LETRA (D) Toda proposta de aquisição de um bem patrimonial tem de ser submetida a um a análise rigorosa de viabilidade ética e ambiental, legal, técnica, econômica e financeira. As fases de tal análise são:
a) A análise de viabilidade ética objetiva examinar se a proposta prejudica uma terceira parte, cliente, funcionário, vizinho, sociedade, meio ambiente ou se infringe algum preceito moral.
b) A análise de viabilidade legal procura pesquisar se a proposta fere alguma lei, norma, regra ou convenção, comercial, tributária ou civil.
c) A viabilidade técnica investiga todos os aspectos materiais, operacionais e tecnológicos da inovação, verificando se o projeto está correto quanto à qualidade, produtividade, confiabilidade e manutenibilidade.
d) A análise de viabilidade econômica pesquisa os custos e benefícios de um projeto. Vale-se de diversos métodos, como o tempo de recuperação do investimento; o do custo anual, que computa os custos totais de diversas alternativas; o da taxa interna de retorno sobre o investimento; e o do valor presente líquido da proposição.
e) A análise de viabilidade financeira , por fim, verifica se existe financiamento disponível ou se a empresa dispõe de recursos próprios para investir no projeto.
FONTE:
https://fisioterapeutasempresarios.files.wordpress.com/2015/01/unifor-2015-texto-planejamento-patrimonial-nas-organizac3a7c3b5es-de-sac3bade1.pdf