SóProvas


ID
2229790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 6.360/1976, julgue o próximo item.


Embora possa diferir do medicamento de referência já registrado na ANVISA em características como tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, o medicamento genérico deve assemelhar-se àquele em todas as demais características, devendo, ainda, ser sempre identificado por nome comercial ou marca.

Alternativas
Comentários
  • O medicamento genérico não deve ser identificado por nome comercial ou marca. Daí o erro da questão. Tal requisito se aplica aos medicamentos referência e similar. Gabarito: Errado.

  • ... ser sempre identificado pelo PRINCÍPIO ATIVO. 

  • ERRADO

    MEDICAMENTO GENÉRICO:  Medicamento similar  a um produto de referência, GERALMENTE PRODUZIDO APÓS A EXPIRAÇÃO OU A RENÚNCIA DA PROTEÇÃO PATENTÁRIA.

     

    MEDICAMENTO SIMILAR:  É equivalente ao medicamento registrado no órgão sanitário federal, SEMPRE IDENTIFICADO PELO NOME COMERCIAL OU DE MARCA.

  • ERRADO, o medicamento genérico é identifcado DCB (Denominação Comum Brasileira) ou, na sua ausência, pela DCI;

    MEDICAMENTO SIMILAR

    O que deve ser igual ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária:

    Princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicaçao terapêutica, equivalência

    Em que pode diferir?

      Somente emcaracterísticas relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, comprovada a sua eficácia e segurança.

    MEDICAMENTO GENÉRICO

    medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI;