Gabarito - Letra D
Entende-se por execução orçamentária a utilização dos créditos previstos na Lei Orçamentária Anual - LOA. Ou seja, é o comprometimento de parte ou de toda a previsão (dotação) de recursos de um determinado projeto ou atividade que está no orçamento anual. Crédito é o valor autorizado para ser gasto num determinado projeto ou atividade a, é quanto está previsto no orçamento, ou ainda, é a dotação orçamentária.
Execução financeira é a utilização de recursos financeiros, do dinheiro existente em caixa, visando atender à realização das ações, de acordo com as dotações orçamentárias. Recurso é financeiro, é dinheiro ou saldo disponível em conta bancária.
O empenho é o primeiro das três etapas da execução orçamentária e significa o compromisso, por parte do poder público, de se reservar um determinado recurso para cobrir despesas com aquisição de bens ou serviços prestados por cada credor. É através do empenho que é identificada a rubrica orçamentária, ou seja, a qual ação de qual programa orçamentário está relacionada a despesa, o pagamento que se está comprometendo a fazer. Da mesma forma, o empenho identifica a natureza da despesa, o que permite que se saiba quanto da dotação já está sendo comprometido. O empenho é registrado no sistema de administração financeira através da Nota de Empenho - NE.