas não devem ser consideradas, o que acarreta em diâmetros menores.

  • Complementando o cometário do colega...Sobre o tratamento do esgoto, a separação entre água da chuva e esgoto melhora seu tratamento, pois a contribuição das águas pluviais faz com que o esgoto fique menos concentrado, dificultando a digestão da matéria orgânica pelos microorganismos!!!

     

    A minha dúvida na questão essa só sobre o material "fibra de vidro"

  • qual nbr essa questão se relaciona ? minha dúvida, se utiliza fibra de vidro e cerâmica em sistema de esgoto sanitário ?

  • fiquei com a mesma dúvida Chebl Mikhael.

  • Alguns componentes de ETEs e até mesmo alguns sistemas de ETEs são em fibra de vidro.

    "Do not stop until you proud."

  • A NBR 5626/98 prevê a utilização dos seguintes tubos: aço-carbono, cobre, ferro fundido

    galvanizado, ligas de cobre, poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), polipropileno e PVC

    Rígido. Tubos cerâmicos podem ser utilizados nas redes de esgoto sanitário. Porém não são usados

    em instalações prediais, pois apresentam problemas de estanqueidade. ( Material estratégia concursos)

  • essa eu não marcaria

  • Sobre cerâmicos nas instalações:

    Os tubos cerâmicos são os materiais preferidos em países europeus para drenagem e saneamento, devido à confiabilidade na qualidade e durabilidade do produto. No Brasil, o segmento de tubo cerâmico abastece, principalmente, construções do setor público, o que faz com que o mercado do produto seja definido por licitações e pregões.

    Conhecido por sua longevidade, não sofre deformações por ser inerte e resistente à abrasão e corrosão, não sendo atacado por micro-organismos, o que o torna mais eficiente para proteger a terra e os lençóis freáticos dos resíduos de saneamento. O tubo cerâmico tem durabilidade superior a 100 anos. No entanto, a durabilidade prevista para o PVC é de apenas 30 anos. 

    No Brasil, devido ao aspecto econômico, o mercado está absorvendo tubos de outros materiais, como o plástico, no lugar do produto de argila.

    https://www.anicer.com.br/revista-anicer/revista-91/durabilidade-historica-e-eficiencia-atraves-do-tubo-ceramico/

  • TUBOS CERÂMICOS - são usados em águas pluviais e em esgotos sanitários. Tem NBR 5645 (1991)

    Cespe já cobrou em outra questão:

    "As manilhas de cerâmica vidradas não podem ser utilizadas em instalações de esgoto em contato direto com o solo. ERRADO! PODEM!"

    TUBOS PRFV -Plástico Reforçado com Fibras de Vidro

    (conhecido também como: tubos com liner termofixo ou termoplástico, RPVC- PVC reforçado, C-PRFV – PVC centrifugado)

    Definição NBR 15536 – Tubo constituído de um liner PVC ou de resina termofixa, uma estrutura externa reforçada com fibras de vidro impregnadas com resina termofixa curada. A estrutura compota pode conter agregados, cargas granulares, escamas de vidro, agentes tixotrópicos e pigmentos ou corantes.

    Aplicações:

    Água potável, bruta, esgoto sanitário, irrigação, usinas hidrelétricas, emissários submarinos, aplicações industriais...

    fonte: meus resumos e normas.