-
o software livre distribuído sob copyleft, permite que o software seja recompilado (modificado ou não) e depois distribuido como software proprietário,
ou seja, não é obrigatório.
-
No caso explicado pelo colega Marcelo, quando ele se torna proprietário já deixou de ser livre, ai tudo bem utilizar copy right. Mas enquanto ele está sob a condição de software livre, não deveria ser copy left obrigatoriamente???
-
Luiz Filho
.
Existe uma diferença entre software livre e copyleft, nem todo software livre é copyleft. Copyleft é nada mais que um método legal de tornar um programa Sotware Livre, exigindo que qualquer modificação desse programa receba o mesmo licenciamento. Em outras palavras, significa que qualquer um pode copiar, alterar e distribiur esses programas, mas qualquer trabalho derivado somente poderá ser distribuido como software livre, obedecendo as regras da licença GNU GLP.
.
Por exemplo, o Linux tradicional , é um software livre e possui copyleft, ou seja, pode ser modificado e redistribuido como software proprietario.
.
Já o Linux Red Hat por exemplo, é derivado do linux mas é pago. (Red Hat não é pago tipo windows,onde se paga pelo Sistema Operacional e outras coisas,no RedHat se paga pelo suporte usado no Sistema Operacional , meio confuso mas deu pra entender né? kkk)
-
Aqui vai uma explicação que achei mais didática:
Copyleft, ou livre direito de cópia é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas depropriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas.
O copyleft denomina genericamente uma ampla variedade de licenças que permitem, de diferentes modos, liberdades em relação a uma obra intelectual.
Uma obra, seja de software ou outros trabalhos livres, sob licença copyleft requer que suas modificações, ou extensões, sejam livres, passando adiante a liberdade de copiar e modificar novamente.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft
-
Para evitar confusões:
Vamos pensar que exitem 3 Formas:
Copyright(proprietário): Dispensa explicações.
Domínio Publico(livre): a primeira versão, qualquer um pode usar, modificar, copiar. mas se eu fazer alguma modificação e quiser aplicar copyright, posso, tornando assim a minha versão proprietária.
Copyleft(livre): a primeira versão é livre, e obriga quem fizer modificações posteriores a disponibilizar de forma livre tambem.
-
Copyleft é uma forma de tornar o programa livre, no sentido de liberdades.
4 Liberdades dos Softwares livres são: EEMC (EXECUTAR/ ESTUDAR/ MODIFICAR/ DISTRIBUIR).
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
É importante destacar que quando se fala em software livre, muitos pensam que este é sinônimo de gratuito, devido a sua origem etmológica do inglês free pode ser traduzido tanto como gratuito e como livre. Assim, software livre não significa software gratuito. Muitos são gratuitos. Por exemplo, o wordpress é um software de criação de blogs, que é livre, mas não é gratuito. Qualquer pessoa pode criar um blog gratuitamente, mas se desejar algumas outras funcionalidades, precisaria pagar para ter acesso (é opcional). Mas não impede de possuir o blog. Por exemplo o WordPress.com (gratuito), mas existe o wordpress.org (com mais funcionalidades, por exemplo alterar as fontes que é pago).
-
não necessariamente, pois existem softwares livres pagos! (assim, copyright)
oq quer dizer que , softwares livres não é sinonimo de softwares gratuitos no geral!.
-
Não há obrigatoriedade que um software seja distribuído por copyleft (assegurado o direito de cópia), pois ele pode ser distribuído por copyright quando o criador desejar protegê-lo e cobrar uma licença para tanto.
-
O Copyleft surgiu para ser aplicado à documentação do software livre, mas pode ser também aplicável a qualquer tipo de documento ou obra.
Copyleft , assim como o Copyright, é um tipo de licença para definir as regras sobre os direitos autorais. Mas o que difere o Copyleft do Copyright, é que o Copyleft visa estabelecer o direito de copiar e redistribuir um trabalho determinado.
Significa "direito de cópia".
O Copyleft permite a livre circulação da obra intelectual e visa favorecer a expansão do conhecimento.
Este tipo de licença permite a livre modificação e distribuição de determinada obra, seja para fins lucrativos ou não.
-
Copyleft: É a característica do software livre que diz respeito à livre distribuição do software. Existem licenças de software livre que não incluem a clausula copyleft na licença. Por exemplo, a licença X-MIT permite que versões modificadas possam ser redistribuídas de forma não livre
-
- Software livre = software que vem com permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço (é uma questão de liberdade, não preço). Em suma, o código fonte deve estar disponível!
- Copyleft = método geral para tornar um programa livre (mais uma vez, no sentido de liberdade, e não de "preço zero") e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres. O modo mais simples de tornar um programa livre é colocá-lo em domínio público.
- Software de domínio público = é o software não sujeito a copyright (direito de cópia). Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, se elas estiverem dispostas a tal. Em alguns casos, um programa executável pode estar no domínio público, mas o código-fonte não estar disponível. Isso não é software livre, porque este requer acessibilidade ao código-fonte. No entanto, também é possível que pessoas não cooperativas transformem o programa em software proprietário, quando o código fonte fica disponível no domínio público, o que configura um caso especial de software livre sem copyleft. Dessa forma, as pessoas que receberem esta forma modificada do programa não têm a liberdade que o autor original havia lhes dado, de redistribuição, cópia e modificação; visto que o intermediário eliminou estas liberdades.
Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/categories.html#PublicDomainSoftware
(Qualquer erro, avisem-me por direct)
-
Só lembrar da licença BSD, que diz que pode fechar o código.
Ou to viajando?
-
Gab. ERRADO!
Há vários tipos de licenças, cada uma delas com características diferentes. Por exemplo:
Software Protegido com Copyleft: trata-se de um software livre cujos termos de distribuição não permitem que distribuidores incluam restrições adicionais quando eles redistribuem ou modificam o software. Isso significa que toda cópia do software, mesmo que tenha sido modificada, precisa ser software livre.
A principal função do copyleft não é colocar proibições, esta regra não entra em conflito com as liberdades; na verdade, ela as protege (garante as liberdades nativas do software livre).
Fonte: Patrícia Quintão.