SóProvas


ID
2226097
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Ballou (2007), no planejamento de uma rede logística é importante observar quando a mesma deve ser planejada ou remodelada. A necessidade de planejamento de uma rede logística para empresas, produtos ou para introdução de novos itens é um tanto evidente. Porém, quando uma rede já está em operação muitas vezes é necessário que se tome uma decisão sobre qual a melhor forma desta rede operar, mesmo que o projeto não seja dos melhores. Para Ballou (2007), existe a possibilidade de utilizarmos algumas orientações na avaliação e auditoria de uma rede logística em 05 (cinco) áreas-chave. Nesse caso, essas áreas-chave seriam:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra A

     

    Demanda: Tanto o nível da demanda quanto sua dispersão geográfica influem poderosamente sobre a configuração das redes logísticas.

     

    Serviços ao cliente: no seu sentido mais amplo, incluem disponibilidade de estoque, rapidez de entrega e agilidade e precisão no processamento dos  pedidos

     

    Características dos produtos: Os custos logísticos são sensíveis a características tais como peso, volume (cubagem), valor e risco. No canal logístico essas características podem ser alteradas por meio do desenho da embalagem ou do estado final do produto durante o embarque ou estocagem

     

    Custos Logísticos: os custos a que a empresa se sujeita em matéria de suprimento físico e de distribuição física acabam determinando a frequência com que seu sistema logístico precisa ser replanejado

     

    Política de Precificação: alterações na política de precificação sob o qual os produtos são comprados ou vendidos, têm consequências para a estratégia logística devido a essa política definir a responsabilidade por determinadas atividades logísticas

     

    A partir do slide 28

    https://goo.gl/tnwylc

  • Letra A

    No processo de planejamento, a questão mais importante é saber quando a rede deve ser planejada ou remodelada. Quando não há sistema logístico, como é comum nos casos de uma nova empresa ou de novos itens incluídos numa linha de produtos já tradicional, a necessidade de planejar uma rede logística é óbvia. Contudo, em muitos dos casos nos quais já funciona uma rede logística, é preciso tomar uma decisão quanto a modificar a rede existente ou no sentido de permitir que continue a operar, mesmo quando não pareça configurar o melhor dos projetos.

    Uma resposta definitiva a esta questão não pode ser dada antes de se fazer o planejamento real. Podemos, contudo, apresentar diretrizes gerais para a avaliação e auditoria da rede nas cinco áreas-chave da demanda, serviços aos clientes, características dos produtos, custos logísticos e política de precificação.

    Gerenciamento Da Cadeia de Suprimentos - Logística Empresarial - Quinta Edição - Ronald h. Ballou Pag.95.

  • A auditoria logística é um exame periódico do status das atividades logísticas.

    De tempos em tempos a gerência pode sentir a necessidade de analisar se a função logística no seu todo está sendo bem gerenciada.

    Mudanças substanciais em demanda, serviço ao cliente, características dos produtos, custos logísticos e políticas de precificação tendem a indicar a necessidade de uma revisão de estratégias.