SóProvas


ID
2226064
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento Estratégico considera a empresa como um todo, ou seja, como um sistema. Considerando o ambiente da empresa, faz-se necessária a conceituação de alguns aspectos da Teoria dos Sistemas, que ajudará o executivo a ter um melhor desempenho acerca deste assunto. O termo “sistema” tem por definição um conjunto de partes interagentes e interdependentes que formam um todo unitário com determinado objetivo e realizando determinada função. Os componentes de um sistema vêm a completar o entendimento do processo de planejamento estratégico de uma instituição. Não são elementos do sistema:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa C, ele considera a informação como um insumo. Já na E, ele considera como saída. Logo, um dos dois esá errado. Lenda a alternativa C, podemos ver que está muito mais coerente.

     

    Gabarito E.

  • A alternativa errada é a letra E

     

    Na verdade, o conceito exposto pela alternativa E não é o de saída do sistema, mas sim o de "transformação do sistema".

     

    Processo de transformação do sistema: função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). É a maneira pela qual os elementos componentes interagem a fim de produzir as saídas desejadas.

     

     

  • TEORIA DOS SISTEMAS

    Entradas ou insumo (input) – é a força ou impulso de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou a informação para a operação do sistema.

    Saída ou resultado (output) – é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.

    Processamento ou transformador (trhoughput) – é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.

    Retroação ou retroalimentação – é a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.

    Ambiente – é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema e o ambiente encontram-se inter-relacionados e interdependentes. Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes.

  • A única possibilidade que vejo de erro na E é esse trecho "podendo ser considerada uma saída sob a forma de informação". Pois, a informação é insumo (entrada).

  • Olá! Alguém saberia me explicar na alternativa A "Os objetivos, que se referem tanto aos objetivos dos usuários do sistema quanto aos objetivos do próprio sistema" Quem seriam esses usuários do sistema? 

  • Questão mal formulada.

  • Como que escrevem  mal esses examinadores.

  • Os objetivos são elementos do sistema??

     

    (a letra A está correta?)

  • Todo sistema tem um objetivo ou objetivos.

    E nos sistemas existem usuários internos e externos.

  • Demostrando a Instituição o seu conceito intuição como um objetivo. 

  • Achei que a pergunta foi meio duvidosa. Saída faz parte(elemento/componente) do sistema, mas a sua descrição que está errada. Ficou meio mistureba

    "As saídas do sistema que correspondem aos resultados do processo de transformação OK, podendo ser considerada uma saída sob a forma de informação(isso é retroalimentação; reintrodução da saída sob forma de informação). Vai mostrar o empenho dos sistemas em que se organizarem, por meio de maior ordenação( isso é Entropia negativa: mostra o empenho dos sistemas em se organizarem para a sua sobrevivência, por meio de maior ordenação). As saídas devem ser coerentes com todos objetivos do sistema (devem ser coerentes com os objetivos do sistema) "

     

    Idalberto Chiavenato, 1999

  • Eu leciono TGA, uso várias obras relacionadas ao tema e confesso que tive dificuldade em resolver essa questão, em razão do problema de redação das alternativas. As letras A e E são confusas.