SóProvas



Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC


ID
637717
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os CBC’s (Conteúdos Básicos Curriculares), analise:

I. Os CBC’s não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender.

II. Nos CBC’s estão indicadas as habilidades e competências que o aluno não pode deixar de adquirir e desenvolver.

III. A elaboração anual do Programa de Avaliação de Educação Básica (PROEB) e o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) têm como base os CBC’s, para o estabelecimento de um plano de metas para cada escola.

IV. Para assegurar a implantação bem sucedida do CBC nas escolas, foi desenvolvido um sistema de apoio ao professor, que inclui cursos de capacitação a serem intensificados, e a disponibilidade do sítio da Secretaria de Educação para acesso dos interessados.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • IV. Para assegurar a implantação bem sucedida do CBC nas escolas, foi desenvolvido um sistema de apoio ao professor, que inclui cursos de capacitação a serem intensificados, e a disponibilidade do sítio da Secretaria de Educação para acesso dos interessados.

    sitio ou site?

     

  • Gabarito     B

     

    Mas esse  "sítio"  aí  ...

  • sítio = site. A maioria dos sites públicos colocam como sítio mesmo.
  • Errei por causa desse sitio raivaaaa


ID
1332472
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada, constituindo um todo integrado e não podendo ser consideradas como dois blocos distintos, conforme indicado na Resolução CNE/CEB nº 7 de 14 de dezembro de 2010. Nesse sentido, quem complementa a base nacional comum e quem complementa a parte diversificada, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010

    Art. 11 A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino

    Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos

    distintos.

    [...]

    § 3º Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada do currículo serão

    definidos pelos sistemas de ensino e pelas escolas, de modo a complementar e enriquecer o

    currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes

    realidades.

    Gabarito B

  • A questão quer saber quem complementa a base nacional comum e quem complementa a parte diversificada, respectivamente conforme a Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Vejamos:

    De acordo com o artigo 11,§ 3º, da referida resolução: "A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos. (...) Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada do currículo serão definidos pelos sistemas de ensino e pelas escolas, de modo a complementar e enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes realidades.

    Gabarito do monitor: B


ID
2048173
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular, que está sendo discutida pela sociedade na atualidade, faz referência

Alternativas
Comentários
  •  gabarito C

    A Base Nacional apresenta os conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.

  • A Base Nacional Curricular Comum define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). 

  • Gabarito: C

    BNCC (em pdf), página 7:

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica [...].

  • Alternativa esta errada.... TODO ESTUDANTE BRASILEIRO????ao conjunto de conhecimentos essenciais a que todo estudante brasileiro deve ter acesso

  • "estudante brasileiro" E se for estudante estrangeiro que veio morar no Brasil? Não consta?

  • Partindo da obrigatoriedade da educação básica, e da aplicabilidade da BNCC em todas as escolas (públicas e privadas), o entendimento de que TODO ESTUDANTE BRASILEIRO deve ter acesso ao "conjunto de conhecimentos essenciais" definidos na BNCC está correto.

  • "Com a Base, vamos garantir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes brasileiros, seu desenvolvimento integral por meio das dez competências gerais para a Educação Básica, apoiando as escolhas necessárias para a concretização dos seus projetos de vida e a continuidade dos estudos" (BNCC, p. 5, 2010)

    gabarito: c

  • Em conformidade com os fundamentos pedagógicos apresentados na Introdução deste documento, a BNCC está estruturada de modo a explicitar as competências que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica e em cada etapa da escolaridade, como expressão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes.

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)1, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)2.


ID
2225068
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem sendo encaminhada pelo Ministério da Educação?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma proposta de reformulação da educação básica em todo o país, que consiste em padronizar 60% dos conteúdos a serem lecionados, a qual beneficiará, em grande medida, os grupos empresariais responsáveis pela confecção de materiais didáticos a serem distribuídos às escolas de todo o país.

  • Qual a fonte do material pra essa questão?

  • Também gostaria de saber a fonte.

  • Esta questão solicita que seja indicada a alternativa que expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
    A) Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país. 
    ERRADO - Não se trata de uma proposta de unificação dos esforços, uma vez que se deu de forma vertical e consiste na intromissão na autonomia da escola e do professor. Além disso, a base transformada em currículo não vai possibilitar melhoria na qualidade de ensino se não houver condições adequadas para o professor, como salário e condições concretas de infraestrutura e formação. 
    B)Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que os alunos das diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos.
    ERRADO - A educação básica já contava com diretrizes Curriculares Nacionais. 
    C) Trata-se de uma proposta de reformulação da educação básica em todo o país, que consiste em padronizar 60% dos conteúdos a serem lecionados, a qual beneficiará, em grande medida, os grupos empresariais responsáveis pela confecção de materiais didáticos a serem distribuídos às escolas de todo o país. 
    CORRETO -  A Base visa a padronização dos conteúdos e consiste em uma considerável tentativa de adequação do sistema educacional brasileiro às determinações do sistema mundial de produção em bases capitalistas e ao ideário neoliberal, com grandes fundações empresariais e sociais, institutos, movimentos e organizações. 
    D) Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a Base Comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os demais 40%.
    ERRADO - Trata-se de uma padronização dos conteúdos da educação básica, visto que mais da metade dos conteúdos a serem trabalhados serão determinados pela Base Comum. 
    E) Trata-se de uma política que garante maior autonomia aos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados, uma vez que define previamente a maior parte dos conteúdos de cada área de ensino e estes devem somente aplicá-los em suas aulas. 
    ERRADO - Trata-se de uma política que reduz significativamente a autonomia dos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados. 
    Gabarito do Professor: Letra C. 
  • Não seria a alternativa "a" a resposta correta?

    "Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país".

  • A letra a não está correta porque as normas da BNCC não são apenas para a rede pública, e sim para todo o sistema de ensino. Acredito que a alternativa que é tida como certa se dá pelo fato da pergunta "expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção"...

  • Parece que esta banca gosta de criticar a área empresarial.

  • Banca bem "politizada". Vamos fazer a prova com a mente e o coração de um militante do PSTU.

  • Difícil fazer uma prova na qual o elaborador da questão quer que você conheça o ponto de vista dele ¬¬

  • Parece que a galera não sabe o significado da palavra CRÍTICA.

  • Erros das alternativas:

    A ) Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país ( sem consulta a base acredito que a mesma serve para rede particular também...)

    B) Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que os alunos das diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos ( As diretrizes e os parâmetros eram e continuam sendo referências para educação.)

    E) Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a Base Comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os demais 40%. ( os sistemas não estão livres os outros 40 % são os temas transversais tratados pela BNCC).

    Diante dos erros apresentados nas alternativas só sobrou a alternativa C.

  • Mano, quem liga para os empresário? Acho que a última coisa que tava na cabeça de quem formulou a BNCC foi ajudar as editoras de livro. wtf

  • Meus caros, não é bem por aí.. no início do século XX nos Estados Unidos da América foi-se elaborado um documento norteador comum para a educação amaericana, em especial para se assegurar a hegêmonia da cultura "branca, protestante e anglô saxônica". Quando temos uma base nacional comum pesada por "competências", devido ao peso que se dê a uma determindada área, pode-se acontecer (leia-se como uma crítica, uma possibilidade, um ponto fraco desse sistema), de em questão de mercado ser desproporcional, o "looby" econômico que um grupo editorial pode fazer para a venda de materias dessa área pode acabar prejudicando o próprio currículo.

    Por exemplo : vamos supor que temo uma BNCC e um belo dia um determinado governo decide que na BNCC não haverá espaço para temáticas de uma minoria específica do Estado Nação, como por exemplo a temática indígena no Brasil, devido ao fato dessa base estar vinculada a questões econômicas específicas irá acontecer no longo prazo nos sistemas de ensino abastecidos pela rede a diminuição ou desaparecimento de temáticas ligadas a minorias ou outras que afetem de certa forma pautas sensíveis a sociedade.

    Ou seja: ao padronizar-se uma base comum para um mercado tão grande, corre-se o risoc de no longo prazo essa padronização ser nociva a própria educação em si, não somente do ponto de vista ecônomico, quanto também do educacional, pois iria-se contra uma das características da própria LDB, que é cada sistema de ensino elabaorar o seus próprio currículo, cada unidade escolar elaborar o seu próprio projeto político pedagógico, ambos sempre de olho nas especifidade existentes em suas respectivas localidades.

  • " A Base visa à padronização dos conteúdos e consiste em uma considerável tentativa de adequação do sistema educacional brasileiro às determinações do sistema mundial de produção em bases capitalistas e ao ideário neoliberal, com grandes fundações empresariais e sociais, institutos, movimentos e organizações. "

  • Questão ridícula

  • Esta pergunta deveria ser anulada!!

    Onde está escrito isso na BNCC???

  • Li várias vezes as alternativas nenhuma dessas se encaixa com a bncc .... Questão maldosa

  • Voltei após um ano de estudo, mudei de opinião quanto ao que disse acima. A base possui os 40 % a cargo de cada sistema de ensino, a pressão de grupos empresarias na elaboração do currículo ocorre não somente devido a existência das competências comuns, mas sim é um fenômeno que ocorre em toda a sociedade.

  • ESSA RESPOSTA E SEM NOÇÃO

  • QUE ABSURDO DE QUESTÃO!!

  • QUESTÃO TOTALMENTE ERRADA! ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA A

    Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país

  • Gabarito é C, questão mal feita.

  • Difícil lidar com uma questão onde a alternativa correta é a menos pior!


ID
2253352
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem sendo encaminhada pelo Ministério da Educação?

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

  • Uhh! Esta questão foi crítica mesmo. Gabarito : C

  • não entendi o porquê de ser a letra C

  • Mas como é a letra c?... alguma explicação?

  • Não estou gostando dessas questões

  • Alguém para explicar o por quê de ser a questão C

  • Só pode estar errado! Pq seria a C????

  • ta de sacanagem né nada haver

    é a letra A

  • ta de sacanagem né nada haver

    é a letra A

  • A opção A não poderia ser pois a BNCC atua não só no ensino público, mas também no ensino privado

  • No meu ponto de vista, a banca pediu justamente a assertiva que apresenta uma visão crítica. Nesse contexto, trata-se de uma concepção com sentido negativo mesmo. Vejamos:

    • Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país.

    • Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que os alunos das diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos.

    • Trata-se de uma proposta de reformulação da educação básica em todo o país, que consiste em padronizar 60% dos conteúdos a serem lecionados, a qual beneficiará, em grande medida, os grupos empresariais responsáveis pela confecção de materiais didáticos a serem distribuídos às escolas de todo o país.

    • Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a Base Comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os demais 40%

    • Trata-se de uma política que garante maior autonomia aos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados, uma vez que define previamente a maior parte dos conteúdos de cada área de ensino e estes devem somente aplicá-los em suas aulas.

    A definição da alternativa C, portanto, dentre as demais, torna-se menos incoerente, uma vez que há essa visão mercadológica que beneficia grupos empresariais. Essa é a crítica.


ID
2560255
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017) I - linguagens e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); II - matemática e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); IV - ciências humanas e sociais aplicadas; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); V - formação técnica e profissional. (Incluído pela Lei n° 13.415, de 2017).

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


A organização curricular para o Ensino Médio viveu debates e estudos entre atender às necessidades formativas dos jovens e à demanda do mercado de trabalho. Em 2017, sofreu intervenções verticais em sua proposta, com a alteração da Lei n° 9.394/96. A “E.E. Rocha Junior”, escola de ensino médio, definiu sua missão: preparar os adolescentes para o pleno exercício da cidadania e instrumentalizá-los para sua inserção no mercado de trabalho. Seu objetivo é oferecer um currículo com foco em uma formação integrada. Seu plano de ação educacional apresenta a oferta de um ensino médio integrado à formação profissionalizante, com três linhas de ação: gestão de pessoas e equipes; gestão pedagógica; gestão administrativa. 


Diante do contexto descrito acima, de acordo com a Lei n° 13.415/17, a “E.E. Rocha Junior”, na perspectiva do planejamento estratégico, deve propor na gestão pedagógica

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    a integração efetiva entre os conhecimentos próprios da base nacional comum do currículo e a formação prática e laborai do currículo profissionalizante.


ID
2560258
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017) I - linguagens e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); II - matemática e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); IV - ciências humanas e sociais aplicadas; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); V - formação técnica e profissional. (Incluído pela Lei n° 13.415, de 2017).

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


A organização curricular para o Ensino Médio viveu debates e estudos entre atender às necessidades formativas dos jovens e à demanda do mercado de trabalho. Em 2017, sofreu intervenções verticais em sua proposta, com a alteração da Lei n° 9.394/96. A “E.E. Rocha Junior”, escola de ensino médio, definiu sua missão: preparar os adolescentes para o pleno exercício da cidadania e instrumentalizá-los para sua inserção no mercado de trabalho. Seu objetivo é oferecer um currículo com foco em uma formação integrada. Seu plano de ação educacional apresenta a oferta de um ensino médio integrado à formação profissionalizante, com três linhas de ação: gestão de pessoas e equipes; gestão pedagógica; gestão administrativa. 


A gestão pedagógica da proposta da “E.E. Rocha Junior”, na perspectiva de um planejamento estratégico e de acordo com os princípios que regem a educação, deve pressupor as seguintes ações:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    formação continuada dos professores em serviço, reflexão sobre a prática, visando à sua superação; elaboração de um currículo básico da unidade; avaliação diagnostica bimestral com a finalidade de corrigir e reavaliar os percursos formativos discentes; criação de critérios e índice para avaliar o desempenho das aprendizagens; definição de metas a serem alcançadas; criação de procedimentos e instrumentos de monitoramento dos resultados. Implantar na gestão escolar a cultura do planejamento de metas e resultados.

  • A) seleção dos professores pela formação inicial que atenda ao perfil desejado; implantação do currículo prescrito; avaliação classificatória a cada unidade desenvolvida; adoção de índices de desempenho já estabelecidos; valorização do processo e não dos resultados; definição de procedimentos didáticos. Implantar gestão escolar de monitoramento de processos e não de resultados.

    B) formação continuada dos professores em serviço, reflexão sobre a prática, visando à sua superação; elaboração de um currículo básico da unidade; avaliação diagnostica bimestral com a finalidade de corrigir e reavaliar os percursos formativos discentes; criação de critérios e índice para avaliar o desempenho das aprendizagens; definição de metas a serem alcançadas; criação de procedimentos e instrumentos de monitoramento dos resultados. Implantar na gestão escolar a cultura do planejamento de metas e resultados.

    C) formação continuada dos professores através de cursos ministrados por universidades; focar no treinamento de técnicas aplicadas no mundo do trabalho; avaliar sistematicamente os alunos e alunas e proceder o remanejamento destes, organizando turmas por desempenho; adotar indicadores de qualidade educacional; definir metas; acompanhar a execução. Implantar na gestão escolar a cultura das ações espontâneas advindas da vivência dos alunos.

    D) formação continuada de professores através de cursos ministrados por empresas da produção e/ou da prestação de serviços, de acordo com o itinerário formativo definido; reforçar a necessidade do Plano de Trabalho Docente com base em um conhecimento sobre o que os alunos já sabem e o que precisam saber; avaliar e classificar os alunos por desempenho; criar indicadores de qualidade educacional por turma e ano de escolaridade; definir estratégias; controlar a execução. Implantar na gestão escolar a cultura do desenvolvimento humano profissional.

    E) formação dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica, devido à sua carência nessa área de conhecimento; incentivar a elaboração de planos de trabalho docentes focados nas aprendizagens do mundo do trabalho; controlar a frequência e os resultados das aprendizagens; estabelecer os indicadores de qualidade para avaliar a turma, o docente e o discente; definir estratégias; monitorar a execução. Implantar na gestão escolar uma cultura de trabalho especializado.

  • B


ID
2688673
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Integral e Integrada visa a assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na Educação Básica, com a melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo-se as condições necessárias ao desenvolvimento dos diversos saberes e habilidades pelos estudantes e a ampliação da oferta da jornada em tempo integral, em consonância com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

(Fonte: MINAS GERAIS. Decreto 47.227 de 02 de agosto de 2017. Dispõe sobre a Educação Integral e Integrada na rede de ensino pública do Estado. Belo Horizonte: SEE, 2017.


Analise as seguintes afirmativas sobre a educação integral:


I. A jornada escolar constará de 30 horas semanais, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que os estudantes permanecerem na escola ou em outros espaços educacionais, em atividades educativas.

II. As Escolas Polem são unidades de ensino que desenvolverão atividades curriculares em perí- odo integral, contemplando os componentes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –, bem como os diferentes campos de conhecimento e de práticas socioculturais.

III. Os campos de conhecimento da Educação em Tempo Integral devem ser distintos dos Componentes Curriculares das áreas de conhecimento do Ensino Fundamental e Médio.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão tão mal elaborada, uma vez que os componentes curriculares PODEM ser diferentes ou adaptados em virtude das condições e do tempo, mas o DEVER de ser diferente eu nunca vi em nenhuma lei. Se alguém encontrar justificativa para a afirmativa III, por favor, compartilhe.

    Segue a parte das DCN'S que fala sobre o currículo da edu. integral:

    O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de, no mínimo, 7 (sete) horas diárias. A ampliação da jornada poderá ser feita mediante o desenvolvimento de atividades como as de acompanhamento e apoio pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, experimentação e pesquisa científica, cultura e artes, esporte e lazer, tecnologias da comunicação e informação, afirmação da cultura dos direitos humanos, preservação do meio ambiente, promoção da saúde, entre outras, articuladas aos componentes curriculares e áreas de conhecimento, bem como as vivências e práticas socioculturais

  • resolução 7/2010

    artigo 36 . Vide acima

    Tb não marquei a C e sim a D, pois não acho que os campos de conhecimentos devem ser distintos, somente ampliado . 

  • Resposta: C

  • Questão nada a ver!

    Educação integral é diferente de Educação em tempo integral!


ID
2688712
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A luta das comunidades quilombolas pelo direito à terra, pela afirmação de suas identidades culturais e por uma educação diferenciada extrapola os limites do tempo e da História e envolve a elaboração de documentos às instâncias federais, municipais e estaduais brasileiras. O reconhecimento dessas comunidades e de suas demandas é concomitante ao reconhecimento dos territórios e das ações pela melhoria da qualidade de vida de suas populações. Por isso, para materializar a educação quilombola, é urgente buscar uma escola para a diversidade, ou seja, a favor da diversidade. Uma vez que educar para a diversidade possibilita reconhecer as diferenças, respeitando-as, aceitando-as e inserindo-as na agenda do processo educacional.


Sendo assim, analise a organização curricular da educação quilombola, a partir das “Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais” (2017).


O currículo da educação escolar quilombola deve


I. observar e respeitar as disposições e orientações da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Básico Comum (CBC) e articulá-las com a parte diversificada, a fim de garantir a dissociabilidade entre conhecimento escolar e os conhecimentos tradicionais produzidos pelas comunidades quilombolas.

II. garantir ao estudante o direito de conhecer o conceito, a história dos quilombos no Brasil e em Minas Gerais, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro, assim como o seu histórico de lutas.

III. implementar a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, nos termos da legislação em vigor.

IV. reconhecer a história e cultura afrobrasileiras como elementos estruturantes do processo de formação nacional e regional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que fundamentam as concepções de vida dos afro-brasileiros na diáspora africana.

V. dizer respeito aos modos de organização dos tempos e espaços escolares de suas atividades pedagógicas, das interações do ambiente educacional, essencialmente das relações de igualdade presentes no fazer educativo, na sociedade e nas formas de conceber e construir conhecimentos escolares, constituindo parte importante dos processos sociopolíticos e culturais de construções identitárias.


NÃO representam as diretrizes da organização curricular da educação quilombola as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A) I e V

  • Achei que seria indissociáveis

  • Alguém sabe dizer por que a V não representa as diretrizes?


ID
2688718
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os textos abaixo que tratam da função pedagógica e estratégica da Base Nacional Comum Curricular:


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (BRASIL, 2017, p. 7).


Entende-se por Base Nacional Comum Curricular, na Educação Básica, os conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas institui- ções produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e culturais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; nos movimentos sociais. (BRASIL, 2010).


Considerando as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmativas a seguir sobre a Base Nacional Comum Curricular:


I. Constitui-se em uma listagem de conteúdos, conceitos e habilidades que, prescritivamente, devem orientar a elaboração dos currículos dos Sistemas de Ensino.

II. Tem como uma de suas funções balizar a qualidade da educação nacional, buscando a garantia da diversidade das aprendizagens de todos os alunos da Educação Básica.

III. Pretende a superação da fragmentação das políticas educacionais com o fortalecimento do regime de colaboração entre as esferas do governo.

IV. Alinha-se com uma política educacional de formação continuada e comum de professores e com a padronização de avaliações externas.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Constitui-se em uma listagem de conteúdos, conceitos e habilidades que, prescritivamente, devem orientar a elaboração dos currículos dos Sistemas de Ensino.

     Esta errada. São aprendizagens essenciais, e não apenas dos conteúdos mínimos a ser ensinados,além disso, a BNCC traz competências, habilidades,atitudes e valores.

    II. Tem como uma de suas funções balizar a qualidade da educação nacional, buscando a garantia da diversidade das aprendizagens de todos os alunos da Educação Básica.

    Esta errada. Não é garantia da diversidade da aprendizagem e sim garantir que todos tenham a aprendizagem considerada essencial, garantia de um patar comum de aprendizagem

    III. Pretende a superação da fragmentação das políticas educacionais com o fortalecimento do regime de colaboração entre as esferas do governo.

    IV. Alinha-se com uma política educacional de formação continuada e comum de professores e com a padronização de avaliações externas.

     

    Resposta certa letra E  ITENS III E IV


ID
2688721
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto:


O conceito de competência é assumido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) no tratamento dos fundamentos pedagógicos. O texto da BNCC esclarece que esta é uma discussão pedagógica e social das últimas décadas inclusive demarcada na LDBEN nº 9.394/1996.


O documento esclarece que “[...] desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos”. (BRASIL, 2017, p. 13). Informa, ainda, que a centralidade nas competências é também o enfoque evidenciado pelas avaliações externas nacionais e internacionais.


Nesse contexto e tendo como base o texto da BNCC, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. Competência significa a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana no exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

II. O desenvolvimento curricular por meio de competências torna-se importante no sentido de orientar não apenas o que os alunos devem “saber”, mas, sobretudo, o que devem “saber fazer”. A orientação por competências oferece referências claras para o fortalecimento das ações educativas, no sentido de alcançar os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica.


É CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA: D


    I. Competência significa a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana no exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    II. O desenvolvimento curricular por meio de competências torna-se importante no sentido de orientar não apenas o que os alunos devem “saber”, mas, sobretudo, o que devem “saber fazer”. A orientação por competências oferece referências claras para o fortalecimento das ações educativas, no sentido de alcançar os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica.



ID
2688724
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394/1996, um dos marcos legais que fundamentam a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017):


Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (BRASIL, 1996)


Considerando a LDBEN nº 9.394/96 e as proposições da BNCC (BRASIL, 2017), é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205, reconhece a educação como direito fundamental compartilhado entre Estado, família e sociedade ao determinar que: a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988).

    Para atender a tais finalidades no âmbito da educação escolar, a Carta Constitucional, no Artigo 210, já reconhece a necessidade de que sejam “fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL, 1988).

    Com base nesses marcos constitucionais, a LDB, no Inciso IV de seu Artigo 9º, afirma que cabe à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).

    Nesse artigo, a LDB deixa claros dois conceitos decisivos para todo o desenvolvimento da questão curricular no Brasil. O primeiro, já antecipado pela Constituição, estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular: as competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos. O segundo se refere ao foco do currículo. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDB orienta a definição das aprendizagens essenciais, e não apenas dos conteúdos mínimos a ser ensinados. Essas são duas noções fundantes da BNCC. BONS ESTUDOS 

    Fonte:basenacionalcomum.mec.gov.br

  •  a) A parte diversificada está para os direitos de aprendizagem assim como a Base Nacional Comum Curricular está para o atendimento à diversidade regional na discussão curricular. (Inverteu. A BNCC está  para os direitos de aprendizagem e a parte diversificada está para  o atendimento à diversidade regional na discussão curricular)

     b) A BNCC e os currículos tem papéis sobrepostos no sentido de assegurar aprendizagens necessárias ao aluno de cada etapa da Educação Básica. 

     c) Os conteúdos, conceitos e processos, bem como a definição das unidades temáticas da parte diversificada do currículo estão definidos na BNCC para cumprimento dos sistemas de ensino. ( Não é a BNCC que define as unidades temáticas da parte diversificada.)

     d) Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), os conteúdos curriculares passam a exercer função secundária no processo educacional, uma vez que a prioridade está na concretização das competências gerais. 

     e) Uma das noções fundantes da BNCC é a relação entre o que básico/comum e o que é diverso em matéria curricular. As competências/diretrizes são comuns enquanto os currículos são diversos.

  • Resposta: E

  • As competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos.

    A relação entre o que é básico-comum e o que é diverso é retomada no Artigo 26 da LDB, que determina que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).


ID
2688817
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)”. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 7).


Considerando a concepção presente no texto, analise as afirmativas a seguir:


I. A BNCC reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender que esse desenvolvimento é linear.

II. A dimensão conceitual da BNCC permite que os estudantes desenvolvam aproximações e compreensões sobre os saberes científicos e os presentes nas situações cotidianas.

III. A noção de competência é definida na BNCC como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

IV. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDBEN orienta a definição das aprendizagens dos conteúdos mínimos a serem ensinados na proposta da BNCC.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II. A dimensão conceitual da BNCC permite que os estudantes desenvolvam aproximações e compreensões sobre os saberes científicos e os presentes nas situações cotidianas.

    III. A noção de competência é definida na BNCC como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    Resposta E

  • I - O erro está em dizer que o conhecimento é linear

    IV - LDBEN o normatiza, quem define os conteúdos é o PNE

  • I - "Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas..."

    IV- "Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDB orienta a definição das aprendizagens essenciais, e não apenas dos conteúdos mínimos a ser ensinados. Essas são duas noções fundantes da BNCC"

  • A BNCC define conteúdos a serem estudados e competências e habilidades que os alunos devem demonstrar a cada passo da vida escolar.

  • I - Não existe conhecimento linear

    IV - A BNCC ( o próprio nome já diz: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) orienta os conteúdos mínimos a serem estudados, a LDB somente normatiza.

    Gabarito E

  • I- (…) a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. (BNCC, 2018, pág. 14) 

    IV- Quem orientam e a LDB e as DCN.

  • Vocês arrasam na explicação !!!!


ID
2699518
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A seção IV da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394∕96) trata do Ensino Médio e sofreu alterações importantes no mês de fevereiro de 2017, por meio da Lei nº13.415∕2017. A organização do currículo do Ensino Médio, por meio da construção da Base Nacional Comum Curricular foi uma das modificações, estabelecidas no artigo 35 que define, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Questão que induz ao erro, a resposta no qual esta o erro, está correta porém, não esta na alteração que foi feita!

  • LDB ARTIGO 35

    § 8º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line, de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre: (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    I - domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    II - conhecimento das formas contemporâneas de linguagem. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)


ID
2723461
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde fevereiro de 2017, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 definiu que o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. A este respeito, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA - Pois a organização das áreas é de acordo com o sistema de ensino e não somente Municipal e Estadual.

    b) CORRETA

    c) INCORRETA - não somente a educação técnica.

    d) INCORRETA - Não é a CLT, mas pela legislação sobre aprendizagem profissional.

  • O artigo 36 da LDB é extremamente cobrado por causa das mudanças que ocorreram em 2017.

    a) INCORRETA - Art. 36, § 1º  A organização das áreas de que trata o caput e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino.

    b) CORRETA - Art. 36, § 6º, II - a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.

    c) INCORRETA - Art. 36, § 3º  A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integrado, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e dos itinerários formativos, considerando os incisos I a V do caput.

    d) INCORRETA - Art. 36, § 6º  A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:

    I - a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional;

    II - a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.

  •  b) A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.


ID
2776687
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica. A BNCC leva em conta que os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais e propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental.


Sobre essas unidades temáticas, julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


( ) A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.

( ) A unidade temática Álgebra tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.

( ) A unidade temática Grandezas e Medidas contribui ainda para a consolidação e ampliação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (v) A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.

    (v) A unidade temática Álgebra tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.

    (v) A unidade temática Grandezas e Medidas contribui ainda para a consolidação e ampliação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.

  • TODAS ESTÃO CORRETAS SEGUNDO BNCC


ID
2804392
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CP no 2, de 22/12/2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular esclarece que para seus efeitos, e com base na lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra B

  • CNE


    Art. 3º - No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


    Parágrafo único - Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no § 1º do art. 36 da LDB, a expressão "competências e habilidades" deve ser considerada como equivalente à expressão "direitos e objetivos de aprendizagem" presente na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).


  • Sobre o erro da A

    Art. 3º No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


ID
2804395
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no quadro das mudanças provocadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que os PCNs:

Alternativas
Comentários
  • Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), no quadro das mudanças provocadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) permanecerão como documentos orientadores.


  • LETRA D

  • não são tornados inválidos pela BNCC, permanecendo documentos orientadores

  • Não foram substituídos, porém continuam valendo, porém não são obrigatórios.


ID
2804404
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto da reforma do Ensino Médio, a partir de 2017, o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, considerados como

Alternativas
Comentários
  • I - linguagens e suas tecnologias; 

    II - matemática e suas tecnologias; 

    III - ciências da natureza e suas tecnologias;  

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas; 

    V - formação técnica e profissional.

  • Gabarito: E

    forma de flexibilização curricular que define carga horária destinada a um de cinco percursos, neles incluída a formação técnica e profissional.


ID
2804440
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDB atual estabelece que a Base Nacional Comum Curricular definirá os direitos e os objetivos de aprendizagem no ensino médio, em consonância com diretrizes do CNE; em relação à inclusão de línguas estrangeiras tem-se que a língua inglesa é disciplina obrigatória dos currículos daquela etapa de ensino e outras línguas estrangeiras terão caráter optativo, caso do espanhol, tendo apreciações específicas dos sistemas de ensino. No caso específico da língua espanhola, a Resolução no 1/2012-CEDF,

Alternativas
Comentários

  • artigo:13º Resolução 1/2012 CEDF


    § 2º A partir do 6º ano e da 5ª série do ensino fundamental, com duração de nove e de oito anos, respectivamente, é obrigatória a oferta de pelo menos uma língua estrangeira moderna na parte diversificada do currículo.

    § 3º O ensino da língua espanhola, disciplina de oferta obrigatória pela instituição educacional e de matrícula facultativa para o estudante, deve constar no currículo das três séries do ensino médio.

    § 4º É facultada a inclusão da língua espanhola no currículo do ensino fundamental.



    fonte:


    http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/suplav/cosine/part_resolucao_1_2012_alterada.pdf

  • Nnão concorde com a resposta. .Segundo a legislação outras linguas serão em caráter optativo preferencialmente o espanhol de acordo com a oferta, locais e horário definidos. Em nenhum momento está falando que será de matrícula facultativa pelo aluno.. Não entendi.

  • artigo:13º, § 3º da Resolução 1/2012 CEDF


    § 3º O ensino da língua espanhola, disciplina de oferta obrigatória pela instituição educacional e de matrícula facultativa para o estudante, deve constar no currículo das três séries do ensino médio.


    fonte:


    http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/suplav/cosine/part_resolucao_1_2012_alterada.pdf

  • GAB:. A

  • A Resolução no 1/2012-CEDF FOI REVOGADA, agora em vigencia a RESOLUÇÃO Nº 1/2018-CEDF, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. 


  • A lei tem força maior, a resolução deveria ter sido abolida, já que a LDB coloca o espanhol como matéria optativa.

  • Na LDB se fala de ensino obrigatório de inglês, sendo o espanhol preferencialmente optativa, dentre outras possibilidades. Achei ruim a questão por ignorar o que já foi tratado posteriormente na LDB, tornando a questão confusa e não compatível com a prática.

  • Apesar da questão pedir como resposta o que consta na resolução, Os currículos do ensino médio de acordo com a Lei maior LDB é clara ao declarar que a língua espanhola é optativa.

  • Vale considerar que a alternativa D. Consta também a segunda etapa. O que deixa a alternativa incorreta.


ID
2814343
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No recente documento da Base Nacional Comum Curricular é indicado que a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Ciências precisam promover interações nas quais as crianças possam investigar e explorar seu entorno e ampliar seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural. Para tanto, devem ser explorados os elementos característicos de um processo de investigação em ciências. Os elementos do processo investigativo da Ciência, que podem ser explorados pelo professor a partir de situações-problema do cotidiano, bem como sua principal função, estão contidos em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


ID
2835532
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A abordagem por competências e habilidades, conforme expressa na BNCC, defende a formação de um estudante que, especialmente,

Alternativas
Comentários
  • BNCC - Base Nacional Comum Curricular

  • As competências 2 e 5 justificam a resposta do gabarito A


    2 - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 


    5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

  • As competências 2 e 5 justificam a resposta do gabarito A


    2 - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 


    5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

  • "Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender,"

    BNCC, p. 15.

  • BNCC deveria ser um tópico selecionável no filtro de assuntos do QConcurso.
  • BNCC

    Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças.

    FONTE:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

  • Compreender resoluções de problemas complexos dá a entender que ao aluno cabe apenas o entendimento de resoluções ao invés do desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de forma autônoma.


ID
2838400
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade, estabelecendo relações entre os componentes físico-naturais e as ações antrópicas.”

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Conselho Nacional de Educação, 2017, p. 357.

Na Base Nacional Comum Curricular, encontramos a descrição dos seguintes princípios do raciocínio geográfico:

Alternativas
Comentários
  • QUADRO 1 – DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO PRINCÍPIO DESCRIÇÃO Analogia Um fenômeno geográfico sempre é comparável a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o início da compreensão da unidade terrestre. Conexão Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Diferenciação* É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas. Distribuição Exprime como os objetos se repartem pelo espaço. Extensão Espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. Localização Posição particular de um objeto na superfície terrestre. A localização pode ser absoluta (definida por um sistema de coordenadas geográficas) ou relativa (expressa por meio de relações espaciais topológicas ou por interações espaciais). Ordem** Ordem ou arranjo espacial é o princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu. 

    BNCC


ID
2838418
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Longe de ser algo irrelevante, a colonialidade é um resíduo irredutível de nossa formação social e está arraigada em nossa sociedade. Manifestando-se das mais variadas maneiras em nossas instituições políticas e acadêmicas, nas relações de dominação/opressão, em nossas práticas de sociabilidade autoritárias, em nossa memória, linguagem, imaginário social, em nossas subjetividades e, consequentemente, na forma como produzimos conhecimento.”

CRUZ, Valter do Carmo. “Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico”. In: CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, p. 16.

Geralmente colocada como uma herança superada com o fim do colonialismo, a experiência colonial constitui processos de colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza que marcam a nossa formação social.

Assinale, dentre as alternativas a seguir, extraídas das habilidades da BNCC do Ensino Fundamental (anos finais), aquela que evidencia a presença da colonialidade nos currículos escolares.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
2840770
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. As Competências Gerais integram o capítulo introdutório da BNCC e foram definidas a partir dos direitos éticos estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século XXI.

Os princípios são: agir pessoal e coletivamente com autonomia; responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação; além da tomada de decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Estes princípios se referem às competências:

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade e Cidadania.

  • E) Responsabilidade e Cidadania.

  • Responsabilidade e Cidadania

  • RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

  • Responsabilidade e Cidadania


ID
2887474
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Piracicaba - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A área de Ciências Humanas reúne no texto de referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os componentes curriculares de história, geografia e ensino religioso no ensino fundamental [...]” (Revista Educação. Publicação datada no dia 01 de dezembro de 2015. Como ficam as ciências humanas com a nova base nacional curricular). Considere as proposições a seguir a respeito do grande objetivo da área.


I. Levar os alunos a refletir sobre a própria existência.

II. Promover a reflexão acerca do valor dos direitos humanos.

III. Favorecer o exercício da autonomia e da responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.

IV. Promover o entendimento de importância acerca do exercício político-ideológico.

V. Reconhecer a importância da distribuição do poder decisório não equitativo.


É correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Apenas as alternativas I, II e III, são verdadeiras.

  • A área de ciências humanas reúne no texto de referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os componentes curriculares de história, geografia e ensino religioso no ensino fundamental, incluindo no ensino médio também a filosofia e a sociologia. O grande objetivo da área é levar os alunos a refletir sobre a própria existência, o valor dos direitos humanos, além da autonomia e a responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.

  • O sujeito e seu lugar no mundo

    Conexões e escalas

    Mundo do trabalho

    Formas de representação e pensamento espacial

    Natureza, ambientes e qualidade de vida

    Eu creio que sabendo esses 5 pontos, muita coisa da pra vc entender, nem que seja parcialmente este conteúdo. Bons estudos

    Mais informações:

    https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/78/bncc-de-geografia-incentiva-nova-forma-de-ler-o-mundo-entenda

  • Resposta correta: B

    I. Levar os alunos a refletir sobre a própria existência.

    II. Promover a reflexão acerca do valor dos direitos humanos.

    III. Favorecer o exercício da autonomia e da responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.


ID
2904613
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia e analise o artigo 36 da Lei 9.596/1996 – LDB abaixo e assinale a alternativa CORRETA que complementa o texto:


Art. 36 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber.


§ 6º A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:

II – A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação:

Alternativas
Comentários
  • Lei 9394/ 1996 e não como consta. Cabia anulação

  • Letra b), continuação da redação da lei. Ai é apelar, rs.

  • LDB atualizada art 36 § 6º

    II - a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.                 

  • O número da lei está incorreto. Lei 9394/96
  • Nos termos do art. 36, § 6.º, II:

    A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.

    GABARITO: alternativa “B”

  • De qualquer forma, a questão traz expressamente "LDB". Considerando que temos a obrigação de conhecer essa lei, não há motivos pra considerá-la passível de anulação.

  • § 6º A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:

    I - a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional;

    II - a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade. 


ID
2928604
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 26 da Lei nº 9.394/96, LDB em vigor, afirma que os currículos da educação infantil devem contemplar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Em dezembro de 2017, o Conselho Nacional de Educação a aprovou. Sobre esse tema, é correto afirmar que a BNCC é um documento de caráter:

Alternativas
Comentários
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

  • Lei nº 9.394/96 é LEI = NORMA => NORMATIVO >> OBRIGATÓRIO

  • Caráter normativo.

    Gab. B

  • Esta questão trata da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o caráter de seu documento. Vejamos o disposto no documento: 
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)1, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)2. 
    Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra B. 
    abarito do professor: Letra B 
  • Normativo

  • "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica"

    gabarito: b


ID
2959882
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e habilidades essenciais que devem garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. A respeito do assunto, conforme a última versão desse documento, considere as seguintes afirmativas:


1. A BNCC tem como um de seus marcos legais o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família.

2. Conforme a BNCC, as decisões pedagógicas devem considerar o desenvolvimento de competências, com indicações claras sobre o que os alunos devem “saber”, e sobre o que eles devem “saber fazer”.

3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende.

4. Considerando que a Educação Básica deve propender à formação e ao desenvolvimento humano, a BNCC defende explicitamente o compromisso com a educação integral.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. A BNCC tem como um de seus marcos legais o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família. CORRETO

    2. Conforme a BNCC, as decisões pedagógicas devem considerar o desenvolvimento de competências, com indicações claras sobre o que os alunos devem “saber”, e sobre o que eles devem “saber fazer”. CORRETO

    3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende. ERRADO

    4. Considerando que a Educação Básica deve propender à formação e ao desenvolvimento humano, a BNCC defende explicitamente o compromisso com a educação integral. CORRETO

  • Cuidado também com a palavra INDEPENDENTE, da terceira afirmativa, pois autonomia não é a mesma coisa de independência. Cada escola tem autonomia para construir seu PPP, mas com base nas normais educativas vigentes. Por isso, se não tivesse a palavra SOMENTE, ainda estaria errado.

  • "Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos"
  • A implementação da BNCC nas instituições de ensino é de consideração obrigatória. Portanto, não é correto dizer que a escola pode construir o seu currículo de forma independente.

  • Essa questão é confusa porque o marco legal da bncc é o artigo 210 da constituição
  • Art. 205. CF/88

    A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    FONTE: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

  • As competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos.

    A relação entre o que é básico-comum e o que é diverso é retomada no Artigo 26 da LDB, que determina que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).

    QUESTÃO

    (F) 3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende.


ID
2959987
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN+ (2002) defendem que “[...] a competência textual não pode prescindir do estabelecimento de relações entre os recursos expressivos presentes em um texto e os efeitos de sentido que provocam no leitor. Considerando-se que os recursos expressivos utilizados por um autor provêm das escolhas que opera nos elementos oferecidos pela língua, pode-se propor, como procedimento de leitura, intrinsecamente ligado aos mecanismos gramaticais, que se avalie a propriedade do uso de recursos semânticos na estratégia argumentativa do autor”.


Qual das habilidades da BNCC Língua Portuguesa Ensino Fundamental seria contemplada em um trabalho que priorizasse o trecho grifado no excerto dos PCN+?

Alternativas
Comentários
  •  

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Resposta: B

  • Em linguística, a semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto.


ID
2965921
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular define os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, orientando as instituições educativas na elaboração do currículo. Acerca dessas orientações, considere as seguintes afirmativas:


1. O primeiro passo à elaboração do currículo da Educação Infantil, que garanta, em sua proposta pedagógica, o respeito às crianças, promovendo seu desenvolvimento, consiste em estudar a Resolução CNE/CBE nº 05/09.

2. Para planejar o trabalho no cotidiano, os professores precisam analisar e identificar as conquistas e as dificuldades percebidas nas práticas com as crianças.

3. De modo a orientar os projetos pedagógicos das unidades de Educação Infantil, a BNCC propõe que neles as crianças tenham garantidos como direitos mediadores de aprendizagens significativas: Conviver – Brincar – Explorar – Expressar – Participar – Conhecer-se.

4. O currículo por campos de experiência propõe a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com práticas essenciais para cada grupo etário, a fim de contemplar suas necessidades, demandas e interesses.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer conhecimentos sobre políticas educacionais, mais especificamente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta quais das afirmativas citadas são verdadeiras. 

    1. O primeiro passo à elaboração do currículo da Educação Infantil, que garanta, em sua proposta pedagógica, o respeito às crianças, promovendo seu desenvolvimento, consiste em estudar a Resolução CNE/CBE nº 05/09. 
    VERDADEIRA - A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a serem observadas na organização de propostas pedagógicas. De acordo com o Art. 4º da Resolução, as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. 

    2. Para planejar o trabalho no cotidiano, os professores precisam analisar e identificar as conquistas e as dificuldades percebidas nas práticas com as crianças. 
    VERDADEIRA - Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, sem intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças em “aptas" e “não aptas", “prontas" ou “não prontas", “maduras" ou “imaturas". Trata-se de reunir elementos para reorganizar tempos, espaços e situações que garantam os direitos de aprendizagem de todas as crianças. 

    3. De modo a orientar os projetos pedagógicos das unidades de Educação Infantil, a BNCC propõe que neles as crianças tenham garantidos como direitos mediadores de aprendizagens significativas: Conviver – Brincar – Explorar – Expressar – Participar – Conhecer-se. 
    VERDADEIRA - Conforme a BNCC, na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, São eles: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se. 

    4. O currículo por campos de experiência propõe a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com práticas essenciais para cada grupo etário, a fim de contemplar suas necessidades, demandas e interesses. 
    FALSA - Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI (Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil) em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 
    Portanto, somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras, e a letra C é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Penso que a 1 estão errada porque... não é o primeiro passo, antes há os PCNS.

    1. O primeiro passo à elaboração do currículo da Educação Infantil, que garanta, em sua proposta pedagógica, o respeito às crianças, promovendo seu desenvolvimento, consiste em estudar a Resolução CNE/CBE nº 05/09.

  • Não consigo entender o pq do erro do item 4

  • Na página 46 do BNCC diz que: "(...) os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças..."

    Entendi esse ser o motivo da afirmativa 4 não estar correta.

  • GABARITO LETRA C

  • QUAL O ERRO DO ITEM 4?

  • Ainda não me convenceram de que o item 4 está errado.

  •  O currículo por campos de experiência propõe a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com práticas essenciais para cada grupo etário, a fim de contemplar suas necessidades, demandas e interesses.

    O erro está nesse parte diferenciada, afinal um currículo não é feito apenas através de campos de experiências, POIS ao planejar uma determinada atividade você NÃO vai desenvolver na criança apenas uma habilidade ou restringir o que a criança deverá desenvolver. A criança desenvolve em sua totalidade. obs: o campo de experiência são iguais em todas as faixas etárias o que irá diferenciar é o modo que você professor irá adaptar as suas atividades de acordo com a sua turma (faixa etária.)

    Obs: Pensar em currículo é pensar na identidade das crianças. É um planejamento que a unidade irá desenvolver de acordo com a realidade onde está inserida, os componentes da equipe educacional deverá conhecer o seu território afim de promover uma educação equitativa e de excelência.

  • Somente a 4 está errada.

  • A questão induz muito ao erro; pois ela diz que o campo de experiências propõem a organização do trabalho pedagogico

    Mas a organização do trabalho pedagogico na educacao infantil abrange entre outros a experiência do aluno articulado a conhecimentos científico, culturais, artístico,técnico,tecnológico e promove a estética,a ética,afeto,cognitivo.

    Além de outros, ou seja não só campo de experiências e responsável pela organização do trabalho pedagogico.


ID
2978308
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes continuam valendo porque os documentos são complementares: as Diretrizes dão a estrutura; a Base o detalhamento de conteúdos e competências. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum". O processo de definição das diretrizes curriculares conta com a participação das mais diversas esferas da sociedade. Dentre elas, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de docentes, dirigentes municipais e estaduais de ensino, pesquisadores e representantes de escolas privadas.

  • Resposta: D


ID
3010405
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Art. 35-A, desta mesma Lei, 9394/96, trata da Base Nacional Comum Curricular e define direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, em áreas do conhecimento. As áreas citadas no texto legal estão corretamente apontadas em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio,

    conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: (Incluído pela - Lei nº 13.415, de 2017)

    I - linguagens e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    II - matemática e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • Resposta correta letra "D"

    Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio,

    conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: (Incluído pela - Lei nº 13.415, de 2017)

    I - linguagens e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    II - matemática e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3010423
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. No art. 3°, é descrita a definição de competência no âmbito da BNCC. Nessa resolução, competência é definida como

Alternativas
Comentários
  • O que exclui as demais alternativas são as ideias de mobilizar procedimentos e conceitos.

  • errei pela desatenção no jogo de palavras, depre

  • a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    D

  • RESPOSTA CORRETA LETRA B:

     a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    NA BNCC:

    Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

  • na resolução competência é definida como:

    A mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


ID
3010429
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com a publicação disponível no portal do MEC, é

Alternativas
Comentários
  • O que elimina a A: a ausência da palavra aprendizagem;

    O que elimina a C e a D: CNE.

  • O que também elimina a A é: o termo Educação Fundamental, pois está é uma etapa da Educação Básica.

  • Pergunta decoreba.

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

    Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

    A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

  • Letra B e a alternativa correta, educação básica contempla: ensino infantil, fundamental e médio.

  • Na verdade o que muda mesmo entre a C e D é o final do texto. Devem ser assegurados os direitos de aprendizagens e conhecimentos preceituados pelo PNE e não pelo CNE.

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (BNCC, p. 7)


ID
3010450
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O planejamento é uma ação de antecipação do futuro, de olhar o momento atual e de projetar como se quer estar amanhã.” Essa afirmação está contida no livro Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar. Na esfera da União, através do Ministério da Educação, há dimensionamentos de ações com essas finalidades como o Plano Nacional da Educação (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNs) e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


O PNE, enquanto um plano de Estado, tem por finalidade estabelecer as prioridades e estratégias para a Educação nacional para um período de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    dez anos, norteando a elaboração dos Planos Estaduais de Educação e Municipais de Educação (PMEs), buscando articulação e coerência entre os três entes federados.

  • Hierarquia não... GAB: A

  • 10 anos. A ideia será sempre de colaboração.

  • 10 anos. A ideia será sempre de colaboração.

  • Obrigada!

  • GAB: A

    A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de

    articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes,

    objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e

    desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações

    integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.


ID
3013264
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma reunião pedagógica, um pedagogo respondeu a algumas perguntas formuladas por professores que desconheciam a natureza e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos itens a seguir, estão presentes algumas dessas questões.

I A BNCC aplica-se à educação escolar e à não escolar, tal como as define a LDB, Lei nº 9.394/1996?

II Esse documento adota o conceito de competência para se referir ao que é básico e comum para nortear os currículos nas escolas?

III Esse documento substitui o Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010, relativo a Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica?

IV A BNCC estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica?

As perguntas que devem ser respondidas pelo pedagogo de forma afirmativa estão nos itens

Alternativas
Comentários
  • I - LDB apenas educação escolar.

    II - correta

    III - BNCC não substitui DCN, pois está normatiza a organização dos sistemas de ensino

    IV - correta

    Portanto, letra D.

  • BNCC e DCN se complementam.

  • Questão muito bem elaborada e criativa!


ID
3022009
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo, referência nacional para a formulação dos currículos, apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Essas aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. Tais decisões irão adequar as proposições da BNCC à realidade das instituições escolares. (BRASIL, MEC, 2017).

Segundo Macedo (2011), o currículo é hoje um dos temas educacionais mais importantes para as políticas públicas em educação.


Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as concepções de currículo como norteadoras de ação efetiva na adequação das proposições da BNCC.

( ) O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica dá autonomia aos membros das instituições escolares para definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências a outros parâmetros curriculares.

( ) A compreensão dos diversos modelos curriculares da contemporaneidade nos oferece possibilidades de implantação pedagógica e formacional e nos leva a evitar que possamos tomá-los como modelos que se bastam em si.

( ) A percepção do currículo enquanto conhecimento escolhido como formativo possibilita um empoderamento; passa a ter um poder considerável, porquanto o conhecimento define como devemos ver o mundo, a sociedade e a nós mesmos.

( ) O entendimento do currículo como concepção, organização, implementação e avaliação de conhecimentos eleitos como formativos em uma realidade marcada pela complexidade que busca modelos curriculares pautadas na perspectiva monodisciplinar.

( ) A concepção de currículo como prática, pois introduz elementos e problemas significativos a partir dos quais se faz necessário refletir: o currículo indica caminhos, travessias e chegadas, que são constantemente realimentados e reorientados pela ação dos atores/autores da cena curricular.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • "O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica dá autonomia aos membros das instituições escolares para definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências a outros parâmetros curriculares."

    acredito que esta alternativa esta correta pq faz referência aos PCNS que, com a implementação da BNCC, deixou de ser obrigatório servindo apenas como norteadores.

  • Resposta: D

  • Não entendi o gabarito no que trata a primeira assertiva como verdadeira. =\
  • Juh, os PCNs nunca foram obrigatórios, é sim parâmetros norteadores.
  • Não entendi essa questão.

  • Pra mim a alternativa correta é a "C"

  • Dayane Valente e servem como parâmetros, não entendi a questão.

  • Também respondi a letra C, mas depois de muito refletir, conclui que a primeira assertiva está correta sim, é uma questão de interpretação. Ela afirma que:

    "O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica dá autonomia aos membros das instituições escolares para definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências a outros parâmetros curriculares."

    Ele quer dizer que considerar o currículo como uma INVENÇÃO, ou seja, algo à critério de quem o elabora, faz a escola definir por si só suas ações, qualidade e alcance, sem levar em consideração os documentos normativos. A BNCC existe exatamente para que isso não aconteça, ao definir os conhecimentos, as habilidades e competências que devem ser asseguradas por meio do currículo, indicando um padrão igualitário de qualidade para todas as escolas e não à critério da instituição.

    Então a afirmativa está correta, na minha interpretação.

  • Fui na alternativa C, a letra A ao meu ver está incorreta.


ID
3022270
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são propostas unidades temáticas que visam a orientar a criação de habilidades a serem desenvolvidas durante o Ensino Fundamental. As unidades temáticas da área de Matemática na BNCC são:

Alternativas
Comentários
  • Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística.

    GABARITO: A


ID
3022282
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos, signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento matemático em contexto de jogo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Letra A

    O “letramento matemático é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões

    necessárias.”.


ID
3022396
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNNC) tem por propósitos ser referência nacional, integrar a política nacional da educação básica, garantir o pleno desenvolvimento da educação. Com relação a BNCC é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As áreas do conhecimento são 5 e não 6

  • Áreas do conhecimento:

    Linguagem; (língua portuguesa, educação física, arte e língua inglesa)

    Matemática; (matemática)

    Ciências da natureza; (ciências)

    Ciências humanas;(história e geografia)

    Ensino religioso.(ensino religioso)

  • O Ministério da Educação divulgou cinco vídeos sobre as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao Ensino Fundamental. São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

    Fonte: undime.org.noticias.mec - 19/04/2018.

  • A área do conhecimento são 5 e não 6:

    Linguagem; (língua portuguesa, educação física, arte e língua inglesa)

    Matemática; (matemática)

    Ciências da natureza; (ciências)

    Ciências humanas;(história e geografia)

    Ensino religioso.(ensino religioso)

  • GABARITO LETRA D

  • De acordo com BNCC são 5 as áreas do conhecimento:

    Linguagem; (língua portuguesa, educação física, arte e língua inglesa)

    Matemática - (matemática)

    Ciências da natureza - (Ciências)

    Ciências humanas - (História e Geografia)

    Ensino religioso - (ensino religioso)

  • uai sendo assim qual int seria a resposta certa??


ID
3029065
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata do Ensino Médio, o item que trata do componente Língua Portuguesa dentro da área de Linguagens traz a seguinte afirmação:


“Do ponto de vista das práticas contemporâneas de linguagem, ganham mais destaque, no Ensino Médio, a cultura digital, as culturas juvenis, os novos letramentos e os multiletramentos, os processos colaborativos, as interações e atividades que têm lugar nas mídias e redes sociais, os processos de circulação de informações e a hibridização dos papéis nesse contexto (de leitor/autor e produtor/consumidor), já explorada no Ensino Fundamental”.

BNCC, 2018, p. 490.


De acordo com a orientação da BNCC,


I. na perspectiva dos novos letramentos, o professor deve conduzir o aluno a produzir, a descrever e a analisar linguagens que fazem parte do cotidiano e da cultural dos jovens sem desconsiderar a formação leitora em gêneros discursivos concebidos como clássicos;

II. na perspectiva dos multiletramentos, a concepção de leitura valoriza os textos da cultura digital dos jovens e os processos colaborativos em rede, uma vez que os gêneros discursivos produzidos outrora tornaram-se obsoletos;

III. na perspectiva dos multiletramentos, a leitura envolve articulação de diferentes modalidades de linguagem, o que compreende imagens estáticas e em movimento, textos orais e escritos e outras linguagens híbridas;

IV. nas práticas contemporâneas de leitura, os professores devem valorizar as linguagens concebidas como de prestígio, a exemplo da leitura dos romances de Machado de Assis, porém em formato digital em detrimento do formato impresso, acompanhando as transformações sociais e tecnológicas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3035887
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera serem desenvolvidas por todos os estudantes no decorrer da escolaridade básica. Com relação à BNCC, analise as afirmativas a seguir.

I. É um documento normativo que se aplica à educação escolar e está norteado pelos princípios éticos, políticos e estéticos visando à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

II. No Ensino Fundamental, as cinco áreas de conhecimento propiciam a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares.

III. É o currículo nacional para os sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e é o parâmetro para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições escolares.

IV. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à duração da jornada escolar.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • Seu comentário foi fantástico.

  • Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir

  • III - BNCC NÃO é currículo!

    IV - educação integral na BNCC significa o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural dos alunos.

  • ITEM III: A BNCC é referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares. NÃO É CURRÍCULO NACIONA, MAS UMA REFERÊNCIA.

  • Educação integral na BNCC se refere ao desenvolvimento total do indivíduo e não a carga horária escolar.

ID
3035902
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as dez competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Não é a partir do ensino fundamental, e sim, é a partir da EDUCAÇÃO INFANTIL ao ENSINO MÉDIO.

  • Mas as 10 competências são a partir do EF, visto uma vez que na EI se trabalha com os campos de aprendizagem, não?

  • Não, Matheus Fagundes, as 10 competências gerais permeiam TODAS as etapas do ensino básico.

  • "Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natura"

    (pg37)

    Seriam então 6 as competências ?

  • Segundo a BNCC :"É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) [...]"

  • As Dez competências devem ser desenvolvida a partir da Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

  • "Ao longo da EDUCAÇÃO BÁSICA, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS..." (BNCC, p. 8).

  • Que pergunta estranha parece que todas estão incorretas

  • Essa resposta "As dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos, a partir do Ensino Fundamental".

    As competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de todas as etapas da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e atuam como um guia socioemocional para a aprendizagem;

    As competências específicas são divididas por área do conhecimento e pelos componentes curriculares.

    Essa questão tem que ser anulada.

  • Atenção ,a pergunta pede a alternativa incorreta.

  • A questão pede a incorreta, vamos lá.

    A

    Competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Correta

    B

    No Ensino Fundamental, as competências específicas de área, estabelecidas por cada área do conhecimento, evidenciam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas. Correta

    C

    As dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos, a partir do Ensino Fundamental, para assegurarem uma formação humana integral tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Incorreta

    As 10 competências gerais da BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica ou seja: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    D

    Uma das competências gerais é valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artísticocultural. Correta.


ID
3058483
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe no Art. 36 que: “O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber”:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → De acordo com a LDB (9394/96):

    Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    I - linguagens e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    II - matemática e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:             

    I - linguagens e suas tecnologias;             

    II - matemática e suas tecnologias;           

    III - ciências da natureza e suas tecnologias;            

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas.            

    § 1 A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.   V - formação técnica e profissional.

  • Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:      

    I - linguagens e suas tecnologias;  

    II - matemática e suas tecnologias;  

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; 

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas; 

    V - formação técnica e profissional.   

  • LDB, a bíblia da educação brasileira...

  • Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e
    por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes
    arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos
    sistemas de ensino, a saber:
    I - linguagens e suas tecnologias;
    II - matemática e suas tecnologias;
    III - ciências da natureza e suas tecnologias;
    IV - ciências humanas e sociais aplicadas;
    V - formação técnica e profissional.
     Art. 36-A. o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para
    o exercício de profissões técnicas. (nível médio técnico)
     Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes
    formas:
    I - articulada com o ensino médio;
    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
    É OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO:
     matemática;
     língua portuguesa;
     língua inglesa;
     educação física;
     arte;
     sociologia;
     filosofia;
    CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO = BNCC + itinerários formativos

  • GABARITO A

    Referência para a questão Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:      

    I - linguagens e suas tecnologias;

    II - matemática e suas tecnologias;

    III - ciências da natureza e suas tecnologias;

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas;

    V - formação técnica e profissional.


ID
3062443
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular define um conjunto orgânico e progressivo de:

Alternativas
Comentários
  • A BNCC diz: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
  • Letra A.


ID
3062452
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, _______________ é definida(o) como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    >>> O conceito de competência é assumido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) no tratamento dos fundamentos pedagógicos. O texto da BNCC esclarece que esta é uma discussão pedagógica e social das últimas décadas inclusive demarcada na LDBEN nº 9.394/1996.

    >>> O documento esclarece que ?[...] desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos?. (BRASIL, 2017, p. 13). Informa, ainda, que a centralidade nas competências é também o enfoque evidenciado pelas avaliações externas nacionais e internacionais.

    ? I. Competência significa a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana no exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    ? II. O desenvolvimento curricular por meio de competências torna-se importante no sentido de orientar não apenas o que os alunos devem ?saber?, mas, sobretudo, o que devem ?saber fazer?. A orientação por competências oferece referências claras para o fortalecimento das ações educativas, no sentido de alcançar os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • "Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho"

    (BRASIL, 2018, p. 8).

    gabarito: c

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Um Macete nessa questão

    Competencia=mobi+chav

    Competência=mobilização de conhecimentos+ conceitos,habilidades,atitudes e valores.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!


ID
3074143
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: D

  • Errada letra D. A BNCC não normativa a educação Superior.

  • Alternativa incorreta: letra D

    Ao longo da Educação Básica e da Educação Superior, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

    As aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais no decorrer da educação básica que, diz o documento, “consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.

  • Ao longo da Educação Básica e da Educação Superior.

    Vamos, nessa!!!

  • Ao longo da Educação Básica e da´´ Educação Superior´´, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

    -Educação básica o correto.

  • Onde estão as videoaulas sobre a BNCC?!

  • Lembre-se, BNCC não é um documento com foco no Ensino Superior.

  • A BNCC não normatiza a educação superior .

  • A BNCC é obrigatória para as escolas de educação básica. Sendo assim, o ensino superior não faz parte da BNCC.

  • §    A LDB diz o seguinte: “A educação se compõe de dois níveis, a saber:

    O nível da educação básica e o nível superior. Sendo que, a educação básica tem três etapas que são:

    ·                   A etapa do ensino infantil;

    ·                   A etapa do ensino fundamental e,

    ·                   A etapa do ensino médio.

    Já a educação superior não tem etapas, ou seja, a mesma tem cursos(graduação, curso de extensão, pós-graduação: especialização, mestrado, etc.), programas, etc.


ID
3077032
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As diretrizes da Educação em nosso país estão passando por um processo de transição. Nesse momento, temos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ainda não foi concluída, mas já está sendo utilizada em algumas escolas, em sua versão preliminar.

Essas diretrizes servem como guia, que orientam todas as atividades da instituição segundo a realidade da própria escola, em comunhão com os objetivos dispostos pelo Governo Federal.

A Base determina as aprendizagens que todos os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio devem desenvolver ao longo da Educação Básica, e deverá ser implementada até:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    >>> O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define a identidade e as diretrizes que serão implementadas na escola para aprendizagem e formação integral dos alunos. Ele serve como guia que orienta todas as atividades da instituição segundo a realidade da própria escola e também dos objetivos dispostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base determina as aprendizagens que todos os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio devem desenvolver ao longo da Educação Básica e deverá ser implementada até 2020. Ela deve servir como norte para as diretrizes que estarão especificadas no projeto político-pedagógico.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

    CAPÍTULO V

    DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

    Art. 12. As instituições ou redes escolares podem, de imediato, alinhar seus currículos e propostas pedagógicas à BNCC-EM, nos termos desta Resolução e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio definidas pela Resolução CNE/CEB nº 3/2018.

    Parágrafo único. A adequação dos currículos à BNCC-EM deve estar concluída até início do ano letivo de 2020, para a completa implantação no ano de 2022.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3077035
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a escola incorporar as propostas da BNCC ao projeto político-pedagógico é necessário identificar quais são as competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos, considerando também a atuação que a escola já tem dentro de diferentes campos de desenvolvimento.


Partindo dessa premissa, o primeiro passo para começar essa construção é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • O enunciado já enfatizava quem se tratava ao dizer ...que devem ser desenvolvidas pelos alunos...

    A unica alternativa que traz algo relacionado a isso é a letra A .

    Força que você consegue!!!

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3077047
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As competências descritas pela Base Nacional Comum Curricular podem ser desenvolvidas de diversas maneiras pelo Projeto Político Pedagógico, não aparecendo apenas no currículo disciplinar.


Algumas formas de atender às demandas da Base, são:

Alternativas
Comentários
  • letra C e alternativa correta, integrar disciplinas, incorporar aspectos culturais regionais nas práticas pedagógicas.

  • é o tal de querer discutir com a prova. A questão mencionou o termo "geralmente". não precisa deixar claro se é a curta distancia ou não. basta ver o que se observa normalmente nos ferimentos ocasionados por disparo de arma de fogo.

  • Não entendi essa questão :/

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3077053
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao elaborar o PPP, a escola deve considerar diversas diretrizes, como LDB, Planos Nacional e Municipal de Educação (PNE e PME), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), diretrizes curriculares e operacionais de nível nacional, normas do conselho estadual ou municipal, e o currículo municipal.


Mas a importância do PPP vai além dessas validações, pais ele representa:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que foi anulada ?


ID
3078739
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei Federal n° 13.415, de fevereiro de 2017, introduz alterações na Lei n° 9.394/1996 − LDBEN, tais como a que estabelece que a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, em conformidade com diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → conforme a LDB (9394/96):

    >>> Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:       (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    I - linguagens e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    II - matemática e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • GAB: E

    Art. 35-A. ...

    I - linguagens e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    II - matemática e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

    CRESCENDO AOS POUCOS.

  • Ensino Religioso, onde está você? hahahahahaha

  • Questão literal, exige conhecimentos sobre o art. 35-A da LDB. Vejamos:

    Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:

    I - linguagens e suas tecnologias;

    II - matemática e suas tecnologias;

    III - ciências da natureza e suas tecnologias;

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas.

    Conforme podemos visualizar, a única alternativa que está de acordo com os termos da LDB é a “letra E”.

    GABARITO: alternativa “E”

  • Willian, o Ensino Religioso não é componente do EM, ele é de oferta obrigatória apenas no EF que está englobado por uma área própria.

  • De acordo com a:

    Art. 35-A. 

    A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:  

    • I - linguagens e suas tecnologias;       
    • II - matemática e suas tecnologias;     
    • III - ciências da natureza e suas tecnologias;   
    • IV - ciências humanas e sociais aplicadas.      


ID
3107122
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam, segundo a Base Nacional Comum Curricular:

Alternativas
Comentários
  • d)Um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes.

  • "Nesse sentido, espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. Assim, para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, tarefa para a qual a BNCC é instrumento fundamental".
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3107125
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular estabelece alguns direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. São alguns deles:

I. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários;
II. Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens;
III. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;
IV. Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;
V. Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Dos itens acima

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens;

    Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;

    Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

    Questões como essas exige muita cautela.

  • Não entendi do por que a afirmativa I e III estão erradas. Alguém pode explicar?

  • @Rubens Antonio a 1 e 3 estão erradas, por que são competência das Educação Básica e não Direitos de Aprendizagem. Nesse tópico dos direitos a BNCC aborda alem dos três itens citados mais 3: Conviver, Brincar e Participar.

  • Entendi, muito obrigado!

  • Esse tipo de questão é feita exclusivamente para o candidato errar.

  • DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

    Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

    Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

    Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

    Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

    Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário

  • Errei por não ler com atenção o comando. O comando diz respeito aos direito de aprendizagem infantil e não as competências gerais citadas na BNCC.

  • Atenção a diferença entre as competências gerais e os direitos de aprendizagem que são:Brincar,participar,conviver,expressar,explorar e conhecer.

  • Rubens, creio que seja pelo fato de que os eixos estruturantes da educação infantil são os verbos CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR e CONHECER-SE. As afirmativas I e III não contém esse verbos.


ID
3117457
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 4o da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), aplica-se à Educação Básica, e fundamenta-se nas seguintes competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes:


1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos exclusivos da área de Ciências da Natureza.


3. Utilizar diferentes linguagens –verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.


4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos exclusivos da área de Ciências da Natureza.

    3. Utilizar diferentes linguagens –verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

  • Para a alternativa 2 fica correta ela deveria ser apresentada desta forma:

    Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.


ID
3117466
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CP no 2, de 22 de dezembro de 2017, institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento de caráter:

Alternativas
Comentários
  • B - normativo

  • normativo

  • É lei! Norteia os currículos da educação básica.

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

  • Normativa - Lei- Obrigatória


ID
3117469
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas .............................., dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Fiquei confusa porque não foi nada aprovado para o Ensino Médio.

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Aplica-se à educação escolar, pública e privada.

    GABARITO: E

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


ID
3151216
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a LDB, no documento da BNCC, a disciplina de Educação Física está no conjunto da área de:

Alternativas
Comentários
  • Educação Física se insere na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. 

  • LETRA C


ID
3164362
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.”

Fonte: BNCC – A área de Ciências da Natureza – 2017

Consequentemente, de acordo com a BNCC, ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem o compromisso com o desenvolvimento de:

Alternativas
Comentários
  • DECOREBA!!

    Portanto, ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.

    Em outras palavras, apreender ciência não é a finalidade última do letramento, mas, sim, o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo, importante ao exercício pleno da cidadania.

    Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.

    BNCC p. 321

  • alfabetização científica e letramento científico não seriam a mesma coisa?


ID
3165733
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Rurópolis - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a educação infantil e ensino fundamental. Entre suas determinações, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito B : Parágrafo único. A adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e no máximo, até início do ano letivo de 2020.

  • A)Áreas de conhecimento

    B)Correto

    C)Após 5 anos

    D)No prazo de 1 ano

  • a) Art. 14. A BNCC, no Ensino Fundamental, está organizada em Áreas do Conhecimento, com as respectivas competências, a saber:

    b) Parágrafo único. A adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e no máximo, até início do ano letivo de 2020. CORRETA.

    c) Art. 21. A BNCC deverá ser revista após 5 (cinco) anos do prazo de efetivação indicado no art. 15. 

    d) Art. 16. Em relação à Educação Básica, as matrizes de referência das avaliações e dos exames, em larga escala, devem ser alinhadas à BNCC, no prazo de 1 (um) ano a partir da sua publicação.


ID
3178915
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas, produzir atividades que consigam comportar a bagagem histórica da criança e fazê-la se expressar e ver a expressão do outro são importantes para seu desenvolvimento (BNCC, 2017). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. Não se deve medir ou comparar os trabalhos das crianças entre si. A arte é algo próprio, é a sua visão de mundo e não pode ser colocada frente a frente com outras.
II. Nenhuma vivência será igual, por isso colocar os alunos para analisarem e discutirem sobre as produções fará com que percebam seu colega da mesma forma que entenda a si próprio, porém isto jamais terá cunho de confrontar os métodos utilizados ou qual estará melhor.
III. As crianças precisam aprender a respeitar a liberdade de expressão do outro assim como a compreender que cada um tem seu jeito de ler o mundo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3202594
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“Na BNCC, ___________________ é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”

Alternativas
Comentários
  • Competências


ID
3204730
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CP n° 2, de 22 de dezembro de 2017, e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1° do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão:

Alternativas
Comentários
  • DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • Gabarito lletra C

    Direitos e objetivos da aprendizagens

  • direitos e objetivos de aprendizagem.

  • Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:        

    Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:      

    § 1  A organização das áreas de que trata o caput e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino.           

    ///

    Meu Deus, cobrar equivalência entre expressões! É o fim.

    a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão:


ID
3204979
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O componente curricular contribui de arte para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer, segundo a Base Nacional Comum Curricular:

Alternativas

ID
3204982
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao articular os aspectos sensíveis, epistemológicos e formais do movimento dançado ao seu próprio contexto, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os alunos:

Alternativas

ID
3204985
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular, são competências específicas de arte para o ensino fundamental:

(__) - Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;

(__) - Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas;

(__) - Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística;

(__) - Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

(__) - Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, a sequência correta das proposições acima é:

Alternativas
Comentários
  • Deve-se atentar as diferenças entre competências gerais e específicas. A primeira afirmativa e a última são competências gerais. O enunciado pede competências específicas. Portanto, gabarito A.


ID
3205099
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de:

Alternativas
Comentários
  • § 10. A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.            

  • A inclusão de NOVOS componentes curriculares de caráter OBRIGATÓRIO na Base Nacional Comum Curricular dependerá de APROVAÇÃO do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.


ID
3215689
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – é entendida na Resolução CNE/CP n° 2, de 22 de dezembro de 2017, como

Alternativas
Comentários
  • mobilizadora de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas do mundo do trabalho. ERRRADA.

    RESPOSTA: LETRA E

  • Não há nada de errado com demandas complexas, é assim que está no documento. O erro é a falta de termos.

    "Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho."

  • Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

    GABARITO: E

    * Questão mal elaborada, pois pela maneira como foram formuladas as alternativas pode se considerar 2 respostas possíveis já que a alternativa "E" fala de " formação inicial de professores",enquanto a BNCC fala de "formação inicial e continuada". O mesmo caso ocorre na alternativa "D" que diz "demandas complexas do mundo do trabalho", enquanto a BNCC traz "demandas complexas da vida cotidiana, do pleo exercício da cidadania e do mundo do trabalho". Nos 2 casos as respostas estão incompletas e parcialmente corretas.

  • Às vezes, em concurso, não teremos a resposta certa, contudo a menos errada.

    A letra E está incompleta e não necessariamente errada.

    A letra D também está incompleta, mas ela é a definição de COMPETÊNCIA. O que não condiz com o comando da questão.

  • não encontrei essa definição na resolução, acho que caberia recurso nessa questão

  • Art. 5º A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

    §1º A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.

    Resposta Letra E

  • Bem polêmica heim

  • Política Nacional não deixa de ser, mas não é A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE). Acredito eu ser facilmente anulável.


ID
3222166
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Curricular Nacional Comum, homologada em 2017, tem caráter normativo e obrigatório, servindo de referência para que as redes públicas e privadas de ensino venham formular suas propostas curriculares. A área de ciências humanas e sociais aplicadas traz, como competência específica, identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos, solidários e respeitando os Direitos Humanos. Sobre o trabalho com educação sexual nas escolas, analise as afirmativas abaixo:

I- Deve ser capaz de desnaturalizar condutas, relativizar costumes e perceber a desigualdade, o preconceito e a discriminação presentes em atitudes e gestos, avaliando as ambiguidades e contradições presentes em determinados discursos.
II- Deve promover a percepção de que as questões acerca da sexualidade estão permeadas e intrinsecamente relacionadas aos direitos humanos, tornando fundamental os diálogos sobre as naturalizações e prescrições sociais que oprimem, controlam, cerceiam e impedem a manifestação das singularidades e de sujeitos fora da norma heterossexual.
III- O trabalho com orientação sexual nas escolas deve ser promotor do sexismo, da misoginia e da misantropia necessária para construção de novas práticas curriculares e culturais, sendo privilégio para a constituição de uma sociedade fraterna e justa.
IV- É preciso respeitar os sujeitos portadores de fobias, sobretudo as relativas à GLBTIfobia e seus entraves nas relações de gênero. Nessa perspectiva, acredita-se que é fundamental a tolerância e a busca por uma sociedade homogeneamente afetiva.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3222757
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos termos da LDB, a Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio

Alternativas
Comentários
  • A BNCC só fixa a parte comum.

  • Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. A Lei nº 9.394/96 dispõe: Art. ... 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio.

  • Qual o erro da letr E??

  • Qual o erro da letr E??

  • Aldeane o erro da letra E é poque o comando da questão pede o que diz a LDB, e de acordo com a alternativa diz respeito ao currículo do ensino médio e de acordo com o ART. 35A inciso 2 LDB: A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, sociologia e filosofia.

  • incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte,

  • Subentende-se na letra "E" que haverá que será determinado pela BNCC um padrão de cursos técnicos e profissional, este é o erro.

  • Quanto a resposta correta, letra D:

    Art. 35-A:

    § 2º A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.  

    .........................................................................................

    ERRO DA LETRA E:

    A critério dos sistemas de ensino...LOGO, não será determinação.

  • erro da letra B:

    recomendará o ensino de uma língua estrangeira, de caráter optativo ao aluno (pela comunidade escolar), e obrigatória a oferta pela escola.


ID
3222784
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o planejamento da ação didática, é correto afirmar que o plano de curso

Alternativas
Comentários
  • é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade.

  • Plano de curso e aula são equivalentes?
  • Letra A o plano de ensino de unidades ou plano de curso é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre é a especificação do planejamento curricular, já o plano de aula é o fruto do planejamento detalhamento do plano de ensino é uma situação didática real concreta

    A)  a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade. Correto

    B) define a organização da dinâmica escolar, pois é o instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações de aprendizagem. Errado aqui temos o plano curricular construção do conhecimento sistematizado

    C) envolve a organização das ações dos educadores na elaboração de uma proposta de ensino para toda a escola, a ser avaliada pela equipe gestora. Errado aqui temos o plano da escola uma proposta mais global instrumentalizada no PPP

    D) deve ser elaborado a partir das definições contidas na Base Nacional Comum Curricular, sob a orientação dos especialistas de cada área do conhecimento. Errado plano curricular também a Base define as aprendizagens essenciais que todo aluno deve aprender ao longo da educação básica orienta a elaboração do currículo escolar, mas não é currículo

    E) deve ser de responsabilidade primeira dos especialistas da educação e de incumbência de execução dos professores em sala de aula, como dispõe a LDB. Errado o plano de ensino é responsabilidade do professor

  • Sobre o planejamento da ação didática, é correto afirmar que o "plano de curso"...

    Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares. https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/plano-curso.

    htm#:~:text=O%20Plano%20de%20Curso%20%C3%A9,aprendizagem%20concernentes%20%C3%A0s%20unidades%20escolares.

  • O plano de aula será um roteiro para o professor ministrar cada uma das aulas enlecadas no plano de ensino. Ele é um detalhamento do plano de curso, devido a sistematização que faz das unidades deste plano, criando uma situação didática concreta de aula.


ID
3229192
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao longo do Ensino Fundamental – anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Conforme a Base Nacional Comum Curricular, nessa etapa, é importante que a escola

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais."


ID
3229750
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, sendo que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade referem-se, entre outras ações, à de contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los _______________, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • BNCC pág 16

    A BNCC e os currículos se identificam na comunhão de princípios e valores que, como já mencionado, orientam a LDB e as DCN. Dessa maneira, reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. Além disso, BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a: • contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;

    Cobrar palavras é o fim, fazer o quê?

  • Não precisava decorar para responder. O objetivo da organização curricular sempre será tornar o aprendizado significativo.

  • Cobrar questões com letra de lei plena é ridiculo


ID
3235648
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC está estruturada de modo que possa explicitar as competências a serem desenvolvidas nas três etapas da educação básica. Qual dos elementos abaixo está presente na etapa do ensino fundamental?

Alternativas
Comentários
  • http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

  • "Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento. Essas áreas, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/201024, “favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares” (BRASIL, 2010)." (BNCC, p. 27)

  • *Áreas do

    conhecimento

    **Competências

    específicas

    de área

    *Componentes

    curriculares

    **Competências

    específicas de

    componente

    Pg 24 BNCC


ID
3235654
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a BNCC, é uma competência específica de linguagens para o ensino fundamental:

Alternativas
Comentários
  • A) Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

    B) Desenvolver o senso ético para reconhecer (valorizar e fruir), fruir e respeitar as diversas manifestações culturais e de linguagens plurais(locais às mundiais).

    C) Compreender e utilizar tecnologias(digitais) para se comunicar em diferentes situações sociais(crítica , significativa, reflexiva e ética) que demandam postura adequada e vastos conhecimentos(nas diversas práticas sociais (incluindo as não escolares).

    D) Utilizar a linguagem verbal com maior desenvoltura e habilidade, para que tenha condições intelectuais de adquirir manejo em outras linguagens.(–verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos, de forma harmônica, e à cooperação).

    E) Ler e escrever adequadamente, atendendo aos requisitos escolares mínimos, de acordo com a idade do estudante.(não é competência)


ID
3235666
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a BNCC, há um determinado número de competências gerais que devem ser trabalhadas ao longo da educação básica. Quantas competências gerais são previstas pela BNCC?

Alternativas
Comentários
  • Competências gerais de forma resumida: (10)

    *Conhecimento

    *Pensamento científico, crítico e criativo

    *Repertório cultural

    *Comunicação

    *Cultura digital

    *Trabalho e projeto de vida

    *Argumentação

    *Autoconhecimento e autocuidado

    *Empatia e cooperação

    *Responsabilidade e cidadania

  • Pra não zerar!


ID
3240850
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • A primeira é FALSA.

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

    Consta na Introdução da BNCC (Pág 07).

  • A alternativa (a) excluiu a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

  • 1:FALSA

    ()A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar

    Art. 1º A presente Resolução e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares.

    2: VERDADEIRA

    ( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    Art. 3º No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. 

    3:VERDADEIRA

     ( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

    Art. 8º

    §2º As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

  • Definição de competências lembre-se: Mobilização CHAV. Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Valores. CHAV


ID
3240910
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • (F) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar. ERRADO, A BNCC CONTEMPLA TAMBÉM AQUELES QUE NÃO CUMPRIRAM A ESCOLA NA IDADE ADEQUADA

    (V) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    (V) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.


ID
3241030
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • SOMENTE A PRIMEIRA É FALSA, POIS FALA QUE EXCETUANDO (EXCLUINDO) OS ADULTOS.

    Art. 1º A presente Resolução e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares.


ID
3241210
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  •  ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.


ID
3241270
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.

( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • Achava que estudo no exterior era o mesmo que capacitação...


ID
3241330
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão repete várias vezes. Gabarito B


ID
3241510
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3241630
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3241690
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Competência: Saber saber.

    Habilidades: Saber fazer.

  • F - V - V


ID
3244906
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na educação infantil, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por faixa etária. É correto afirmar que, de acordo com a BNCC, um dos campos de experiência da educação infantil é denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    1ºEu, o outro e o nós

    Corpo, gestos e movimentos

    Traços, sons, cores e formas

    Escuta, fala, pensamento e imaginação;

    5º Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. ..

  • Campos de experiência 

    1- O eu, o outro e nós;

    2-Corpo, gestos e movimento;

    3- Espaços, tempos, quantidades, relações, transformações;

    4-Escuta, fala, pensamento e imaginação;

    5-Traços, sons, cores e formas.

     

    Direitos de aprendizagem

    1- Conviver, 2- Conhecer-se, 3- Expressar, 4- Explorar, 5- Brincar, 6-Participar.

     


ID
3246331
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) está organizada, de modo a explicitar as competências que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica e em cada etapa da escolaridade, como expressão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes. De acordo com o referido documento, na Educação Infantil, os objetivos de desenvolvimento e aprendizagens devem ser definidos no âmbito de

Alternativas
Comentários
  • campos de experiência.

    D

  • DCN EI p.40: A organização curricular da Educação Infantil está estruturada em campos de experiência definindo os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento.

  •  Oganização curricular da Educação Infantil está estruturada em campos de experiência definindo os objetivos de aprendizagens desenvolvimento.

  • Educação Infantil - Campos de Experiência

    Ensino Fundamental e Médio- Áreas do conhecimento.


ID
3246334
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito de educação integral, expresso na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), refere-se a

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA:

    E)

    promoção de uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades de seu alunado.

  • a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.

    BNCC, PAGINA 14.

  • Dica: Educação integral é diferente de educação em tempo integral.


ID
3260065
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Ensino Médio, devido à inerente relação entre as culturas juvenis e a cultura digital, torna-se imprescindível ampliar e aprofundar as aprendizagens construídas nas etapas anteriores. Portanto, na BNCC dessa etapa, o foco passa a estar no reconhecimento das potencialidades das tecnologias digitais para a realização de uma série de atividades relacionadas a todas as áreas do conhecimento, a diversas práticas sociais e ao mundo do trabalho (BNCC, 2018, p. 474-475).


Com relação ao desenvolvimento das competências e habilidades relativas à cultura digital definidas nas diferentes áreas, é INCORRETO afirmar que este processo deve levar o estudante a

Alternativas
Comentários
  • Buscar dados e informações de forma crítica nas diferentes mídias, excetuando-se as sociais, analisando as vantagens do uso e da evolução da tecnologia na sociedade atual, como também seus riscos potenciais.

  • DAS FALSAS Alternativa A - trata das competências específicas de linguagens: Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Alternativa B- trata dos conhecimentos específicos da educação física: Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão,propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto. Lembrando que "Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil. As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas".

ID
3267916
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Lindóia do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que não contempla uma competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • CONHECIMENTO RELIGIOSO - LETRA "E"

  • RESUMO- COMPETENCIAS GERAIS DA BNCC:

    1- CONHECIMENTO

    2-PENSAMENTO/CURIOSIDADE INTELECTUAL

    3- REPERTÓRIO CULTURAL

    4- COMUNICAÇÃO

    5- CULTURA DIGITAL

    6- TRABALHO E PROJETO DE VIDA

    7- ARGUMENTAÇÃO

    8- AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

    9- EMPATIA E COOPERAÇÃO

    10- RESPONSABILIDADE E CIDADANIA


ID
3267940
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Lindóia do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular- BNCC, assim expressa “Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.”

Assinale a alternativa que apresenta os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • Letra B, Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.


ID
3267961
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Lindóia do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Elaborada por especialistas de todas as áreas do conhecimento, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC é um documento completo e contemporâneo, que corresponde às demandas do estudante desta época, preparando-o para o futuro. Acerca da Base Nacional Comum Curricular – BNCC é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    É um documento de caráter normativo.

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Aplica-se exclusivamente à educação escolar, pública e privada.

    GABARITO: D


ID
3284323
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem:_______, ________, ________, _________, ________e __________. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural”.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porquê a questão dá como certa a letra B ....

  • BNCC estabelece a Educação Infantil como etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças. Os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

  • Também não entendi o gabarito. Essa questão não foi anulada?

  • Também não entendi o gabarito. Essa questão não foi anulada?

  • cabe anulação!

  • QUESTÃO ANULADA, PESSOAL!

  • Os seis direitos de aprendizagem, segundo a BNCC, são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

    Emancipar e evidenciar não fazem parte.

    Questão deveria ser anulada, pois não tem a opção correta!!

  • Não tem a resposta certa nas opções.

  • Direitos de Aprendizagem conforme a BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

    conviver, brincar, explorar, expressar, participar e conhecer-se


ID
3287881
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jandaia do Sul - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) menciona que a entrada na creche ou pré – escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Vem se consolidando na Educação Infantil a concepção de vincular como:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, Educar e Cuidar.


ID
3301030
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual foi aprovada no fim do ano de 2017, tem como objetivo a organização do currículo escolar a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse documento possui vários conceitos que irão orientar o trabalho do professor em sala de aula. Dentre esses conceitos, qual recebe um maior enfoque?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • Letra E, todo o resto se elenca dentro de competência.

  • Gabarito: letra E

    Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    Fonte: Página 8 da BNCC em pdf

  • Competencia letra E


ID
3301033
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui caráter prescritivo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sabendo disso, é correto afirmar que a Base é um documento de caráter

Alternativas
Comentários
  • Documento normativo.

  • BNCC (em pdf), página 7:

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). 


ID
3301078
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular aborda seis pontos relacionados ao direito a aprendizagem das crianças, os quais são fundamentais para o bom desenvolvimento delas no decorrer do processo de ensino-aprendizado. Um desses pontos discorre a respeito da importância de se ter contato com adultos, crianças, grandes e pequenos grupos, utilizando diversos tipos de linguagens, podendo dessa forma ampliar seu contato com relação a novas culturas e diferentes pessoas. A qual critério esse posicionamento se refere?

Alternativas
Comentários
  • Os seis pontos do direito a aprendizagem defendidos pela BNCC são:

    1- Conviver

    2- Brincar

    3- Participar

    4- Explorar

    5- Expressar

    6- Conhecer-se

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

    • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

    • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

    • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

    • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

    • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.


ID
3301153
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Entre elas, está a estesia, que se refere

Alternativas
Comentários
  • Estesia: refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao

    espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e

    aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a

    percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro

    e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção,

    intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência.

    BNCC.

  • Estesia abordagem da linguagem, dimensões de conhecimento em artes

    Página 192 BNCC

  • D

    à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais.

  • Conhecer a figura de linguagem "sinestesia" me ajudou a responder. kkkk

  • A) CRIAÇÃO

    B) CRÍTICA

    C) EXPRESSÃO

    D) ESTESIA

    E) REFLEXÃO

    PNE - página 192/193


ID
3301156
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A habilidade “Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas” estabelecida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refere-se, nesse documento, ao objeto de conhecimento denominado

Alternativas
Comentários
  • Elementos da linguagem.

  • Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais(ponto, linha, forma, cor, espaço. movimento etb

    Linguagem

  • Abri os comentários esperando ler isso! Obrigada, Klaus