SóProvas


ID
2228848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao uso e à implementação de softwares livres.

O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

Alternativas
Comentários
  • éééé....maaaaaaais ou menos... mais ou menos! Posso ser usuário de software livre e não ter interesse em fuçar o código fonte; ou não?!

  • Concordo

  • A questão está ERRADA. Confunde um pouco se você pensar no que você quer ou não fazer com o software livre, mas a questão não é bem essa. Ela quer saber na verdade se a definição de software livre prevê o livre acesso ao código-fonte. Nesse caso temos que buscar a definição de contexto de software livre que se baseia em QUATRO liberdades essenciais:

     

    A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

    A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

     

    Resumindo, como diz a definição, são liberdades, você pode fazer se quiser. Porém o "O acesso ao código-fonte pelos usuários NÃO é uma condição dispensável no contexto de software livre.", ou seja, software livre tem código aberto e você usa se desejar.

     

    Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

  • Erro em vermelho: O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

     

    É indispensável!!! Pois o Contexto de software livre engloba o acesso ao código fonte.

  • GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0). Significa que software livre pode ser usado domestica ou comercialmente, sem restrições.
     

    A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
     

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
     

    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

    GNU Lesser General Public License (LGPL) é uma licença de software livre, concebida com o objetivo de ser um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas, como por exemplo a BSD ou a MIT. A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo software proprietário. Além disso, os trabalhos derivados, que não estejam sob a LGPL, devem estar disponíveis em bibliotecas.

  • Essa questão é discutível. Eu posso criar um software e disponibilizá-lo livremente sem, no entanto, dar acesso ao código fonte.

  • Questão ERRADA!!

    O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software PROPRIETÁRIO.

  • é imprescindível

  • GAB. ERRADO

    O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

    CORRETO = INDISPENSÁVEL.