SóProvas


ID
22291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Texto VI – questões 19 e 20

1 Câmbio é toda operação em que há troca de
moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Por
exemplo, quando uma pessoa vai viajar para o exterior e
4 precisa de dinheiro para sua estada ou para suas compras, o
banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda
nacional e lhe entrega moeda estrangeira). Quando essa
7 pessoa retorna da viagem ao exterior e ainda possui algum
dinheiro do país que visitou, o banco compra a moeda
estrangeira (recebe a moeda estrangeira e lhe entrega moeda
10 nacional). Denomina-se mercado de câmbio o ambiente
abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os
agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN)
13 — bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e
meios de hospedagem — e entre estes e seus clientes.

Considerando o assunto tratado no texto VI, julgue os itens subseqüentes.

As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes, cabendo lembrar que a disponibilidade da moeda em espécie implica maiores custos e riscos para o banco vendedor. É por essa razão que os cheques de viagem podem, geralmente, ser adquiridos a taxas menores.

Alternativas
Comentários
  • certo. As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes contratantes, ou seja, entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. O Banco Central coleta e divulga as taxas médias praticadas no mercado interbancário, isto é, a taxa média do dia apurada com base nas operações realizadas naquele mercado, conhecida por "taxa PTAX", a qual serve como referência e não com taxa obrigatoria...
  • Será que alguém pode me explicar essa relação entre a moeda em espécie e o custo e o risco aumentado?

  • As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes, cabendo lembrar que a disponibilidade da moeda em espécie implica maiores custos e riscos para o banco vendedor. É por essa razão que os cheques de viagem podem, geralmente, ser adquiridos a taxas menores. CORRETO!!

    Natália Gomes...não sei se este exemplo seria o ideal mas acredito que poderá ajuda a entender. O uso de carro forte, por exemplo, para transportar o papel moeda acarreta o custo de transporte, o custo com o pessoal, com a custodia da moeda, o custo temporal, os riscos de assalto, além de outros pontos a serem considerados.

  • Na verdade essa questão, hoje, está desatualizada!

    O Câmbio Sacado (que são os títulos ou documentos representativos da moeda, como por exemplo, o "travel money" ou "money card") está mais caro hoje por conta do IOF!

    Hoje, o Câmbio Manual, que é a operação que envolve compra e venda de moeda estrangeira em espécie, está saindo mais barato! Mas no ano desse questão, em 2003, o Câmbio Sacado realmente era mais barato!

  • Natália. se pensarmos por exemplo nos doleiros que têm dólares para vender.. podem colocar preços acima das taxas cambiais e quanto ao risco é mais seguro portar um cheque de viagem do que ter dólares no bolso... conseguiu entender a relação de custos e riscos? bom... pelo menos eu interpretei assim! 

    Bons estudos e boa sorte!!!!


  • DESATUALIZADA