-
Tipos de Inflação
Inflação de Demanda:
–A inflação de demanda, o tipo mais “clássico”de inflação, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relação ao à produção disponível.
–“dinheiro demais a procura de poucos bens”
–Quanto mais perto do pleno empregodos recursos, maior a probabilidade de inflação.
–Seu combate se via inibição do consumo
Inflação de custos:
–Inflação tipicamente de oferta. Gerada por aumento no custo dos insumos.
–Pode frequentementeestar associada a aumento de salários.
–Mas a explicação mais frequente está associada aos choques de oferta: “Quebra de safra”, “mudança no preço do petróleo”, etc...
–Seu combate, normalmente, é feito por política de rendas. Mas geralmente é acompanhada por política monetária contracionista.
Inflação Inercial:
–Os mecanismos de indexação(formais e informais) provocam a perpetuação das taxas de inflação anteriores, que são sempre repassadas aos preços correntes.
–No Brasil foram utilizados os congelamentos de preços e mudança de moedas para eliminar a “memória inflacionária”.
-
Para as pessoas que precisam saber a alternativa em função de nao possuirem assinatura; Alternativa B
-
I. Perfeito! A política fiscal/monetária afeta a demanda agregada no curto prazo. Logo, ela sempre é mais eficiente para combater inflação de demanda do que inflação de custos.
II. Isso não faz sentido. Políticas expansionistas não combatem inflação; estimulam-na.
III. Perfeito! Uma inflação de custos significa uma contração da curva de oferta agregada. Se, em resposta, o governo contrair a demanda, até pode evitar o aumento da inflação, mas certamente afetará ainda mais negativamente o produto.
Resposta: B
-
I. Uma política fiscal contracionista para combate à inflação é mais eficiente no caso de uma inflação de demanda do que em uma inflação de custos. Tal política eleva os juros básico da economia. Isso inibe o consumo (consumidor prefere poupar para receber os juros mais altos). Como a inflação de custos está geralmente relacionada aos problemas do ofertante, como destruição de safra por pragas, etc, a inflação de custos não é afetada por isso.
II. Uma política monetária expansionista para combate à inflação é mais eficiente do que uma política contracionista no caso de inflação inercial. Se é expansionismo monetário, aumenta-se o valor da moeda pelo excesso de oferta da mesma, havendo um aumento na inflação. Já a inflação inercial tem a ver com a memória social acerca da inflação passada, e se costuma apontar como solução a criação de uma nova moeda, entre outros fatores.
III. Uma política fiscal contracionista para combate à inflação de custos tem como efeito uma diminuição no nível de atividade econômica. Aumentando os juros, o empresário que pensava em investir em novos negócios tende a ter desestímulos para isso, pois a taxa básica de juros aumentou.
Avisem-me qualquer erro.
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX