A) ERRADA. Essa foi a principal ideia do Taylorismo (ADministração Científica)
B) Correta).
Fayol não só enxergava a função administrativa como diversa das demais, como também a mais importante para a organização, além disso, dentro da função administrar agrupou 5 outras funções, sendo conhecidas como funções do administrador ou como processo administrativo, sendo: Prever (planejar), Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar. Conforme elucida Maximiano:[i]
[i] MAXIMIANO. Teoria Geral da Administração, edição compacta. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 57
C) Correta.
Se por um lado, a administração científica tinha o seu foco voltado nas tarefas, por outro, a teoria clássica, de Henri Fayol, era voltada para a estrutura organizacional das empresas. Ambas as teorias se desenvolveram no mesmo período e possuíam o mesmo objetivo: busca da eficiência na produção; Taylor nos Estados Unidos, Fayol na França.
D) Correta.
Sobre Fayol e a teoria clássica, sob a ótica dos concursos, ainda existem 14 princípios que o teórico considerou como princípios gerais da administração. Seguem abaixo:
Divisão do Trabalho: Designar tarefas específicas para cada pessoa. Resultado: Especialização de função de separação de poderes.
Autoridade e Responsabilidade: A primeira é o direito de mandar e o poder de ser obedecido, a segunda é consequência da primeira e é a obrigação de prestar contas.
Disciplina: Obedecer e respeitar os abordos estabelecidos entre a organização e seus agentes.
Unidade de Comando: Cada pessoa ter apenas um superior.
Unidade de Direção: Além de ter um único chefe, ter um único plano (programa) para um conjunto de operações que tenham o mesmo objetivo.
Interesse Geral (subordinação do interesse individual): O interesse coletivo está acima do interesse individual, portanto o individual é subordinado ao geral.
Remuneração do pessoal: Baseada em fatores internos e externos e equitativa, buscando a satisfação dos empregados e sendo justa.
Centralização: Autoridade concentrada no topo da hierarquia.
Cadeia escalar: é a hierarquia propriamente dita. A linha de autoridade que percorre desde o topo da hierarquia até o chão.
Ordem: Um lugar para cada coisa/pessoa, e cada coisa/pessoa em seu lugar
Equidade: Tratamento benevolente e justo das pessoas, porém sem abrir mão do rigor quando necessário.
Estabilidade do pessoal: Evitar a rotatividade dos empregados por meio da manutenção das equipes.
Iniciativa: Visa aumentar o zelo e a atividade dos empregados
Espírito de Equipe: Manter a equipe unida e harmoniosa dentro da organização.
Fayol ainda destacou a importância dos gerentes e enumerou 16 deveres que um gerente deveria ter. Felizmente, ainda não vi estes deveres serem cobrados em prova e, caso caia, o candidato deve ter em mente que eles giram em torno dos princípios gerais da administração, exemplificados logo acima.
E) Correta. Foco na estrutura; Divisão de Trabalho; Autoridade e Responsabilidade.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Labrador.