SóProvas


ID
2225068
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem sendo encaminhada pelo Ministério da Educação?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma proposta de reformulação da educação básica em todo o país, que consiste em padronizar 60% dos conteúdos a serem lecionados, a qual beneficiará, em grande medida, os grupos empresariais responsáveis pela confecção de materiais didáticos a serem distribuídos às escolas de todo o país.

  • Qual a fonte do material pra essa questão?

  • Também gostaria de saber a fonte.

  • Esta questão solicita que seja indicada a alternativa que expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
    A) Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país. 
    ERRADO - Não se trata de uma proposta de unificação dos esforços, uma vez que se deu de forma vertical e consiste na intromissão na autonomia da escola e do professor. Além disso, a base transformada em currículo não vai possibilitar melhoria na qualidade de ensino se não houver condições adequadas para o professor, como salário e condições concretas de infraestrutura e formação. 
    B)Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que os alunos das diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos.
    ERRADO - A educação básica já contava com diretrizes Curriculares Nacionais. 
    C) Trata-se de uma proposta de reformulação da educação básica em todo o país, que consiste em padronizar 60% dos conteúdos a serem lecionados, a qual beneficiará, em grande medida, os grupos empresariais responsáveis pela confecção de materiais didáticos a serem distribuídos às escolas de todo o país. 
    CORRETO -  A Base visa a padronização dos conteúdos e consiste em uma considerável tentativa de adequação do sistema educacional brasileiro às determinações do sistema mundial de produção em bases capitalistas e ao ideário neoliberal, com grandes fundações empresariais e sociais, institutos, movimentos e organizações. 
    D) Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a Base Comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os demais 40%.
    ERRADO - Trata-se de uma padronização dos conteúdos da educação básica, visto que mais da metade dos conteúdos a serem trabalhados serão determinados pela Base Comum. 
    E) Trata-se de uma política que garante maior autonomia aos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados, uma vez que define previamente a maior parte dos conteúdos de cada área de ensino e estes devem somente aplicá-los em suas aulas. 
    ERRADO - Trata-se de uma política que reduz significativamente a autonomia dos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados. 
    Gabarito do Professor: Letra C. 
  • Não seria a alternativa "a" a resposta correta?

    "Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país".

  • A letra a não está correta porque as normas da BNCC não são apenas para a rede pública, e sim para todo o sistema de ensino. Acredito que a alternativa que é tida como certa se dá pelo fato da pergunta "expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção"...

  • Parece que esta banca gosta de criticar a área empresarial.

  • Banca bem "politizada". Vamos fazer a prova com a mente e o coração de um militante do PSTU.

  • Difícil fazer uma prova na qual o elaborador da questão quer que você conheça o ponto de vista dele ¬¬

  • Parece que a galera não sabe o significado da palavra CRÍTICA.

  • Erros das alternativas:

    A ) Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país ( sem consulta a base acredito que a mesma serve para rede particular também...)

    B) Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que os alunos das diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos ( As diretrizes e os parâmetros eram e continuam sendo referências para educação.)

    E) Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a Base Comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os demais 40%. ( os sistemas não estão livres os outros 40 % são os temas transversais tratados pela BNCC).

    Diante dos erros apresentados nas alternativas só sobrou a alternativa C.

  • Mano, quem liga para os empresário? Acho que a última coisa que tava na cabeça de quem formulou a BNCC foi ajudar as editoras de livro. wtf

  • Meus caros, não é bem por aí.. no início do século XX nos Estados Unidos da América foi-se elaborado um documento norteador comum para a educação amaericana, em especial para se assegurar a hegêmonia da cultura "branca, protestante e anglô saxônica". Quando temos uma base nacional comum pesada por "competências", devido ao peso que se dê a uma determindada área, pode-se acontecer (leia-se como uma crítica, uma possibilidade, um ponto fraco desse sistema), de em questão de mercado ser desproporcional, o "looby" econômico que um grupo editorial pode fazer para a venda de materias dessa área pode acabar prejudicando o próprio currículo.

    Por exemplo : vamos supor que temo uma BNCC e um belo dia um determinado governo decide que na BNCC não haverá espaço para temáticas de uma minoria específica do Estado Nação, como por exemplo a temática indígena no Brasil, devido ao fato dessa base estar vinculada a questões econômicas específicas irá acontecer no longo prazo nos sistemas de ensino abastecidos pela rede a diminuição ou desaparecimento de temáticas ligadas a minorias ou outras que afetem de certa forma pautas sensíveis a sociedade.

    Ou seja: ao padronizar-se uma base comum para um mercado tão grande, corre-se o risoc de no longo prazo essa padronização ser nociva a própria educação em si, não somente do ponto de vista ecônomico, quanto também do educacional, pois iria-se contra uma das características da própria LDB, que é cada sistema de ensino elabaorar o seus próprio currículo, cada unidade escolar elaborar o seu próprio projeto político pedagógico, ambos sempre de olho nas especifidade existentes em suas respectivas localidades.

  • " A Base visa à padronização dos conteúdos e consiste em uma considerável tentativa de adequação do sistema educacional brasileiro às determinações do sistema mundial de produção em bases capitalistas e ao ideário neoliberal, com grandes fundações empresariais e sociais, institutos, movimentos e organizações. "

  • Questão ridícula

  • Esta pergunta deveria ser anulada!!

    Onde está escrito isso na BNCC???

  • Li várias vezes as alternativas nenhuma dessas se encaixa com a bncc .... Questão maldosa

  • Voltei após um ano de estudo, mudei de opinião quanto ao que disse acima. A base possui os 40 % a cargo de cada sistema de ensino, a pressão de grupos empresarias na elaboração do currículo ocorre não somente devido a existência das competências comuns, mas sim é um fenômeno que ocorre em toda a sociedade.

  • ESSA RESPOSTA E SEM NOÇÃO

  • QUE ABSURDO DE QUESTÃO!!

  • QUESTÃO TOTALMENTE ERRADA! ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA A

    Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país

  • Gabarito é C, questão mal feita.

  • Difícil lidar com uma questão onde a alternativa correta é a menos pior!