SóProvas


ID
2224603
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • hipertonia plástica é extrapiramidal

    hipertonia elástica é piramidal, sinal do canivete

  • a) Tônus muscular : estado de relativa tensão em que se encontra permanentemente um músculo normal em repouso. Escala Aschworth Modificada avalia alteração no Tõnus.

    b)Hipertonia elástica (espasticidade): Lesão no motoneurônio superior (córtex e medula). Grupos musculares antigravitacionais são afetados. O tônus aumenta por liberação Piramidal (motricidade voluntária). Sinal do Canivete.Afeta extensores dos MMII e flexores dos MMSS, hiperreflexia profunda e superficial

    c) Hipertonia plástica (Rigidez) : Lesão nos núcleos da base , sinal da roda denteada e do cano de chumbo . Lesão extrapiramidal (Motricidade automática)

    d) A manobra de Barré (manobras deficitárias- motricidade voluntária)é realizada com o paciente em decúbio ventral e testa a integridade da força dos flexores de joelho. (GABARITO)

    e) A manobra de Mingazzini consiste em pedir ao paciente que, em decúbito dorsal, flexione a coxa mantendo-a perpendicularmente ao tronco, estando a perna paralela a ele e os pés na vertical ( o paciente deve manter essa posição por 2 minutos.

    COMPLEMENTANDO....

    As manobras deficitárias, como a manobra de Mingazzini (para MMII), Barré( para MMII), Braços estendidos (para MMSS) e Raimiste ( para MMSS) , além de mais sensíveis à detecção de paresias leves, permitem constatar se o déficit de força é global, distal (característico de lesões piramidais ou de nervos periféricos) ou proximal (indicativo de miopatia).