SóProvas


ID
2226073
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O venture capital, termo que em português significa capital de risco, muito utilizado nos dias de hoje no Brasil, começa a ter maior evidência após a expansão das empresas baseadas na internet. O venture capital tornou-se conhecido e muito utilizado pelos jovens empreendedores em busca de capital para suas start-ups. As empresas que investem em capital de risco são normalmente grandes bancos de investimentos, formados por profissional de alto nível e experiência no mercado financeiro, os quais administram grandes quantias de dinheiro. Esse tipo de investimento é mais comum em empresas que já estão saindo da fase start-up. Muitas vezes existem diversas rodadas de investimentos, os chamados first round, second round, etc. Em cada rodada os capitalistas anteriores procuram ganhar seus lucros com a venda de parte de sua participação nas empresas. Em empresas emergentes há estágios de investimento de risco, tais como:

Alternativas
Comentários
  • FONTES DE FINANCIAMENTO EXISTENTES ATUALMENTE NO BRASIL

    a) Economia pessoal, família, amigos

    b) Angel Investor (Investidor "Anjo")

    c) Fornecedores, parceiros estratégicos, clientes e funcionários

    d) Capital de risco (do inglês venture capital)

    As empresas que investem em capital de risco são geralmente grandes bancos de investimento, compostas por profissionais de altíssimo nível e experiência no mercado financeiro, que administram grandes quantias de dinheiro. A função principal dessas empresas é encontrar empresas e negócios com alto potencial de desenvolvimento em cerca de três a cinco anos, que experimentem retornos sobre o capital investido (rentabilidade do capital) muito acima da média do mercado. Por isso o nome capital de risco. Essas empresas geralmente formam uma carteira de investimentos, contendo negócios de alto potencial de retorno, mas com altos riscos também.

    Dificilmente uma empresa iniciante recebe capital de risco. Esse tipo de investimento é mais indicado para empresas que já estão saindo da fase start-up e que precisam crescer rapidamente. Para conseguir convencer um capitalista de risco a injetar dinheiro em sua empresa, o empreendedor deve mostrar uma excelente equipe de gestão, um bom plano de negócios, um mercado-alvo expressivo e em crescimento e uma idéia realmente inovadora.

     

     

    De forma resumida, os principais estágios de investimento de risco em empresas desde a sua concepção, são:

    1. Fase pré-inicial ou da idéia: Uma quantidade inicial de capital, proveniente do próprio empreendedor, de amigos, angels etc., é investida para validar a idéia e finalizar o desenvolvimento do produto, desenvolver o protótipo etc. Muitas empresas incubadas encontram-se nesta fase.

    2. Fase inicial (start-up): A empresa já está constituída, o produto está sendo melhorado e a aceitação piloto em alguns mercados está sendo analisada. Nesta fase, talvez o capitalista de risco invista na empresa, mas é muito difícil, devido ao alto risco do negócio. Geralmente o seed money (dinheiro semente) virá de angels. A empresa geralmente tem menos de um ano de existência.

    3. Expansão: A empresa já está se desenvolvendo e precisa de mais capital para financiar seu rápido crescimento. Esse capital necessário é maior que o seed money e virá da primeira rodada de investimento de capital de risco (o first round). As negociações com capitalista de risco são muito importantes nesta fase, pois as cobranças por resultados serão muito grandes. A empresa geralmente estará com dois a três anos de existência.

     

  • 4. Consolidação e saída dos angels e capitalistas de risco: Nesta fase, a empresa busca uma expansão ainda maior, negocia uma aquisição, parcerias, outras rodadas de investimento com outros fundos etc, começa a gerar os resultados almejados pelos investidores iniciais que realizam seu lucro, saindo da empresa. Começa um novo ciclo na empresa, com a consolidação do negócio e a possibilidade de abrir o capital em bolsa de valores, o chamado IPO - Initial Publie Offering (oferta pública inicial de ações).