-
Alternativa C - Errada
A grande preocupação de Taylor foi com a eficiência nas tarefas, nas atividades.... Conforme meu livro:
Taylor percebeu que a produção das indústrias poderia ser feita de forma muito mais produtiva, com isso manteve o foco nas tarefas dos funcionários e procurou formas de melhorar a eficiência e produtividade das empresas.
Taylor acreditava que as tarefas poderiam ser feitas de uma maneira muito melhor, e com isso desenvolveu o estudo de tempos e movimentos. Cada tarefa do funcionário, ou seja, cada trabalho, era analisado e cronometrado, e daí surgia a melhor maneira, segundo Taylor, de fazer cada tarefa; era com esse tempo e com essa forma de fazer que a gerência controlava todos os funcionários. Daí também surge o princípio da especialização, do ponto de vista da Administração, significa que cada funcionário faria apenas uma tarefa; ou seja, haveria uma divisão do trabalho, partindo da ideia de que treinar o funcionário para uma única tarefa seria muito mais fácil, outro princípio que nasce deste estudo sistemático de tempos e movimentos é o da padronização, isso quer dizer que cada tarefa tinha o tempo e a forma correta de se fazer (one the best way). Ambos os princípios tinham como ideia diminuir a fadiga dos funcionários - levando em consideração que existia a melhor maneira de fazer as tarefas - e aumentar a produtividade e a eficiência nas tarefas.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
Alternativa C é a correta.
Taylor começou sua carreira servindo de operário - capataz - contramestre - chefe de oficina - (e, por fim) Engenheiro. Por isso a expressão "chão de fábrica".
-
E essa letra E perdida ai no meio?
Achei que era pegadinha da banca, ou estava sem assunto para preencher as questões.
Mas pesquisando encontrei isso:
Henry Laurence Gantt (1861 – 23 de novembro de 1919) foi um engenheiro mecânico norte-americano.
Em 1887 foi trabalhar para Midvale Steel e se tornou assistente no departamento de engenharia, onde Frederick Taylor era o engenheiro-chefe de produção. Em 1888 tornou-se assistente direto de Taylor. Gantt era também um inventor prático, e junto com Taylor registrou seis patentes. É o inventor do diagrama de Gantt.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Gantt
-
A alternativa C está errada porque o foco não era na QUALIDADE da produção,mas sim nas tarefas. Ele queria mais eficiência na produção, qualidade é a palavrinha do mal para essa Escola.
-
A administração científica tem origem com as experiências de Frederick W. Taylor ( 1856-1915) ,nos Estados Unidos, e Henri Fayol (1841-1925), na França.Taylor concluiu através de observações diretas feitas em oficinas que os operários produziam muito menos do que poderiam produzir.A partir disso desenvolveu seu sistema de Administração Científica.Possuia fundamento na racionalização do trabalho, simplificando os movimentos referentes a execução da tarefa com o objetivo de reduzir o tempo de gasto.Fayol foi outro que contribuiu para estudos relacionados a administração científica, conhecido por explorar princípios ( conhecer,prever,organizar,comandar,coordenar e controlar) .Henry Ford também contribuiu com seus conhecimentos e observações.Ford afirmava que para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa,que as empresas deveriam possuir aparelhos tecnológicos capazes de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários.
Fonte : trata-se de uma obra compactada do autor Idalberto Chiavenato e da autora Silvia Vergara.
Nessa epóca o operário era visto como máquina,pois para os donos das fábricas o mais importante era produzir mais,diminuir o tempo da execução das tarefas e trazer rentabilidade. (minha observação)
Quanto ao gráfico de Gantt encontrei um trecho extraído desse site : https://sites.google.com/site/administrandopequenasempresas/teoria-da-adminis/administracao-cientifica
"Henry Gantt trabalhou com Taylor em vários projetos, mas começou a achar que o sistema de Tarifas Diferenciadas era pouco motivador. Sugeriu então um sistema em que cada trabalhador que concluísse uma cota de trabalho diária receberia um determinado valor. E o supervisor também receberia uma bonificação para cada funcionário que alcançasse a cota diária, e ainda uma bonificação extra caso toda a equipe alcançasse.Gantt criou também um gráfico, o"gráfico de Gantt", utilizado até hoje de forma adaptada. O gráfico foi criado para avaliação do trabalho de cada operário, registrando-se em preto os dias em que o empregado atingiu a cota e em vermelho os dias em que ficava abaixo da mesma."
GABARITO C
-
Exatamanete, Dayse! Andou estudando com a professora Elisabete do CERS, não é?
Muito bom o seu apontamento.
-
A cara da professora: palavrinha do mal hahah... Grande Elisabete:
-> ADM. CIEN T IFICA ( T aylor): se preocupava com a T AREFA, tava cagando com a qualidade... o importante era os tempos e movimentos da produção.
GABARITO ''C''
-
hahaha, adorei a resposta, Eliel!
-
A alternativa C, está duplamente errada:
1 - o foco de Taylor estava nas PRODUZIR mais e isso se daria através das TAREFAS.
2 - Taylor começou a trabalhar como OPERÁRIO no chão de fábrica e só depois se tornou engenheiro.
-
Administração Científica buscava eficiência e produtividade.
-
FÉ!
-
Algumas bancas consideram Fayol como escola clássica!?
-
Nunca li sobre esse tema na Administração Científica???
(e ) A contribuição mais conhecida de Henry Gantt é o cronograma que leva seu nome, Gráfico de Gantt, e que é a parte dos programas e projetos em que são estabelecidos o início e os prazos das atividades a serem realizadas
-
A grande preocupação e foco da teoria de Taylor sempre foi a qualidade na produção, uma vez que, enquanto engenheiro de formação, começou sua carreira gerenciando a produção de empresas industriais. ------> TAREFA
-
a) Iniciou-se com Frederick Winslow Taylor.
Certa! O fato mais marcante para a teoria é a publicação, em 1911, do livro “Princípios da Administração Científica” por Taylor.
b) Sua ênfase é a divisão do trabalho em tarefas elementares e praticamente indivisíveis e a especialização das pessoas na execução dessas tarefas, visando a obter ganhos de produtividade.
Certa! Uma das principais contribuições vem do estudo da divisão do trabalho que seria decupar a tarefa em tantas outras menores podendo assim, estudar cada parte dela em relação ao tempo e ao movimento necessário para sua execução.
c) A grande preocupação e foco da teoria de Taylor sempre foi a qualidade na produção, uma vez que, enquanto engenheiro de formação, começou sua carreira gerenciando a produção de empresas industriais.
Errada! Logo resposta certa! Não que Taylor não tivesse preocupação com a qualidade, a grande diferença é que para ele, naquela época, não havia o conceito de qualidade e nem mesmo esse era o foco de seus estudos.
d) As contribuições fundamentais de Henry Ford nessa ocasião foram a produção em massa, a intercambialidade das peças e a linha de montagem.
Certa! Ford é um dos autores que contribui para os postulados de Taylor levando o conceito de divisão de trabalho as famosas linhas de produção que, em 1913, seriam implementadas na Ford.
e) A contribuição mais conhecida de Henry Gantt é o cronograma que leva seu nome, Gráfico de Gantt, e que é a parte dos programas e projetos em que são estabelecidos o início e os prazos das atividades a serem realizadas
Certa! Gráfico de Gantt é uma das contribuições que mais viajaram no tempo sem alterações e é utilizado até hoje por modernos softwares de gestão de projetos para analisar e verificar o atendimento do cronograma dos mesmos.